Florianópolis é, sem dúvida, um lugar incrível para viajar. A ilha é um recanto de beleza e de maravilhosos passeios.
Além das praias, a cidade possui vários pontos turísticos para visitar. Entre os mais interessantes, está a ponte Hercílio Luz.
A estrutura é um dos cartões-postais da região que vale a pena conhecer. Para saber mais da história, construção e reforma da famosa ponte, preparamos este post. Confira!
História da construção da ponte Hercílio Luz
O estado de Santa Catarina fica no sul do país. A capital Florianópolis tem em torno de 421.240 habitantes, conforme último censo.
Antes da construção da ponte, a travessia da cidade ao continente era precário. As pessoas precisavam usar canoas à vela, balsas, botes e lanchas para o transporte.
Toda essa situação causou protestos entre a população local. Além disso, políticos da região ficaram com medo de que a cidade deixasse de ser a capital de SC.
Foi só em 1922, com Hercílio Luz, que se deu início ao projeto da ponte. Hercílio, também engenheiro, elegeu-se governador após ser vice de seu antecessor.
A edificação passou por muitos contratempos, entre eles se destacaram os seguintes:
- suspensão do acordo com um dos empreiteiros;
- greve parcial dos trabalhadores;
- quebra do banco financiador;
- adoecimento do governador.
Apesar de muitos imprevistos, em 1926 a ponte foi inaugurada. Infelizmente, o próprio idealizador não pode vê-la finalizada, devido sua morte.
No entanto, teve uma cerimônia simbólica em 8 de outubro de 1924, com o político ainda vivo.
Projeto da ponte
A estrutura da ponte foi planejada para suportar veículos, trens elétricos e pedestres. Passou a funcionar no mês de maio de 1926.
A Hercílio Luz possui 821 metros, composta por viadutos que ligam ao continente. O vão central pênsil possui 339,5 metros.
As torres têm altura de 74,21 metros e a do vão pênsil é de 30,86 metros. O peso total da estrutura tem em torno de 5 mil toneladas. Ainda visavam uma canalização de água para o futuro.
O projeto era visto como ousado e moderno para a época. O motivo eram os recursos técnicos inéditos usados na construção do monumento. Era um exemplo de edificação a ser seguido por especialistas no mundo.
Reforma da ponte Hercílio Luz
A ponte de Florianópolis, como também é conhecida, foi tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico. Devido a danos causados pelo tempo e má conservação, o monumento passou por muitos bloqueios.
Em julho de 1991, a ponte foi interditada para restauração. A primeira providência foi a diminuição do peso para 400 toneladas. Desde essa medida, outras intervenções foram feitas.
A iluminação foi desligada em julho de 2016 para continuar as obras de reforma. Após muitos impasses e paradas nos reparos, o atual governo reiniciou os trabalhos. Assim, a previsão do término e liberação da ponte será em 30 de dezembro deste ano.
Visitação
Para conferir esse importante ponto de Florianópolis, é só ir na Rua Jornalista Assis Chateaubriand, 70, no Centro da cidade. A visitação é livre no mirante junto ao Parque da Luz, com entrada gratuita.
Como você pôde ver, a ponte Hercílio Luz, além de ser um importante monumento, é também fundamental para o desenvolvimento de SC. Assim, a finalização da obra será uma importante conquista para a capital.
Agora que você já conheceu sobre a ponte Hercílio Luz, compartilhe o post em suas redes sociais. Seus amigos vão gostar de conhecer sobre uma das pontes mais importantes do mundo. Até a próxima!