Apesar de ser o maior atrativo, nem só de praias se faz a capital Catarinense. Existem locais espalhados pelo município, cheios de belezas naturais que merecem ser visitados. É o caso dos parques de Florianópolis, formados por uma extensa vegetação de mata atlântica ao longo da ilha.
Que tal aproveitar uma tarde de descanso? Ao longo deste post, vamos mostrar a você quais são as principais reservas de proteção ambiental da cidade. Confira!
Parque Municipal do Córrego Grande
Quem poderia imaginar que a antiga chácara de produção de leite, após passar por um reflorestamento, se tornaria o maior parque localizado em área urbana da cidade?
Com 213 mil metros quadrados, o Parque Municipal do Córrego Grande é um lugar agradável, conservado e cheio de atrativos, como pistas para caminhadas ao ar livre, trilhas ecológicas, lagos naturais e academia. O parque também conta com quadras esportivas e tem uma extensa área para as crianças.
Protegido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o parque ainda abriga centenas de animais — entre eles, o jacaré-de-papo-amarelo, que está ameaçado de extinção.
Quer mais? O parque oferece wi-fi e estacionamento gratuito para todos os visitantes.
Endereço: Rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande — próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Parque da Luz
Localizado na região central, o Parque da Luz foi criado na década de 90 por uma associação de bairro que até hoje o mantém com a ajuda dos moradores.
Com 37 mil metros quadrados, o lugar tem vegetação que ganha destaque em uma área tranquila e cercada por prédios. O parque conta ainda com campo de futebol, academia e uma área dedicada às crianças.
Os finais de semana são os mais indicados para um passeio, por estar em uma região não muito movimentada durante a semana, pode parecer um pouco deserto.
Endereço: Rua Felipe Schmidt, Centro.
Parque dos Coqueiros
Assim como o anterior, O Parque de Coqueiros foi construído por uma iniciativa da comunidade para ocupar uma área abandonada, conhecida como Saco da Lama.
Após reformas, o parque se tornou ideal para atividades ao ar livre, com uma ciclovia de 850 metros, aparelhos para alongamento, pistas para caminhada e uma diversidade de quadras esportivas (algumas com grama sintética).
Para os amantes da natureza, o visual fica por conta dos animais e do pequeno lago, que convida para brincar com as crianças, para ler, ouvir uma boa música ou simplesmente relaxar.
Endereço: Avenida Engenheiro Max de Souza, s/n. O estacionamento é gratuito.
Parque Municipal Morro da Cruz
Mais um dos belos parques de Florianópolis, Morro da Cruz é uma área de conservação ambiental inaugurada em 2013 e rodeada por 16 comunidades.
Ideal para os amantes de boas caminhadas, o parque oferece trilhas, mirantes, aparelhos de ginástica e belas paisagens. Conta também com quadras esportivas, lago e um viveiro de mudas com plantas nativas.
Endereço: Avenida do Antão, no alto do Morro da Cruz, Centro.
Parque Municipal da Lagoa do Peri
Para finalizar, não poderia faltar o Parque Municipal da Lagoa do Peri, certificado com a Bandeira Azul por cumprir todos os critérios de educação ambiental, incluindo segurança, qualidade da água e gestão.
O parque existe desde a década de 50, com uma vegetação remanescente de floresta nativa. Foi tombado em 1976 por ter a maior lagoa de água doce da costa catarinense.
O parque é bem estruturado, com rios, cachoeiras, área para piqueniques e parque infantil. É possível fazer trilhas, conhecer um viveiro com espécies nativas da mata atlântica e, no verão, ainda dá para alugar pedalinhos e caiaques.
Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3.150. O estacionamento é gratuito.
Visitar os parques de Florianópolis é conhecer um pouco mais da cultura local e desfrutar do patrimônio natural que a cidade oferece de uma forma divertida e relaxante.