O que visitar em Florianópolis na alta temporada?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » O que visitar em Florianópolis na alta temporada?

Está pensando em ir para Santa Catarina nas próximas férias?

Por terem uma estrutura turística muito grande, o estado e a sua capital são excelente opção de destino para tirar férias com a família.


Fica até difícil saber quais os melhores lugares para visitar em Florianópolis na alta temporada!

A cidade oferece atrações para pessoas de todas as idades e estilos, além de possuir belezas naturais que tiram o fôlego de qualquer um.

Não é à toa que essa capital é conhecida em todo o país como a Ilha da Magia.

Ao planejar a sua viagem, é importante pesquisar sobre a cidade e conhecer um pouco melhor alguns dos pontos turísticos que possam agradar mais a você e a sua família.

Para ajudar nessa missão, preparamos uma lista com algumas sugestões das principais atrações de Floripa durante a alta temporada.

Acompanhe!

imagem-florianopolis-santa-catarina

Lagoa do Peri

São cinco quilômetros quadrados de um espelho d’água digno dos melhores mergulhos.

A Lagoa do Peri é um dos maiores mananciais de água potável de Florianópolis.

No verão, ela é o destino dos banhistas que procuram um ponto mais tranquilo para curtir o dia com a família e descansar bastante.

Na região sul da ilha, o Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica que fica em uma área um pouco afastada, a 24 quilômetros do Centro de Floripa.

Por isso, o contato com a natureza é impressionante, mas não existe grande estrutura turística.


A região conta apenas com um restaurante e uma lanchonete.

Por isso, aproveite o dia para fazer um piquenique delicioso com a família. Com certeza, as crianças vão adorar!

Centro Histórico

O Centro Histórico é uma das melhores opções de  lugares para visitar em Florianópolis.

Os edifícios exibem diferentes estilos arquitetônicos que encantam os turistas, e a região está repleta de opções de artesanato e compras regionais.

Vocês não podem deixar de conhecer o Mercado Público Municipal, onde é possível deliciar-se com vários pratos e petiscos tradicionais.

Algumas das opções imperdíveis são o bolinho de bacalhau, os pastéis de camarão e as ostras frescas mergulhadas em champanhe.

Se você não gostar dessas iguarias, é possível encontrar no local pratos mais comuns, como batata frita e o famoso arroz e feijão. Opções não faltarão!

Fortalezas

Outra opção de saída para conhecer um pouco da história não só de Floripa, mas também do Brasil Colonial, são as fortalezas.

As construções mais significativas e que retratam o legado de guerra na ilha de Florianópolis são as fortalezas São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim.

Juntas, elas formavam um triângulo de defesa de todo o litoral catarinense. Interessante, não é mesmo?

Além de oferecerem muita beleza para os seus olhos, em razão de seu estilo arquitetônico, elas funcionam como mirantes para você contemplar o que há de mais bonito em Florianópolis: as suas praias.

Praia de Jurerê

Sem dúvida nenhuma, esse é um dos points mais badalados da cidade.

Na região mais nobre do município, a Praia de Jurerê é muito bem servida dos melhores restaurantes, bares e pousadas.

A praia atrai muita gente bonita e turistas de todo o mundo, inclusive grandes celebridades nacionais e internacionais, um movimento que só aumenta durante o verão.

É um ótimo lugar para aproveitar um bom banho de mar e se bronzear bastante ou, quem sabe, ler um livro à beira-mar acompanhado de um belo pôr do sol.

Vale ressaltar que, por se tratar de um lugar que recebe turistas de todo o mundo, oportunidades não faltarão para você fazer amigos e criar conexões que podem durar a vida toda.

Essa é a magia de Florianópolis na alta temporada.

Não deixe de aproveitar, certo?

Além de oferecer bares, o local é recheado de baladas.

Ótima pedida para quem deseja viver uma noite diferente com a companheira ou companheiro.

Alguns exemplos são a Milk e o Café de La Musique.

Trata-se de locais conhecidos na região por oferecerem uma proposta de diversão baseada em muito luxo e sofisticação.

imagem-praia-jurere-florianopolis

Passeios de escuna

Florianópolis é uma ilha constituída por diversas praias maravilhosas.

Por isso, os passeios de escuna são uma ótima opção para conhecer todas elas de forma muito divertida.

Alguns deles ainda oferecem opções de divertimento, como churrascos, monitores para a criançada e até mesmo música ao vivo!

Com esses barcos, não deixe de conhecer a Ilha do Anhatomirim e a Ilha do Campeche.

Muitos dos passeios podem ser agendados pelas próprias pousadas, em contato com guias turísticos da região ou contratados no próprio ponto de embarque.

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição é um ótimo destino para quem deseja a tranquilidade do entardecer, mas também para quem quer viver uma experiência incrível na mais apreciada e visitada lagoa de Floripa.

Além de ser cercada pelo verde e por belas árvores que formam sombras em quase todos os pontos do local, ela possui águas cristalinas, sendo perfeita para mergulhos.

Ali, pode-se fazer de tudo um pouco: ler um bom livro na sombra do arvoredo, fazer mergulhos, praticar diversos tipos de esportes — windsurfe, kitesurfe, frescobol, voleibol etc. — e apreciar a culinária local.

Assim, se você é do tipo que não abre mão de aventuras esportivas e também gosta de certa dose de paz e tranquilidade, não pense duas vezes: visite a Lagoa da Conceição e aproveite muito!

Dunas da Joaquina

É muito comum encontrar dunas em Florianópolis, mas as da Praia de Joaquina são as mais famosas e consideradas as melhores da Região Sul.

Com razão, pois elas formam uma grande extensão e volumes de terras branquinhas que encantam os olhos de qualquer um.

Somente quem já teve a oportunidade de conhecê-las sabe do que estamos falando.

Nelas, é possível não só contemplar o pôr do sol, mas praticar um dos esportes mais radicais da região: o sandboard. Já ouviu falar?

O sandboard é a atividade esportiva que utiliza pranchas para descer as dunas, seja em pé, sentado ou deitado.

E aí, vai encarar? É uma aventura incrível que certamente fará você viver momentos marcantes e cheios de diversão.

Praia do Gravatá

Embora pequena em relação às praias mais famosas, é justamente o ar de refúgio que dá todo o encanto à Praia do Gravatá.

Lá a ordem é sossego, mesmo na alta temporada.

Não deixe a infraestrutura menos urbanizada impedi-lo de visitar essa que é uma das mais charmosas praias de Florianópolis!

Se você não quer multidão, esse é o destino ideal, e as opções de apoio são mais que suficientes para o passeio valer a pena.

Embora pareça isolada, a praia é próxima da cidade e de fácil acesso por meio de uma trilha de um quilômetro e meio, que leva meia hora para percorrer.

Para descansar, no meio do caminho há três mirantes onde se pode sentar e admirar uma vista encantadora.

Praia do Campeche

Essa é uma das praias mais procuradas em Florianópolis na alta temporada.

É um excelente local para a prática de esportes como windsurfe e kitesurfe.

As crianças vão adorar as opções de atividades e a estrutura que existe para jogar futevôlei, vôlei ou futebol de areia, por exemplo.

Esse também é um destino para quem quer relaxar, pois logo em frente há a Ilha do Campeche, bem mais tranquila que a praia, que é sempre badalada e cheia de turistas.

Mas fique atento: os barcos que levam à ilha saem todos os dias às 9 h, e a lotação máxima é de 800 pessoas por dia na ilha.

Programe-se com antecedência para evitar desencontros!

imagem-praia-florianopolis-santa-catarina

Trilha da Volta Norte

A fama da Praia do Campeche é grande, mas não é só isso que a região tem a oferecer para os turistas.

Uma atração menos conhecida, mas não menos deslumbrante, é a trilha da Volta Norte, uma das várias trilhas da Ilha do Campeche.

Embora seja uma das trilhas mais difíceis da ilha, é uma das que mais têm belas paisagens para ver e explorar.

A caminhada leva duas horas — é importante ir preparado! — e conta com passagem por sítios arquelógicos e matas virgens, terminando na Pria da Enseada.

Com um pouco de planejamento, essa pode ser uma das atividades mais recompensadoras em Florianópolis para os amantes da natureza.

Biblioteca Professor Ósnis Régis

A biblioteca, situada em um prédio que pouco chama a atenção por si só, tem um acervo de mais de 15 mil livros.

Organizada originalmente pelo professor que hoje dá seu nome ao local, e lá viveu sua vida toda, é uma instituição cultural importante de Florianópolis.

A biblioteca é um excelente lugar para relaxar e se perder entre os livros ou só para admirar a beleza das estantes e do mobiliário.

A entrada franca é mais um atrativo, e essa pode ser uma boa opção para mostrar às crianças como os passeios culturais podem ser interessantes.

O que achou das nossas dicas sobre lugares para visitar em Floripa? Com certeza, a Ilha da Magia pode oferecer dias maravilhosos para a sua família.

E nada melhor para aproveitar Florianópolis na alta temporada do que uma hospedagem que oferece todo o conforto e comodidade que você merece.

A Pousada dos Sonhos, situada na praia de Jurerê, conta também com locadora de carros e restaurante à beira-mar, para garantir que a sua experiência seja a mais agradável possível.

Agora, que você conhece todas essas opções do que fazer em Florianópolis na alta temporada, entre em contato com a Pousada dos Sonhos e garanta suas férias!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]