Uma cerimônia de casamento é algo que marca as pessoas profundamente e, muitas vezes, torna-se a lembrança mais querida do casal. Por isso, não é incomum que, após o acontecimento, a noiva passe a sentir saudades de tudo o que viveu, não importando todo o estresse que tenha passado durante o planejamento. No entanto, há uma prática que pode ajudar nesse sentimento de nostalgia: a renovação de votos matrimoniais. Quer saber mais sobre ela? Então é só continuar a leitura deste artigo!
Qual é a importância da celebração?
Nada melhor do que renovar os votos para reafirmar seu compromisso com o seu parceiro, não é mesmo? E a verdade é que não há uma razão específica para uma cerimônia desse tipo, pois os motivos vão variar de um casal para o outro. É possível fazê-la depois de superar um momento difícil ou apenas para comemorar todos os momentos vividos juntos.
Há pessoas que escolhem a realização do evento em datas marcantes, como as bodas de casamento — que podem ser a de 1 ano, 5, 10 ou 25 anos, mas também há aquelas que optam por celebrar o nascimento de um filho ou o dia em que se conheceram.
Quem pode celebrar a renovação de votos matrimoniais?
Exatamente por dispensar rituais mais tradicionais, é possível que um amigo ou familiar especial — alguém que tenha marcado seu relacionamento de alguma maneira — faça a leitura de um texto ou de um salmo, o que preferir. Se uma bênção for importante, é possível pedir que um padre ou pastor a faça no dia escolhido durante um culto ou uma missa.
O que acontece durante o evento?
Mais uma vez, essa questão vai depender de seu objetivo. Como o próprio nome já diz, a intenção principal é a renovação dos votos, então, você pode optar por ler os seus e apenas acrescentar o que já foi vivido até então. Depois disso, é só trocar as alianças novamente.
O mais importante é que essa prática permite celebrações mais simples e livres de toda a preparação de uma cerimônia de casamento — ao mesmo tempo, é possível fazer um evento mais tradicional, caso não tenha conseguido realizá-lo da primeira vez.
Onde realizar a cerimônia?
Uma ótima opção para comemorar tudo de maneira mais leve é fazer a renovação de votos na praia, seguida de um bom jantar e um luau à luz de tochas, ao som de um violão ou qualquer outro instrumento de sua escolha. Caso queiram algo mais agitado, há a alternativa de montar uma pista de dança ao som de música eletrônica.
Aproveite que os custos serão mais baixos e contrate um bom fotógrafo para registrar o momento. Para dar um toque especial e valer-se do número mais restrito de convidados, você pode distribuir lembrancinhas feitas à mão e que tenham um significado maior para vocês, como um casal.
Sinta-se livre para convidar apenas as pessoas que realmente fazem a diferença, sem se preocupar com uma lista longa de parentes distantes que praticamente nem fazem parte de sua vida. Assim, dá para aproveitar a companhia de seus amigos e familiares mais próximos de maneira mais íntima — o que nem sempre é possível no dia do casamento.