O que é o save the date e como criar um para o seu casamento

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » O que é o save the date e como criar um para o seu casamento

O save the date é essencial para garantir que os seus familiares e amigos queridos estejam presentes no seu casamento. Muitas pessoas têm dúvidas do que significa o save the date, quando enviá-lo e como fazer o anúncio. Neste post, vamos explicar tudo bem detalhado para você não errar!

O que é o save the date de casamento?

O save the date, em português, significa a reserva da data. Assim, quando você envia o seu save the date, está avisando os seus convidados para não marcarem nada naquela data. É aqui que está a importância desse seu “aviso”. Ou seja, o envio do mesmo é anterior ao envio dos convites de casamento, sendo também chamado de pré-convite. 


Portanto, ele não substitui o convite tradicional, já que é apenas uma forma de avisar os seus convidados sobre a cerimônia antes de tudo ficar pronto. O pré-convite é ainda mais essencial quando se trata de um destination wedding, em que os convidados precisam se programar com muita antecedência.

Agora que você já sabe o que é o save the date de casamento, é importante saber como enviá-lo, quando e como é o seu formato. 

Quando enviar o save the date?

Não adianta enviar o save the date de casamento poucas semanas antes de enviar o convite oficial. A função do pré-convite é justamente avisar com antecedência. Então, procure enviá-lo pelo menos 6 meses antes da cerimônia. 

Não existe uma regra da data ideal de envio, mas se você tem amigos e parentes que costumam viajar, é importante enviar com o máximo de antecedência. Assim, você pode enviar faltando 8 meses, 10 meses, até mesmo 1 ano. O importante é que a data fique reservada. 

Mas atenção: para um destination wedding, o prazo pode ser ainda maior. Existem alguns motivos para essa diferença de tempo, por exemplo: os seus convidados precisarão procurar hospedagens e passagens aéreas. Além disso, alguns convidados podem optar por aproveitar a viagem e estendê-la, o que claramente exige preparação prévia.

imagem de save the date de casamento

Como fazer o save the date

Veja os passos principais para fazer o seu save the date:

  1. Saiba todas as informações indispensáveis;
  2. Cuidado com a identidade visual escolhida;
  3. Escolha a forma de envio do seu pré-convite;
  4. Use ótimas ferramentas para criar o seu save the date

Informações essenciais do pré-convite

Primeiramente, precisamos saber todas as informações que devem constar em um save the date. Obviamente a data é a mais importante de todas. Além disso, você pode colocar informações sobre o que é o evento (no caso, o casamento), quem está convidando e a cidade onde vai acontecer.

Se você tiver criado um site ou alguma rede social para o casamento, coloque-o também. E se achar que os seus convidados não estão familiarizados com o conceito de pré-convite de casamento, pode colocar que o convite oficial será enviado em breve.

Cuidado com a identidade visual do save the date

A identidade visual de um casamento é o conjunto da paleta de cores e o estilo de decoração. Vamos colocar em um exemplo prático: se o seu casamento tem um tom romântico, com predominância do rosa antigo e do branco, o seu save the date deve estar alinhado a essas cores. Ficaria muito estranho colocar um roxo super vivo ou uma mistura de cores que não combinam, não é mesmo?

Ou seja, a lição que fica aqui é que antes de pensar no pré-convite, é preciso pensar no estilo do seu casamento! Essa dica vale também para os casais que desejam casar na praia e que podem optar por fazer um save the date temático.

imagem save the date temático na praia

Qual a forma do envio?

Por ser mais informal, o envio do pré-convite vai depender dos próprios noivos e do estilo do casamento. Inicialmente ele era enviado impresso, da mesma maneira que o convite. Porém, atualmente uma das formas mais utilizadas é por e-mail ou até mesmo por WhatsApp. Dessa maneira, não há custos e nem atraso no envio. 

Se você optar por enviar algo a mais no convite (por exemplo, algum detalhe que estará presente no casamento), é possível encaminhar pelos Correios também.

Ferramentas para criar o save the date

O save the date geralmente conta com um design mais simples. Dessa forma, você não precisa contratar alguém especializado em casamentos, por exemplo, para diagramá-lo. Com isso, você já economiza bastante dinheiro e tempo, uma vez que é possível sim fazer um pré-convite “caseiro”. 

Nossa primeira dica aqui é procurar inspirações. Um dos sites mais famosos e que você pode encontrar diversos modelos é o Pinterest. Com certeza, depois de uma rápida visitinha ao site você sairá cheio de inspirações.

O segundo passo é escolher onde diagramar o pré-convite. Se você gosta e sabe utilizar ferramentas como o Photoshop e o Illustrator, perfeito! Você vai conseguir criar um modelo do zero que ficará de acordo com o estilo do casal.

Mas se você não está familiarizado com essas ferramentas, é possível diagramar a partir de modelos base. Usando o Canva, por exemplo, você consegue utilizar diversos modelos pré-produzidos e ir ajeitando conforme o seu gosto pessoal. Essa é uma ótima dica para quem quer economizar no casamento, mas sem perder a beleza dele. O detalhe final é que o Canva é uma ferramenta gratuita e super intuitiva, perfeito para quem não entende muito de design.

Seja criativo!

Essa é a melhor parte de fazer um save the date! Mesmo seguindo o estilo da sua cerimônia, dá para soltar a imaginação elaborando o pré-convite, já que ele é mais leve e informal. Alguns noivos optam até mesmo por um vídeo do casal ou uma linha do tempo do namoro.

Alguns chegam até a enviar um balão com as informações para cada convidado encher ou um cabide para que se preparem para a grande festa. Vai depender do seu orçamento, estilo e disposição. 

Por fim, lembre-se que pode parecer simples, mas o pré-convite de casamento pode ajudar e muito na sua cerimônia! Além disso, é uma forma gentil de deixar os convidados se prepararem com antecedência para o seu dia especial. Ele também pode ser usado para outros eventos, não somente para os matrimoniais.

Se você gostou das nossas dicas e quer saber mais informações sobre casamentos ou hospedagem para um destination wedding, entre em contato conosco! Somos especialistas em receber casamentos em Jurerê Internacional, uma das praias mais lindas do Brasil.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]