Pratos típicos de Florianópolis: conheça a gastronomia local

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Pratos típicos de Florianópolis: conheça a gastronomia local

A capital catarinense é um paraíso para quem gosta de natureza, mas também se torna incrível quando você conhece os pratos típicos de Florianópolis. Isso porque a gastronomia local é típica de cidades à beira da praia: o prato principal sempre envolve frutos do mar. Mas não é só deste tipo de gastronomia que a cidade vive, contando com forte influência da colonização portuguesa.

Sendo assim, se você pretende viajar para Florianópolis, vale muito a pena conhecer e experimentar alguns pratos típicos. Neste post, vamos apresentar quais são os mais saborosos. Continue a leitura e prepare-se para ficar com água na boca!


A origem da gastronomia de Florianópolis

A Ilha de Santa Catarina foi colonizada principalmente por açorianos, que chegaram em 1746 por incentivo do governo de Portugal.

camarão pratos típicos de FlorianópolisAté 1960, os descendentes dos que desembarcaram no século 18 eram a grande maioria da população. Assim, os pratos típicos de Florianópolis carregam uma herança cultural portuguesa, misturada com alguns traços indígenas, principalmente nos temperos.

Um adendo interessante de se trazer aqui é que, além da influência na gastronomia, a herança cultural portuguesa também reflete-se na arquitetura. Embora muitos bairros da capital tenham perdido essa essência, algumas regiões ainda conseguem manter as tradições. Podemos citar, por exemplo, Santo Antônio de Lisboa e o Ribeirão da Ilha. Ambos os bairros contam com uma forte gastronomia e lindas construções que remetem às cidades portuguesas.

Além disso, a capital catarinense também é a maior produtora de ostras do país. Ou seja, a sua localização geográfica também interfere bastante no tipo de comida consumido na cidade. Portanto, você vai se deparar com uma grande variedade de pratos típicos de Florianópolis preparados com as ostras, além de frutos do mar tradicionais da região.

Conheça 7 pratos típicos de Florianópolis

1. Pirão de peixe

O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os manezinhos da ilha mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. “Manezinho da ilha” é como se chamam os descendentes dos açorianos que colonizaram Florianópolis e, portanto, é deles que vem a tradição gastronômica da cidade.

Esse prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes à beira da praia ou da Lagoa da Conceição. Além de ser uma delícia, é uma refeição bem consistente, perfeita para quem vai passar o dia na praia!

2. Pratos típicos de Florianópolis: tainha frita, recheada ou assada

A pesca da tainha é sazonal. Por isso, não é sempre que você vai ver esse prato disponível nos restaurantes de Florianópolis. Mas, entre maio e julho, quem visita a cidade encontra a Festa da Tainha. O evento acontece em vários locais diferentes, espalhando barracas de venda ou brincadeiras, shows e, claro, pratos de tainha dos mais variados jeitos.

Um dos locais mais tradicionais para aproveitar a temporada de tainha é o Mercado Público. Localizado no centro de Florianópolis, o estabelecimento é muito conhecido pelos moradores por contar com diversos restaurantes. É ali que tradicionalmente ocorre o Festival da Tainha, geralmente durante todo o mês de junho.

Em relação à tainha, ela pode ser assada na brasa, frita em postas ou recheada com farofa. Ou seja, dá para experimentar de várias formas diferentes. Se você estiver em Florianópolis na época da tainha, aproveite para provar esse prato da gastronomia local!

3. Pastel de berbigão

O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina. E o pastel recheado com o mesmo é uma das iguarias mais procuradas de Florianópolis, geralmente pedido como entrada da refeição principal ou como lanche da tarde.

O pastel de berbigão é o mais ilhéu, mas isso não significa que você tenha que se limitar a ele. Florianópolis tem ótimas pastelarias tradicionais. São pequenos estabelecimentos que já tem mais de 50 anos e servem pastéis deliciosos. Você pode encontrá-los principalmente no centro histórico da cidade e deliciar-se com a gastronomia da região.

Além disso, o caldo de cana é a bebida mais escolhida para acompanhar o pastel! E se você for comer em Florianópolis, é garantido que vai encontrar os dois juntos, seja nas feirinhas, seja nas lanchonetes da ilha. O doce da bebida contrasta com o salgado do pastel e, juntos, formam a combinação perfeita!


4. Filé de peixe ao molho de camarão

Os frutos do mar imperam na culinária da ilha, e esse prato, que pode ser consumido nos restaurantes à beira-mar, junta dois grandes sucessos. O filé de peixe-frito e o molho vermelho com camarão são presença certa nos cardápios dos estabelecimentos de Florianópolis.

5. Ostras

O lugar de comer ostras é o Ribeirão da Ilha, bairro localizado na parte sul de Florianópolis. Lá, é tradição servir ostras e há vários restaurantes especializados nesse prato, como o “Ostradamus” e o “Umas e Ostras”. Como dissemos, Florianópolis é considerada a capital nacional da ostra, com mais de 3 milhões de dúzias produzidas anualmente.

A ostra produzida tem um sabor especial por causa do nível de salinidade da água do mar! Ela é mais salgada que as ostras de outros lugares e, claro, vem fresquinha para o seu prato. Mas esse prato da gastronomia de Florianópolis tem diversas variações, não só a tradicional ostra crua com limão. Aqui, existem até ostras gratinadas com queijo e requeijão!

Caso você esteja passeando pela região de Jurerê, também é possível encontrar uma variedade de pratos com ostras no restaurante Alameda dos Sabores. Vale a pena conferir!

6. Anchova grelhada e escalada

Para fazer um peixe escalado, deve-se abrir pela barriga e retirar as espinhas, para, só depois, cozinhar. Um dos pratos mais requisitados da gastronomia de Florianópolis é a Anchova escalada e grelhada. Às vezes, com alcaparras em cima. A anchova é um peixe com uma carne mais dura e com um sabor forte. Também é um prato para se comer em Florianópolis na beira da praia ou na Lagoa da Conceição.

Aliás, se for dar uma volta na Lagoa, não deixe de experimentar a anchova grelhada do restaurante tradicional Carlinhos, na Barra da Lagoa, pois você não vai se arrepender.

7. Siri, casquinha, bolinho etc.

Mais um fruto do mar que está entre os pratos típicos mais queridos da ilha. Por conta do seu sucesso, o siri é preparado de vários jeitos. Você vai encontrar, principalmente, a casquinha de siri desfiado, ensopado e empanado. Mas também é bem comum o bolinho frito de siri!

Pratos típicos de Florianópolis e a cozinha contemporânea

pratos típicos de FlorianópolisA Ilha de Santa Catarina se tornou uma cidade cosmopolita nos últimos anos. Grande parte da população de Floripa não é mais manezinha e, por causa das universidades, há muitos jovens de todo o país e, até mesmo, de fora. Não é mais só de frutos do mar que vive a gastronomia de Florianópolis, apesar de integrarem a maior parte dos pratos da cultura local.

Hoje, você pode encontrar cozinhas do mundo todo, com adaptações locais ou fiéis à sua origem. Em Florianópolis, é possível comer comida árabe no Kaffa, tailandesa no May, cupcakes na Fairyland, italiana no It’s Italian, australiana na Outback, e hambúrgueres em todo lado.

Então, se frutos do mar não são para você, não se preocupe, há muito que explorar para comer em Florianópolis. Mas é claro que uma viagem só é completa se incluir a experiência gastronômica local. Conhecer os pratos típicos de Florianópolis pode ser também uma ótima programação para aqueles dias que não são ideais para praia e, claro, uma boa forma de passar um tempo com seus companheiros de viagem.

Por fim, se você está planejando férias com a família ao som das ondas quebrando, leia também nossas 5 dicas imperdíveis para programar a melhor viagem para todos!

O que você achou da lista da gastronomia de Florianópolis, acrescentaria alguma coisa? Comente aqui embaixo!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]