Você já ouviu falar em lontra? Ela é um bichinho carismático e adorável, que tem a água como seu habitat, mas também passa uma parte do dia na terra.
Porém, infelizmente, é um animal que pertence à lista daqueles que estão entrando em extinção.
Para preservar a vida desses seres, o Instituto Ekko Brasil desenvolveu o Projeto Lontra, em Florianópolis.
Quer entender um pouco mais sobre esse trabalho? Então, continue a leitura e conheça esse incrível projeto!
Saiba o que é o Projeto Lontra, em Florianópolis, e como ele funciona
O Projeto Lontra existe há cerca de 30 anos e está localizado no Sul da Ilha, na Lagoa do Peri.
Pode ser definido como um centro de pesquisas, de educação ambiental e de conservação da espécie, e uma das suas finalidades é despertar a conscientização dos visitantes.
Ele busca recuperar, conservar e ampliar os conhecimentos técnicos a respeito da lontra.
Os bichinhos resgatados são encaminhados para o Refúgio Animal, local onde recebem os devidos cuidados.
O trabalho envolve a criação de subprojetos, além da participação social — pois tem o objetivo de atingir vários públicos.
Com isso, é possível capacitar mais pessoas para propagar os ensinamentos sobre a preservação do animal.
Descubra como o trabalho é feito
Para que o trabalho seja realizado de maneira eficaz, as ações dos colaboradores envolvem o regaste, o tratamento e a reabilitação das lontras.
Além disso, os técnicos têm a função de fazer pesquisas para aumentar o conhecimento sobre a espécie.
Uma das atividades do projeto é conscientizar os pescadores a não matarem o animal. Isso é muito comum, já que a lontra se alimenta de peixes. Porém, graças ao trabalho dos colaboradores, essa prática é quase inexistente em Floripa.
Com essas ações, o projeto consegue criar um sentimento de responsabilidade social, e, com a ajuda dos visitantes e moradores da região, é possível propagar a importância de cuidar da vida desses bichinhos.
Veja por que vale a pena visitar o projeto quando for a Florianópolis
Se você e a sua família vão passar alguns dias na capital de Santa Catarina, reservem um momento do passeio para visitarem o Projeto Lontra.
Lá, além de conhecerem um pouco mais sobre a vida desses animais bem simpáticos, vocês sairão com um maior sentimento de cuidado e proteção da natureza.
Todo o passeio é guiado por uma das pessoas que participa do projeto.
É possível assistir a palestras e vídeos, mas a diversão maior ficar por conta da visitinha às protagonistas de todo esse trabalho.
Esse é um programa que agrada, principalmente, às crianças. É permitido ver o bichinho bem de perto e, dependo da hora do passeio, dá para ajudar a alimentá-los.
Então, não perca a oportunidade de ensiná-las sobre a importância de preservar esses adoráveis animais.
Lembre-se de que o horário de visitação é das 8h às 10h e das 16h às 18h, de segunda a sexta. Para entrar, é necessário pagar uma pequena taxa que ajuda na manutenção do projeto.
Como é possível observar, o Projeto Lontra, em Florianópolis, contribui de forma significativa para a preservação da espécie.
Assim, quando você e a sua família decidirem passear na capital catarinense, não deixe de visitar esse incrível lugar. É certo que a criançada vai amar!
Gostou de aprender um pouco mais sobre o projeto? Então, não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo com seus amigos por meio das redes sociais!