Pousada - Hotel em Jurerê de Frente para o Mar

Praia e gastronomia: você conhece os pratos típicos de Florianópolis?

Florianópolis é um paraíso para quem gosta de sol, mar e peixe fresco. A gastronomia local é típica de cidades à beira da praia: o prato principal sempre envolve frutos do mar. A Ilha de Santa Catarina foi colonizada principalmente por açorianos, que chegaram em 1746 por incentivo do governo de Portugal.

imagem-camarao-prato-tipico-florianopolisAté 1960, os descendentes dos que desembarcaram no século 18 eram a grande maioria da população. Assim, os pratos típicos da gastronomia de Florianópolis carregam uma herança cultural portuguesa, misturada com alguns traços indígenas, principalmente nos temperos.

O que atrai em primeiro lugar na Ilha da Magia é sua beleza natural, suas praias e costões de pedra. Mas, se você vai passar alguns dias em Florianópolis, deve aproveitar para experimentar alguns dos pratos típicos da capital.

Neste post, vamos apresentar quais são os mais saborosos. Continue a leitura e prepare-se para ficar com água na boca!

Conheça 8 pratos típicos da gastronomia de Florianópolis

1. Pirão de peixe

O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os manezinhos da ilha mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. “Manezinho da ilha” é como se chamam os descendentes dos açorianos que colonizaram Floripa e é deles que vem a tradição gastronômica da cidade.

Esse prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes tradicionais à beira da praia ou da Lagoa da Conceição, e é uma refeição bem consistente, perfeita para quem vai passar o dia na praia!

2. Tainha frita, recheada ou assada

A pesca da tainha é sazonal. Por isso, não é sempre que você vai ver esse prato disponível nos restaurantes. Mas, entre maio e junho, quem vai a Florianópolis encontra a Festa da Tainha. O evento acontece em vários pontos da cidade, espalhando barracas de venda ou brincadeiras, shows e, claro, pratos de tainha dos mais variados jeitos.

Pode ser assada na brasa, frita em postas ou recheada com farofa, se você estiver em Floripa na época da tainha, aproveite para provar esse prato da gastronomia local.

3. Pastel de berbigão

O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina. E o pastel com recheio de berbigão é uma das iguarias mais procuradas de Florianópolis, geralmente pedido como entrada da refeição principal ou como lanche da tarde.

Mais pastéis

O pastel de berbigão é o mais ilhéu, mas isso não significa que você tenha que se limitar a ele. Florianópolis tem ótimas pastelarias tradicionais. São pequenos estabelecimentos que já tem mais de 50 anos e servem pastéis deliciosos. Você pode encontrá-los principalmente no centro histórico da cidade e deliciar-se com a gastronomia de Floripa.

4. Caldo de cana

O Caldo de cana é a bebida mais escolhida para acompanhar o pastel! E se você for comer em Florianópolis, é garantido que vai encontrar os dois juntos, seja nas feirinhas, seja nas lanchonetes da ilha. O doce da bebida contrasta com o salgado do pastel e, juntos, formam a combinação perfeita!

5. Filé de peixe ao molho de camarão

Os frutos do mar imperam na culinária da ilha, e esse prato, que pode ser consumido nos restaurantes à beira-mar, junta dois grandes sucessos: filé de peixe-frito e molho vermelho com camarão.

6. Ostras

O lugar de comer ostras é o Ribeirão da Ilha, bairro localizado na parte sul de Florianópolis. Lá, é tradição servir ostras e há vários restaurantes especializados nesse prato, como o “Ostradamos” e o “Umas e Ostras”. Floripa é considerada a capital nacional da ostra, com mais de 3 milhões de dúzias produzidas anualmente.

A ostra produzida em Florianópolis tem um sabor especial por causa do nível de salinidade da água do mar! Ela é mais salgada que as ostras de outros lugares e, claro, vem fresquinha para o seu prato.

Mas esse prato da gastronomia de Florianópolis tem diversas variações, não só a tradicional ostra crua com limão. Aqui, existem até ostras gratinadas com queijo e requeijão!

7. Anchova grelhada e escalada

Para fazer um peixe escalado, deve-se abrir pela barriga e retirar as espinhas, para, só depois, cozinhar. Um dos pratos mais requisitados da gastronomia de Florianópolis é a Anchova escalada e grelhada. Às vezes, com alcaparras em cima. A anchova é um peixe com uma carne mais dura e com um sabor forte, e fica uma delícia! Também é um prato para se comer em Florianópolis na beira da praia ou na Lagoa da Conceição.

Aliás, se for dar uma volta na Lagoa, não deixe de experimentar a anchova grelhada do restaurante tradicional Carlinhos, na Barra da Lagoa, pois você não vai se arrepender.

8. Siri, casquinha, bolinho etc.

Mais um fruto do mar, que está entre os pratos típicos mais queridos da ilha, o siri é preparado de vários jeitos. Você vai encontrar, principalmente, a casquinha de siri desfiado, ensopado e empanado. Mas também é bem comum o bolinho frito de siri! E o lugar mais indicado para comer em Florianópolis um bolinho de siri acompanhado de uma cerveja gelada é o Boteco da Ilha.

Saiba também como é a cozinha contemporânea

imagem-prato-tipico-florianopolisA Ilha de Santa Catarina se tornou uma cidade cosmopolita nos últimos anos. Grande parte da população de Floripa não é manezinha e, por causa das universidades, há muitos jovens, de todo o país e, até mesmo, de fora. Não é mais só de frutos do mar que vive a gastronomia de Florianópolis, apesar de integrarem a maior parte dos pratos da cultura local.

Hoje, você pode encontrar cozinhas do mundo todo, com adaptações locais ou fiéis à sua origem. Em Florianópolis, é possível comer comida árabe no Kaffa, tailandesa no May, cupcakes na Fairyland, italiana no It’s Italian, australiana na Outback, e hambúrgueres em todo lado.

Então, se frutos do mar não são para você, não se preocupe, há muito que explorar para comer em Florianópolis.

Mas é claro que uma viagem só é completa se incluir a experiência gastronômica local. Conhecer os pratos típicos de Florianópolis pode ser também uma ótima programação para aqueles dias que não são ideais para praia e, claro, uma boa forma de passar um tempo com seus companheiros de viagem.

Se você está planejando férias com a família ao som das ondas quebrando, leia também nossas 5 dicas imperdíveis para programar a melhor viagem para todos!

O que você achou da lista da gastronomia de Florianópolis, acrescentaria alguma coisa? Comente aqui embaixo!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Pousada dos Sonhos

Praia e gastronomia: você conhece os pratos típicos de Florianópolis?

11:00

Publicado em: 04/12/2017  -  Arquivado em: Dicas de Lazer e Passeios


Ainda não há comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Translate »