Uma dúvida que muita gente tem na hora de decidir onde morar é escolher entre a praia ou cidade. Enquanto a cidade é mais atrativa por suas opções de trabalho, estudo e diversão, a praia é encantada pelo seu clima gostoso, paisagens e um jeito de viver mais tranquilo.
Mas não se preocupe se você prefere o ritmo acelerado da metrópole, pois há maneiras de aproveitar o melhor dos dois mundos. Florianópolis, por exemplo, é uma ótima representação de cidade que une praia e vida urbana.
Neste post, vamos comparar esses dois estilos de vida para te ajudar a escolher o que combina mais com você. Vamos descobrir juntos como aproveitar ao máximo cada ambiente e encontrar o lugar ideal para chamar de lar?
Quem mora na praia tem mais qualidade de vida?
Quando se trata de bem-estar geral, entre viver na praia ou cidade, a primeira opção leva vantagem.
Muita gente sonha em acordar com o barulhinho das ondas e sentir a brisa do mar. E não é à toa! O estilo de vida no litoral traz uma sensação de plenitude que é difícil de encontrar na agitação da cidade.
Inclusive, pesquisas recentes sugerem que morar perto do mar pode trazer 37,9% a mais de benefícios para a saúde, independente da renda ou da cidade.
Ao morar perto da praia, o ritmo de vida passa a ser mais tranquilo. Você não precisa correr contra o relógio o tempo todo. Dá para fazer uma caminhada na areia antes do trabalho ou curtir um pôr do sol incrível no fim do dia.
O contato com a natureza ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, algo que nem sempre é fácil no ambiente urbano. O ar puro do local faz bem para os pulmões e para a pele. Além disso, o clima convida a praticar esportes ao ar livre, o que é ótimo para a saúde.
Na cidade, nem sempre temos essas oportunidades tão acessíveis.
Claro que a felicidade não depende só do lugar onde moramos. Trabalho, relacionamentos e realização pessoal também contam muito. Mas viver na praia oferece um conjunto de benefícios que podem melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Como aproveitar as férias na cidade?
Caso não consiga viajar ou esteja em um destino que não tenha praia, não se preocupe! Existem muitas outras formas de se divertir e relaxar.
As cidades oferecem opções para todos os gostos, como teatros, museus, parques e eventos culturais. Confira, a seguir, algumas ideias legais para aproveitar seu tempo livre:
Parques e praças
Esses lugares costumam ser ótimos para toda a família. Você encontra atividades para crianças e adultos, como programas de incentivo à cultura que trazem shows de música, dança e teatro.
O legal é que a maior parte dos eventos nestes locais tem entrada franca, então dá para curtir sem gastar muito.
Mas, caso não tenha nenhum evento acontecendo, é possível aproveitar o local para se divertir de outras formas. Que tal resgatar aquelas brincadeiras mais tradicionais com as crianças? Pega-pega, roda, esconde-esconde, amarelinha ou até mesmo um piquenique podem ser superdivertidos.
Assim, além de se exercitar, você cria momentos especiais com a família e aproveita o ar livre.
E para os adultos, esses espaços são perfeitos para uma caminhada relaxante, praticar yoga ou simplesmente se aconchegar e ler um bom livro. O importante é aproveitar o tempo livre de um jeito gostoso e descontraído!
Shoppings
Os shoppings também são uma ótima opção de lazer. Além dos cinemas, muitos deles têm atrações bem legais para crianças. Esses espaços geralmente contam com monitores treinados que ajudam a estimular a imaginação da garotada com brincadeiras e atividades criativas.
Antes de sair de casa, vale a pena conferir os sites dos shoppings da sua cidade para saber a programação completa dos eventos e escolher as atividades que combinam melhor com o gosto da sua família.
Assim, dá para planejar um passeio divertido e que agrade a todos.
Colônias de férias
Os clubes são uma pedida e tanto para a diversão em família. Eles costumam ter atividades recreativas para todas as idades, além de serem um ótimo lugar para as crianças fazerem novos amigos e se divertirem juntas.
Para quem gosta de se mexer, o ambiente é perfeito para a prática de esportes. Futsal para os boleiros, ginástica para os mais flexíveis e até aulas de dança. É uma boa forma de manter a saúde em dia!
Há ainda os acampamentos de férias, que são uma opção incrível para as crianças curtirem a natureza. Esses lugares estão espalhados por todo o Brasil e oferecem um monte de atividades ao ar livre.
Você pode encontrar mais informações no site da ABAE — Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.
Qual a melhor opção: Praia ou cidade?
Se você está em dúvida entre curtir a praia ou aproveitar a cidade, que tal conhecer um lugar que une as duas opções? Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é um exemplo perfeito disso.
A cidade é famosa por suas praias, consideradas as mais bonitas do sul do Brasil. Jurerê Internacional, por exemplo, é um dos lugares mais badalados da região e um ótimo modelo de praia com melhor infraestrutura.
A vida na praia em Florianópolis é mágica de verdade! Conhecida como Ilha da Magia, a cidade consegue misturar natureza, história e modernidade de um jeito único.
Você pode passear por dunas, lagoas e trilhas na Mata Atlântica, visitar sítios arqueológicos e depois curtir a noite em bares e restaurantes com o melhor que a gastronomia local tem a oferecer.
Mas Florianópolis não é a única opção para quem busca qualidade de vida na praia. Outras cidades do litoral catarinense, como Balneário Camboriú e Itapema, também são ótimas escolhas para quem quer morar perto do mar.
Nessas cidades você encontra segurança, boa infraestrutura e diversos serviços, que faz com que considerar o litoral para morar seja uma opção cada vez mais atraente.
Benefícios de morar na praia
A diferença entre morar na cidade e na praia fica bem clara quando você vê as possibilidades que esses lugares oferecem:
- Você pode curtir a praia sem abrir mão das comodidades de uma cidade grande;
- Tem mais opções de lazer, especialmente para as crianças;
- Dá para escolher entre vários tipos de hospedagem, o que ajuda a planejar a viagem de acordo com seu orçamento.
E não pense que morar na praia significa ficar longe de tudo. Muitas dessas cidades litorâneas têm shoppings, hospitais, escolas de qualidade e até universidades.
Dá para ter uma vida tranquila à beira-mar sem se preocupar com a falta de segurança na praia ou falta de serviços básicos.
Claro que nem todo mundo prefere o mar. Para quem gosta mais do agito urbano, existem muitas cidades sem praia que também proporcionam ótima qualidade de vida. O importante é encontrar um lugar que combine com seu estilo e faça você se sentir em casa, seja com os pés na areia ou no asfalto!
Conclusão
Percebeu como é possível unir o útil ao agradável sem a necessidade de escolher entre praia ou cidade? Ao longo deste artigo, vimos os pontos positivos e negativos de morar em cada local.
Enquanto a praia proporciona mais tranquilidade, contato com a natureza e um ritmo de vida mais despojado, na cidade é possível encontrar mais oportunidades de trabalho, estudo e uma variedade maior de opções culturais e de entretenimento.
E se você ainda está em dúvida, que tal experimentar um pouco dos dois?
Nós, da Pousada dos Sonhos, oferecemos uma estrutura completa para você e toda a família poderem curtir as férias juntos da melhor maneira possível — tudo isso com o mar de Jurerê a seus pés!
Assim, você pode sentir na pele como é viver pertinho da praia, mas com todo o conforto e comodidades que você está acostumado a ter na cidade.
Agora é só entrar em contato conosco para saber mais informações sobre nossos pacotes e reservas e desfrutar de uma estadia inesquecível.
Perguntas frequentes
Confira, a seguir, as respostas para as dúvidas mais comuns sobre morar na praia.
Além de um clima agradável, morar perto da praia é bom pois garante acesso fácil a atividades de lazer aquáticas e ao ar livre, paisagens relaxantes, ar mais puro e um estilo de vida mais descontraído e conectado com a natureza.
Várias capitais brasileiras não têm praia, como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS).
A “melhor” cidade com praia para morar varia conforme preferências pessoais, mas as capitais Florianópolis (SC), Vitória (ES) e João Pessoa (PB) são frequentemente elogiadas pela qualidade de vida que proporcionam.
A felicidade não está condicionada a viver na praia, pois depende de diversos fatores, não apenas da localização. Mas, para quem gosta, uma praia por perto contribui bastante para mais momentos felizes e de bem-estar.
O litoral atrai pessoas pelo clima ameno, estilo de vida mais despojado, belezas naturais e suas diversas oportunidades de lazer e atividades ao ar livre.
Acompanhe os próximos conteúdos: