Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

Descubra as principais diferenças entre as praias de Jurerê e Jurerê Internacional

As praias de Jurerê e de Jurerê Internacional estão no topo das mais visitadas de Florianópolis. Seja pela sua beleza natural, pelo bairro majestoso ou pelas festas nacionalmente famosas, Jurerê costuma atrair milhares de visitantes durante o ano. Mas, a separação em dois nomes distintos causa muita confusão e, por isso, decidimos criar este post. Afinal, vamos descobrir no que elas são diferentes? Confira!

Qual é a diferença de Jurerê e Jurerê Internacional?

A diferença entre Jurerê e Jurerê Internacional está na sua urbanização e planejamento do bairro. Enquanto a primeira parte foi idealizada na década de 1950, Jurerê Internacional só começou a surgir 20 anos depois. Com projetos e intuitos diferentes, as regiões contrastam em alguns aspectos! Mas antes de falarmos mais sobre isso, que tal entender a história por trás de Jurerê Tradicional?


Até a década de 1950, toda a área que hoje compreende os dois bairros era conhecida como Praia do Forte. Contudo, um pequeno grupo de empresários gaúchos e catarinenses viu um grande potencial na região, adquirindo toda a área.

praia de jurerê antes da urbanização.

Esse grupo começou, então, um processo de loteamento e de desenvolvimento urbano. O início de toda a urbanização deu-se justamente pela parte conhecida hoje como Jurerê Tradicional. O nome do bairro, inclusive, foi escolhido por conta do nome da imobiliária que esse grupo construiu na região.

A urbanização de Jurerê: um projeto de Oscar Niemeyer

O que muita gente não sabe, contudo, é o que o renomado arquiteto Oscar Niemeyer fez o projeto de Jurerê. O contato aconteceu graças a um dos empresários que compraram Jurerê: ambos eram amigos e viabilizaram a urbanização. Isto explica porque é impossível não se encantar com a estrutura do bairro! Até os dias de hoje, destacam-se as alamedas de Jurerê, áreas públicas de acesso à praia com jardins e paisagens naturais.

Essas alamedas já foram idealizadas e projetadas por Oscar Niemeyer com a premissa de serem um acesso social à praia. E são, dessa forma, a marca registrada dos dois bairros. Agora, você deve estar se perguntando: e quando surgiu Jurerê Internacional?

Como começou Jurerê Internacional

Já na década de 1970, um grupo empresarial do Rio Grande do Sul comprou a área que ainda não tinha sido loteada e desenvolvida. Para diferenciar-se da região que já estava ocupada, o grupo decidiu fazer um projeto diferenciado. Assim, nasceu um padrão para as construções e a área foi chamada de “Jurerê Internacional”.

Dessa forma, quando você caminha por Jurerê Internacional, é notável a diferença no loteamento e no padrão das casas. Inclusive, muitos turistas gostam de passear por ali justamente analisando as mansões e casas construídas ali. Outro ponto interessante é que as pessoas acham que é necessário pagar para entrar em Jurerê Internacional! Isto é um mito, você pode visitá-lo a qualquer momento.

imagem da praia de jurere em florianópolis

Uma outra diferença visível entre Jurerê e Jurerê Internacional é a segurança no bairro. A segunda conta com diversas câmeras espalhadas pelas ruas principais, contando com telefones com via direta para a polícia. Esse é um investimento privado dos moradores e, por isso, não é tão comum na parte Tradicional.

Apesar dessas diferenças, Jurerê e Jurerê Internacional são uma praia só. Não há nenhuma divisão física entre os dois bairros, nem mesmo na praia. Você pode facilmente acessar um ao outro apenas caminhando na orla. Aliás, este é um ótimo passeio para quando for visitar Florianópolis! 

Onde fica a praia de Jurerê Internacional?

A praia de Jurerê Internacional fica no norte da ilha de Florianópolis. Seus bairros vizinhos são Canasvieiras e Daniela, ótimos lugares para você também visitar durante as suas férias. 

Para chegar à praia de Jurerê Internacional é necessário utilizar a rodovia SC-401, em Florianópolis, até o trevo para a SC-402. O caminho é tranquilo, com bastante sinalização. Esse trajeto serve tanto para quem chega por rodovias (ônibus ou carro próprio), bem como para quem vem do aeroporto da capital catarinense.

Você também pode chegar de ônibus: saindo do TISAN basta pegar o ônibus chamado Jurerê Internacional e saindo do centro o amarelinho com destino à Jurerê. Caso você venha de regiões mais distantes, será necessário trocar de ônibus nos terminais.

Como é a praia de Jurerê Internacional?

A praia de Jurerê Internacional conta com mar tranquilo e cristalino. É uma praia ótima para curtir em família ou com amigos, sobretudo pela infraestrutura do bairro. Você pode passar o dia todo ali e contará com restaurantes, farmácias, comércios e muito mais.


Atualmente, a faixa de areia da praia de Jurerê está passando por um alargamento, deixando a paisagem ainda mais incrível. Com mais espaço, cerca de 30m de faixa de areia, turistas e moradores podem aproveitar tranquilamente um dia de praia. 

Confira um vídeo mostrando um pouco da praia de Jurerê:

@pousadadossonhosjurere

A paz que Jurerê, em Florianópolis, traz é incomparável! Já pensou passar o seu verão de 2023 em uma pousada à beira-mar? Confira nosso site e reserve o quarto dos seus sonhos! #praiadejurereinternacional #praiadejurere #jurereinternacional #jurere ♬ 93 Million Miles – Hebert Soul

Outro ponto muito positivo é a segurança de Jurerê Internacional. Muitos turistas, inclusive, deixam seus pertences na praia e vão tomar um banho de mar sem preocupações. Florianópolis tem essas vantagens! 

O que fazer em Jurerê?

Como falamos, a parte Internacional é a mais badalada do bairro. A fama se dá principalmente pelas festas frequentadas por pessoas famosas, tanto do Brasil quanto do mundo. Ou seja, são festas super sofisticadas, com muita música e bebida para aproveitar. 

Então, se você é um amante deste tipo de lazer, não pode perder tempo em garantir a sua hospedagem em Jurerê! Agora, aproveite para conhecer as festas mais famosas da região.

O P12, ou Parador Internacional, é sem dúvidas uma das casas mais procuradas tanto por moradores da capital quanto turistas de todas as regiões do país. O beach club costuma receber atrações musicais tanto nacionais quanto internacionais, como DJs renomados e bandas brasileiras famosas. 

Como ele é de frente para a praia, o clima é super gostoso e a casa sabe bem aproveitar essa vibe. Por isso, os clientes podem aproveitar as piscinas, jacuzzis e espreguiçadeiras oferecidas pelo beach club. 

Terraza

Para os amantes da música eletrônica, o Terraza é uma ótima opção localizada no complexo da Stage Music Park. O ambiente é famoso no circuito eletrônico da capital, principalmente pelas festas que costumam lotar a casa. Além disso, é comum DJs famosos aparecerem por ali. 

O local conta com um ambiente aconchegante e intimista, perfeito para aproveitar um bom som. Costuma ser frequentado por pessoas jovens e, às vezes, também recebe festas universitárias. Ou seja, é possível contemplar o gosto de muitas pessoas. 

Donna

O Donna é um estabelecimento que mistura o conceito de balada com boa gastronomia, o que costumava ser chamado de dining club. O ambiente é bem mais chique do que o que citamos do Terraza, e costuma atrair um público mais seletivo. 

O destaque da casa fica pela gastronomia baseada nos frutos do mar e a mistura da decoração, entre um estilo moderno-chique e o estilo praiano dos florianopolitanos.

Praias vizinhas de Jurerê

Se você optou por uma hospedagem em Jurerê, poderá aproveitar a proximidade do bairro com outras praias lindíssimas da região. A primeira que precisamos citar é a praia do Forte, afinal elas são quase coladas.

A Praia do Forte costuma ter menos pessoas que Jurerê, mas vale a pena visitá-la principalmente pelo trajeto até o local. Isso porque no meio do caminho temos a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, uma das estruturas arquitetônicas mais importantes da história de Florianópolis.

Assim, antes de curtir a praia do Forte, dê uma parada na Fortaleza e confira o tour turístico. O valor não ultrapassa os R$ 5, ou seja, é perfeito para qualquer tipo de viajante. Geralmente, os tours são guiados e você fica sabendo um pouquinho mais da importância do local.

Além do Forte, outra praia muito próxima à Jurerê é a Daniela. O seu público é um pouco diferente de Jurerê, uma vez que a praia costuma atrair muitas famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas. Se esse é o seu caso, pode visitar a praia sem erro!

praia da Daniela em Florianópolis

Isso ocorre pelo mar super calmo da praia da Daniela, assemelhando-se a uma piscina de tão tranquilo. Dessa forma, ele é ótimo para crianças que estão aprendendo a nadar ou que ainda tem muito receio do mar. A praia também é ótima para relaxar e conta com boa infraestrutura do bairro, com mercados e restaurantes.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a diferença entre Jurerê e Jurerê Internacional. Aposto que já deu até vontade de viajar! Vale apenas lembrar que alugar um hotel ou pousada pertinho da praia deixa tudo mais fácil para que você possa desfrutar as belezas naturais.

Garanta sua hospedagem em Florianópolis! Entre em contato conosco e faça sua reserva na Pousada dos Sonhos.

17 comentários em “Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?”

  1. Gostei muito do artigo e adoro Jurerê! A Pousada dos Sonhos é encantadora e seus funcionários, sempre gentis e atenciosos!

    Responder
    • Muito obrigado pelo seu comentário, Lucy. Foi um prazer recebê-la, e esperamos ver você aqui novamente em breve!

      Responder
    • Bom dia, também gostei muito do artigo pois sou morador de Jurere. A acrescentar que, devido a uma mudança no plano diretor da cidade, passou a ser permitida a construção de prédios de até 5 andares entre a Avenida dos Búzios e a praia em Jurerê Tradicional, assim, nos últimos 5 anos, estamos experimentando uma elevação no padrão das construções também no Tradicional, o que acabou valorizando muito a área arquitetonicamente tendo tido muitos investidores a financiar essa verdadeira transformação. Muito lindo o que está sendo feito, sempre valorizando as belíssimas alamedas que são espaços públicos de 14 metros entre cada quadra.

      Responder
  2. Parabéns pelo artigo, reflete bem as diferenças entre as “duas Jurerês” de forma simples e objetiva! Gosto das duas! Paulistano que sou, aprendi a curtir Floripa a um bom tempo! Abs

    Responder
  3. Fui em um casamento na Pousada dos Sonhos realmente é um sonho fomos eu meu marido e dois filhos amamos tudo
    Ah foi o casamento do filho da minha melhor e aforada amiga
    Vcs estão de parabéns
    Espero voltar outra vez

    Responder
  4. ESTOU PARA RESIDIR EM FLORIANOPOLIS NO PRÓXIMO ANO. É UMA ILHA COM BELEZAS NATURAIS
    PARADIZÍACAS. DEVO TRABALHAR NO SETOR IMOBILIÁRIO. MINHA PREFERÊNCIA ESTA SENDO JURERÊ,
    POR SER PROXIMO AO CENTRO E A SEQUENCIA DE PRÁIAS PARA TRABALHAR.

    f

    Responder

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]