Pajem e dama no casamento: tire todas as suas dúvidas

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Pajem e dama no casamento: tire todas as suas dúvidas

Dama e pajem cumprem uma missão muito especial na cerimônia de casamento. Além de encantarem e emocionarem os convidados, também tem como responsabilidade entregar as alianças aos noivos e outras “funções”. Fique neste post para entender mais sobre a figura da dama e do pajem em um casamento!

Primeiramente, você sabe qual é a origem da dama e pajem e o objetivo desse cortejo? Caso ainda não tenha conhecimento, não se preocupe! Em nosso post, reunimos algumas dicas que podem deixar esse ritual ainda mais bonito e emotivo. 


A origem da dama e do pajem

Convém destacar que há mais de uma explicação para a origem das damas e dos pajens. De acordo com alguns historiadores, o cortejo surgiu nas civilizações antigas. A dama e o pajem eram jovens que tinham a mesma idade dos noivos.

Eles se vestiam parecidos com os nubentes e os acompanhavam com o objetivo de enganar os espíritos ruins que estivessem assistindo ao casamento. Como se vestiam iguais aos noivos, ficava difícil para os espíritos saberem quem eram os verdadeiros. Logo, ficavam confusos e não atacavam. Assim, exerciam a função de proteger o casal para que as más energias não chegassem até eles.

Já a segunda explicação diz que as crianças passaram a fazer parte — como dama e pajem — das celebrações matrimoniais desde os tempos medievais. A elas cabia energizar o ambiente, com sua pureza e inocência, e simbolizar o início de duas vidas que passariam a funcionar como uma só.

A tradição começou a se espalhar, principalmente porque os noivos da época relatavam as boas energias que os casamentos com pajens e daminhas tinham. Assim, todos queriam casar com a proteção dessas duas figuras. Até hoje essa história é bastante replicada e muitos casais se sentem mais confortáveis com a proteção dos pequenos. 

pajem e dama casamento

Dicas para escolher a daminha e o pajem

As daminhas e os pajens estão entre os principais destaques de uma cerimônia de casamento. Não só os convidados ficam ansiosos para vê-los em cena, mas também os nubentes.

Por isso, é importante pensar neles com muito carinho para que o seu evento fique lindo. Veja algumas dicas:

Número de damas e pajens ideal

Pode parecer uma dica simples, mas nem todo mundo tem claro em mente qual é o número adequado de dama e pajem para o casamento. A boa notícia é que não há uma regra específica para isso.

Entretanto, deve-se levar em consideração o tamanho do ambiente para que você mantenha o equilíbrio estrutural do evento. Geralmente, recomenda-se contar com, pelo menos, um pajem e uma daminha. Essa “configuração” acaba sendo a mais tradicional, principalmente para manter a organização da entrada das crianças durante a cerimônia.

Mas como dissemos, muitas pessoas acreditam na força que pajens e daminhas têm para proteger os noivos. Sendo assim, alguns casais optam por colocar 2 ou 3 pajens e daminhas para espantar ainda mais os espíritos ruins.

Função do pajem e da daminha

O pajem e a dama podem desenvolver diversas funções, além da tradicional entrada com as alianças. Muitos costumam carregar plaquinhas com frases curtas de amor e desejando felicidades ao casal ou, até mesmo, anunciar a entrada dos pombinhos. Quanto mais delicadas forem as plaquinhas e as mensagens, mais fofo fica o momento!

Além disso, os pequenos também podem carregar e jogar pétalas de rosas enquanto os noivos entram na igreja. Há quem opte pelos mini buquês de flores, entre outros itens. Essa função geralmente fica com as daminhas, que são chamadas de floristas.

Uma nova “moda” que vem surgindo é os pajens e daminhas entrarem com bichinhos de estimação do casal. Por incrível que pareça, imaginávamos que apenas com as crianças o momento já ficaria impossível de bater no nível de fofura. Mas com os animais, o fofurômetro estoura! 

Seja qual for a sua escolha em relação ao pajem e à daminha, no final das contas, o importante é escolher o elemento que mais combine com o casal de noivos.

dama e pajem casamento

Como escolher as crianças

Geralmente, quanto menor for a criança, mais fofo o momento fica. Porém, é preciso tomar muito cuidado nessa escolha, uma vez que a criança pode ficar extremamente desconfortável. Sendo assim, ao escolher o pajem e a dama, é muito importante que as crianças escolhidas tenham intimidade com os noivos. 

Além disso, é muito importante que tudo seja bastante explicado para os pequenos. Eles precisam saber que terão um grande destaque no evento e necessitam saber da importância do que eles farão. Afinal, imagine só eles entrarem na cerimônia e simplesmente quererem fugir? Então tome cuidado com esses detalhes na hora de escolher o pajem e a daminha!

Como escolher o traje

Os trajes do pajem e da daminha devem ser escolhidos de acordo com o tema da decoração do casamento e conforme o lugar onde será realizada a cerimônia.

Muitos noivos optam por escolher roupas bem parecidas com as suas para pajens e daminhas usarem. Essa escolha, além de remeter à superstição de proteção aos noivos, também traz uma harmonia à cerimônia em si. Ou seja, evite contrastar muito as cores ou colocar muito destaque nos pequenos. Geralmente quanto mais simples, mais bonitinhos eles ficam.

Em um casamento na praia, talvez valha a pena investir em peças criativas, leves e de cores neutras. Por exemplo: bermuda para o pajem e vestido curto para a daminha. Dessa maneira, tudo ficará harmonizado e bonito.

Como vimos, a dama e o pajem são super especiais e dão destaque ao casamento, fazendo com que tenha sentido e fique ainda mais fofo.

Agora, que tal entender como escolher a música ideal para a entrada do pajem e da daminha? Confira o texto que fizemos sobre o assunto e selecione a melodia perfeita para esse momento!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]