Parques de Florianópolis: conheça os principais e descubra a cidade além das praias

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Parques de Florianópolis: conheça os principais e descubra a cidade além das praias

Apesar de ser o maior atrativo, nem só de praias se faz a capital Catarinense. Existem locais espalhados pelo município, cheios de belezas naturais que merecem ser visitados. É o caso dos parques de Florianópolis, formados por uma extensa vegetação de mata atlântica ao longo da ilha.

Que tal aproveitar uma tarde de descanso? Ao longo deste post, vamos mostrar a você quais são as principais reservas de proteção ambiental da cidade. Confira!


Parque Municipal do Córrego Grande

Quem poderia imaginar que a antiga chácara de produção de leite, após passar por um reflorestamento, se tornaria o maior parque localizado em área urbana da cidade?

Com 213 mil metros quadrados, o Parque Municipal do Córrego Grande é um lugar agradável, conservado e cheio de atrativos, como pistas para caminhadas ao ar livre, trilhas ecológicas, lagos naturais e academia. O parque também conta com quadras esportivas e tem uma extensa área para as crianças.

Protegido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o parque ainda abriga centenas de animais — entre eles, o jacaré-de-papo-amarelo, que está ameaçado de extinção.

Quer mais? O parque oferece wi-fi e estacionamento gratuito para todos os visitantes.

Endereço: Rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande — próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Parque da Luz

Localizado na região central, o Parque da Luz foi criado na década de 90 por uma associação de bairro que até hoje o mantém com a ajuda dos moradores.

Com 37 mil metros quadrados, o lugar tem vegetação que ganha destaque em uma área tranquila e cercada por prédios. O parque conta ainda com campo de futebol, academia e uma área dedicada às crianças.

Os finais de semana são os mais indicados para um passeio, por estar em uma região não muito movimentada durante a semana, pode parecer um pouco deserto.

Endereço: Rua Felipe Schmidt, Centro.

Parque dos Coqueiros

Assim como o anterior, O Parque de Coqueiros foi construído por uma iniciativa da comunidade para ocupar uma área abandonada, conhecida como Saco da Lama.

Após reformas, o parque se tornou ideal para atividades ao ar livre, com uma ciclovia de 850 metros, aparelhos para alongamento, pistas para caminhada e uma diversidade de quadras esportivas (algumas com grama sintética).

Para os amantes da natureza, o visual fica por conta dos animais e do pequeno lago, que convida para brincar com as crianças, para ler, ouvir uma boa música ou simplesmente relaxar.


Endereço: Avenida Engenheiro Max de Souza, s/n. O estacionamento é gratuito.

Parque Municipal Morro da Cruz

Mais um dos belos parques de Florianópolis, Morro da Cruz é uma área de conservação ambiental inaugurada em 2013 e rodeada por 16 comunidades.

Ideal para os amantes de boas caminhadas, o parque oferece trilhas, mirantes, aparelhos de ginástica e belas paisagens. Conta também com quadras esportivas, lago e um viveiro de mudas com plantas nativas.

Endereço: Avenida do Antão, no alto do Morro da Cruz, Centro.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Para finalizar, não poderia faltar o Parque Municipal da Lagoa do Peri, certificado com a Bandeira Azul por cumprir todos os critérios de educação ambiental, incluindo segurança, qualidade da água e gestão.

O parque existe desde a década de 50, com uma vegetação remanescente de floresta nativa. Foi tombado em 1976 por ter a maior lagoa de água doce da costa catarinense.

O parque é bem estruturado, com rios, cachoeiras, área para piqueniques e parque infantil. É possível fazer trilhas, conhecer um viveiro com espécies nativas da mata atlântica e, no verão, ainda dá para alugar pedalinhos e caiaques.

Endereço: Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 3.150. O estacionamento é gratuito.

Visitar os parques de Florianópolis é conhecer um pouco mais da cultura local e desfrutar do patrimônio natural que a cidade oferece de uma forma divertida e relaxante.

Gostou do post sobre os principais Parques de Florianópolis? Não deixe de ler sobre os mirantes de Florianópolis, você certamente vai amar! Boa leitura!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]