Pontos turísticos de Florianópolis: faça um roteiro histórico!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Pontos turísticos de Florianópolis: faça um roteiro histórico!

A capital de Santa Catarina é uma cidade realmente encantadora, sendo um dos destinos mais cobiçados por centenas de turistas todos os anos. Entretanto, quem acredita que o local é atrativo apenas pelas belas praias e vida noturna agitada está muito enganado.

Os pontos turísticos de Florianópolis são históricos e, neste post, você vai conhecer dicas de lugares que não podem faltar no seu roteiro cultural. Ficou curioso? Acompanhe o texto e planeje sua próxima viagem!


1. Forte São José da Ponta Grossa

Localizado na Praia do Forte, o Forte São José da Ponta Grossa foi construído em 1740, sendo parte do sistema de defesa da região norte da então chamada Ilha de Santa Catarina.

Por abrigar canhões e outros armamentos, o local foi invadido pelos espanhóis em 1777, pois era considerado um ponto perigoso para os inimigos. Após a batalha, o forte ficou muito danificado e e seu uso foi abandonado.

Atualmente, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurado e é cuidado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Para visitá-lo, pode-se chegar de carro pela Rodovia SC-401 (km 13), passando pela Praia de Jurerê Internacional, ou de barco, desembarcando no trapiche de Jurerê.

2. Ponte Hercílio Luz

Como não falar sobre o cartão-postal da cidade, a ponte Hercílio Luz, que também é patrimônio histórico e artístico? Considerada uma das principais obras suspensas existentes no mundo, é ideal para um passeio ao entardecer, pois oferece uma vista fantástica do pôr do sol.

É nessa hora que as luzes da ponte são acesas e, por isso, o número de visitações aumenta entre turistas e moradores. A região também é ideal para práticas esportivas ou uma visitinha aos bares e restaurantes locais.

3. Centro Histórico e Praça XV de Novembro

Parada indispensável, o Centro Histórico se destaca por sua arquitetura. Suas construções e fachadas denotam de diferentes estilos e é interessante observar a forma com que se complementam. Além disso, esse local abriga fatos importantes para a cidade de diferentes períodos e ajuda a contar essa história.

Ao visitá-lo não se pode esquecer um passeio pela Praça XV de Novembro, com espaços reservados para a venda de artesanato. Também é um importante centro gastronômico, excelente para quem adora provar comidas típicas.

4. Mercado Público Municipal

Outro lugar cheio de charme e com muitas histórias para contar é o Mercado Público Municipal. O prédio, que faz parte do Centro Histórico, fica em frente à Alfândega e substituiu o antigo mercado da cidade, demolido em 1896. Sua localização é muito importante para a região, pois foi para escolhê-la que surgiram os dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina.

O Mercado conta hoje com 140 boxes dos mais variados, vendendo artesanato, roupas, utensílios e claro, muita comida. O prédio tem diversos bares e é um ponto de encontro para as manifestações culturais. Além disso, dizem que o Box 32 serve o melhor chopp da região. Não custa nada ir conferir, não é mesmo?

5. Catedral Metropolitana

Para finalizar, que tal um passeio pela Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro ou simplesmente Catedral Metropolitana? Ela foi construída em 1678 pelo bandeirante Francisco Dias Velho, fundador da cidade.

Passou por obras de restauração diversas vezes, a fim de manter sua estrutura da forma que foi projetada, o que conservou sua porta original. A capela mantém um acervo de arte sacra com esculturas exclusivas e está envolvida em diversas atividades e manifestações culturais locais.


Caso precise, o posto de informações turísticas mantidas pela Prefeitura fica em frente à Catedral.

Os pontos turísticos de Florianópolis são maravilhosos e merecem ser visitados. Esses são só alguns exemplos, mas há muita coisa da sua cultura para ser vista.

Gostou do post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma dica. Boa viagem!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]