Flores na decoração de casamento: saiba quais utilizar!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Flores na decoração de casamento: saiba quais utilizar!

As estrelas principais na decoração de um casamento são as flores. São elas que vão dar vida, aroma e cor para o ambiente, seja na igreja, no salão de festas ou ao ar livre. A escolha das flores na decoração de casamento molda o estilo do evento. Assim, uma cerimônia mais tradicional e interna, por exemplo, combina bem com rosas brancas, enquanto um casamento mais informal pode ficar melhor com espécies campestres.

Para entender quais flores utilizar no seu dia, é necessário levar em conta alguns fatores como o perfil da festa, dos noivos, o ambiente escolhido e, é claro, ter atenção às particularidades de cada espécie escolhida. Quer uma mãozinha para começar? Continue conosco e veja algumas dicas para acertar na escolha!


Atente-se aos cuidados com as flores na decoração de casamento

Para conservar o aspecto por mais tempo, as plantas devem ser colocadas em água. Por isso, uma boa dica para eventos que durem mais tempo (ou que aconteçam no verão) é utilizar principalmente jarros e vasos para a decoração. Além de dar charme à festa, isso vai garantir que as flores fiquem bonitas durante todo o evento.

Lembre-se de prestar atenção à altura dos arranjos nas mesas, pois eles podem impedir a visão durante o jantar. Esse detalhe também deve ser pensado para as mesas de coquetel e para a decoração do momento dos votos. Afinal, todos querem ver os noivos dizerem sim sem ter que ficar na ponta dos pés.

Outro ponto importante é o perfume das flores na decoração de casamento. Aromas muito fortes podem incomodar os convidados e se misturar com o cheiro da comida servida, então fique atento para escolher espécies menos perfumadas nas áreas internas.

Por fim, não se esqueça de que a disponibilidade das flores dependerá da estação do ano e do local de cultivo: se não for a sua época do ano, as espécies ficam mais caras, mais difíceis de manipular e de conservar. Caso você opte por casar em outra cidade, não deixe de se informar sobre as condições climáticas do local. É preciso levar esses detalhes em conta, pois eles farão toda a diferença no custo e no efeito final da cerimônia.

Saiba quais flores escolher em cada estação

Cada estação tem as suas flores típicas, que combinarão com o clima, serão mais baratas e mais fáceis de achar. Há algumas espécies que florescem o ano todo, como as gérberas e as orquídeas, mas para mais opções é importante ficar atento às flores da estação.

Inverno

No inverno, você pode escolher tulipas, amor-perfeito, flor de lótus, rosas, copos-de-leite e flores de cerejeira. Essas opções combinam bem com o clima e dão um ar mais sofisticado à festa.

Outono

O outono pede tons mais aconchegantes, quentes e terrosos, então aproveite para apostar nas orquídeas, rosas, angélicas, mosquitinhos, astromélias e gérberas.

Primavera

Essa é a estação das flores por excelência, ou seja, é a estação na qual você encontrará mais tipos disponíveis. A primavera combina com pétalas coloridas e espécies campestres. É a época de camélias, lisianthus, astromélias, agapantos, rosas, cravos, orquídeas, hortênsias, lírios, copos-de-leite e bocas de leão.

Verão

Um casamento no verão deve levar em conta o calor, que é propício para o desabrochar das flores, mas também pode ser um fator negativo e fazer os arranjos murcharem mais rapidamente. Você deve considerar as mesmas opções de flores da primavera, acrescentando flores do campo e dálias.

Mesmo seguindo essas dicas, não se esqueça de levar em consideração o local da festa, que será um ótimo guia para a decisão sobre a decoração.

E você? Está pensando em fazer um casamento na praia para aproveitar a beleza natural e o clima despojado à beira-mar? Veja nosso post e saiba como usar flores na decoração de casamento na praia!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]