A capital de Santa Catarina destaca-se, mundialmente, pelas suas belezas naturais. Impossível não se encantar pelas lindíssimas praias paradisíacas que compõem essa cidade.
Mas neste post falaremos de outras maravilhas: as principais fortalezas em Florianópolis.
Cada uma delas guarda um pouco da história de Floripa, por isso é uma ótima opção de passeio para quem não abre mão de cultura e conhecimento nas suas viagens.
Ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre esses pontos turísticos? Continue a leitura e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre essas construções. Vamos lá?
1. Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Essa construção fica cerca de 25 km de distância do centro de Florianópolis. Ela está situada na Praia do Forte (ao lado de Jurerê), que leva esse nome em função da fortaleza.
A sua localização estratégica permitiu que fosse a segunda vértice do triângulo defensivo planejado pelo José da Silva Paes.
A construção iniciou em 1740, mas só foi concluída em 1744. Com o objetivo de aumentar a sua proteção, em 1765, foi erguida a Bateria de São Caetano, em Jurerê.
Em 1777, com a invasão espanhola, a fortaleza foi abandonada. Só após o seu tombamento, em 1938, é que se iniciaram os trabalhos de restauração.
Atualmente, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é responsável pela preservação e administração dessa riqueza cultural.
Ao visitar esse local, você conhecerá:
- Quartel da Tropa;
- Casa do Comandante;
- Paiol da Pólvora;
- Capela de São José;
- Fonte de Água.
É possível chegar tanto por terra (Rodovia SC-401, km 13), quanto pelo mar com escunas saindo da Ponte Hercílio Luz, da Praia de Canasvieira, entre outros lugares.
A fortaleza funciona diariamente nos seguintes horários: das 9h às 19h (de 25/12 até o primeiro domingo após o carnaval) e das 9h às 17h (da primeira segunda após o período carnavalesco até o dia 24/12).
2. Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
Também planejada pelo José da Silva Paes, essa fortaleza formou o terceiro vértice do triângulo defensivo. Ela está localizada na Ilha de Ratones Grande e a sua construção data de 1740.
Também foi tombada em 1938, momento em que já estava praticamente toda destruída.
Na sua restauração, tentou-se manter o máximo possível das características originais, o que incluiu as marcas das intervenções que ocorreram.
Além da arquitetura deslumbrante, outros atrativos são: a Trilha Ecológica e o Projeto de Criação de Mexilhões.
Você chegará a essa fortaleza por meio de escunas que partem da Ponte Hercílio Luz, Trapiche da Beira-mar, Praia de Sambaqui e de Canasvieiras.
Válido lembrar que o seu horário de funcionamento é o mesmo da Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
3. Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Essa fortaleza, também construída pelo José da Silva Paes, está situada na Ilha de Anhatomirim, a qual faz parte, atualmente, da cidade Governador Celso Ramos.
A sua construção iniciou em 1739. As obras foram distribuídas por toda a ilha e tem como uma das características as suas baixas muralhas. O seu abandono ocorreu após a invasão da Espanha em 1777.
Ela também foi utilizada como prisão, em 1894, no período da Revolução Federalista. Também foi usada para essa mesma finalidade durante a Revolução Constitucionalista, em 1932.
Assim como as demais, ela ficou abandonada por anos, mas foi tombada em 1938 e restaurada nas décadas de 1970 e 1980. Atualmente, é administrada pela UFSC.
Quando você visitar esse ponto turístico encontrará, além da belíssima arquitetura, exposições culturais e artísticas.
Você chegará à fortaleza por meio de escunas que partem da Ponte Hercílio Luz, Casnavieiras, Governador Celso Ramos, entre outros.
Além disso, é possível ir pela BR-101, km 185 em direção à Praia do Antenor. Por lá, é fácil encontrar barcos que levam até à Ilha de Anhatomirim.
Fique sabendo que o horário de funcionamento coincide com as das fortalezas vistas anteriormente.
Como foi possível observar, as fortalezas em Florianópolis são uma verdadeira aula de história.
Assim, se vai visitar a capital de Santa Catarina, não deixe de incluir esses lugares no seu roteiro turístico. Você vai se apaixonar por cada detalhe!
Deseja conhecer um pouco mais das belezas de Floripa? Então entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!