É difícil falar da capital catarinense sem citar as suas praias, mas hoje a nossa missão é trazer dicas sobre o centro de Florianópolis. Embora pareça desanimador, visto que ele fica longe das principais praias de Florianópolis, o bairro conta com várias atrações turísticas e culturais. Além disso, a região ainda abriga os maiores centro comerciais e administrativos da capital, sendo assim de bastante importância para o desenvolvimento local.
Separe um dia para fazer o seu passeio ao longo do centro de Florianópolis. O tempo será suficiente para conhecer a maioria das atrações, mas caso ache necessário, pode separar 2 dias para aproveitar com mais tempo os museus, por exemplo. Então, preparado para descobrir os principais pontos turísticos do centro de Florianópolis?
O que fazer no centro de Florianópolis? Visitar o Prédio da Alfândega!
Inaugurada em 1876, a Casa da Alfândega foi criada para substituir o antigo prédio que pegou fogo em 1866. Construída em estilo neoclássico, abrigou o lugar onde os serviços alfandegários eram feitos ao longo desse período. O local fechou em 1964, por conta do fim das atividades portuárias na capital catarinense. A estrutura arquitetônica permaneceu até que, em 1988, começou a sediar a galeria da Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina. Tornando-se, então, um centro de artesanatos que funciona até atualmente.
Além disso, lá ocorrem exposições de artistas regionais, ótimas para quem deseja fazer roteiros alternativos. No segundo andar do prédio, fica o escritório do Iphan. Localizada atualmente na Praça XV de Novembro, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h a 18h30. Nos sábados funciona de 9h a 13h. A entrada é gratuita.
Hoje também funciona no local um bar, o Café-bar do Largo da Alfândega, que funciona das 7h30 às 22h durante a semana. O estabelecimento localizado embaixo da estrutura que imita as rendas das famosas rendeiras de Florianópolis, se tornou um ponto de encontro dos happy hours de quem trabalha no centro da cidade.
O centro de Florianópolis e a Praça XV
Localizada no centro de Florianópolis, a Praça XV carrega um significado histórico. Nesse lugar foi fundada a Vila de Nossa Senhora do Desterro — nome dado quando a colonização da ilha começou, em 1675, pelo bandeirante Francisco Dias Velho.
Com diversas espécies de árvores plantadas no local, a que mais chama a atenção é a Figueira Centenária, também conhecida como Velha Figueira. A história conta que ela começou a crescer em frente à catedral, em 1871. Como estava ficando muito grande, a figueira foi transplantada para onde atualmente é a praça, em 1891. Dizem que, se você pedir para se casar, a Figueira ajuda a realizar o desejo. Mas há outras versões da mística que envolve a árvore.
O que significam as voltas na Figueira de Florianópolis?
Uma delas diz que, se você der apenas uma volta no entorno da Figueira, isso significa que você voltará a Florianópolis em algum momento da vida. Ou seja, vale a pena dar uma voltinha para garantir que você faça uma viagem para Florianópolis em breve! Se você der 2 voltinhas, o roteiro muda: isso significa que você irá encontrar um namorado ou namorada. Aí já começa a entrar em uma zona perigosa, então dê essa voltinha com consciência!
Brincadeiras à parte, para quem finaliza 3 voltas, significa que em breve irá se casar! Por fim, para pedidos mais complexos, o ideal é que você dê 7 voltinhas na Figueira. Haja empenho, mas quem sabe valha a pena?
Além das voltas na Figueira, é possível encontrar na praça os bustos do artista plástico Vítor Meirelles, do fundador da imprensa catarinense, Jerônimo Coelho, do historiador José Boiteux e do poeta Cruz e Sousa. Também há uma homenagem aos mortos na Guerra do Paraguai no local. Por fim, em determinados momentos do mês, existem feiras de artesanato que ocorrem no local com várias experiências para você aproveitar. Para saber mais sobre essas feiras, você pode consultar o site da Prefeitura Municipal.
Igreja da Praça XV
Também conhecida como Catedral Metropolitana, sua construção teve início em 1675, quando o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a vila e buscou um local alto para construir uma capela em homenagem à padroeira.
Em 1748, uma igreja maior foi projetada para ficar no lugar, devido à necessidade de acolher o grande número de fiéis da época. O acervo de arte sacra é um dos principais atrativos da igreja. Além disso, a escultura “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, também pode ser apreciada no interior do local.
A obra é composta por dois blocos de cetro, nos quais foi esculpida a fuga da Sagrada Família, em tamanho real e riqueza de detalhes.
Como o próprio nome diz, a igreja fica localizada na Praça XV. Se você tiver interesse de visitá-la no centro de Florianópolis, fique atento aos horários que mudaram por conta da pandemia. Vale a pena conferir o site oficial da Catedral de Florianópolis para não errar.
Feira de Cascaes
A Feira de Cascaes acontece a cada dois meses no Centro de Florianópolis, reunindo centenas de pessoas no final de semana da sua realização. Se você estiver por Florianópolis durante o evento, vale muito a pena conferir. Afinal, são dezenas de apresentações, entre elas a do Boi de Mamão, uma das danças e brincadeiras mais famosas do litoral catarinense.
Além de danças típicas da região, você também pode conferir apresentações de circos, bandas locais e muito mais. Há dezenas de lojas que também levam suas mercadorias locais para você poder comprar e ter uma lembrancinha especial de Florianópolis. Para saber toda a programação da Feira de Cascaes no Centro de Florianópolis, acesse o site oficial.
Museus no Centro de Florianópolis
Para quem aprecia museus e gosta de consumir conteúdos artísticos, o centro de Florianópolis é um prato cheio. Primeiramente, é no bairro que está localizado um dos museus mais importantes da cidade, o Museu Histórico de Santa Catarina. A visita ao local basta apenas pela sua arquitetura e riqueza histórica, sobretudo por estar abrigado no Palácio Cruz e Sousa, uma das mais belas estruturas arquitetônicas da cidade.
Além das exposições itinerantes dentro do museu, também é possível visitar os jardins do Palácio. Sendo assim, vale bastante a pena separar um tempinho para conhecer mais sobre a história da capital catarinense. Por fim, fica a dica: agende a sua visita com antecedência no site do museu para garantir a experiência completa. Isso porque, dependendo da época do ano, o museu pode ficar cheio e você acabar não entrando.
Museu Victor Meirelles
Ainda no centro de Florianópolis, é possível visitar o museu Victor Meirelles. O estabelecimento é dedicado, principalmente, à preservação da obra de Victor Meirelles, um dos pintores mais famosos do Romantismo brasileiro. O melhor de tudo: a entrada é gratuita, então você nem precisa se preocupar com a questão financeira. A casa é pequena, então você pode dar apenas uma passada rápida e conhecer mais sobre as obras do pintor brasileiro.
Como vimos, o centro histórico de Florianópolis oferece diversas opções culturais incríveis para quem está passeando pela cidade. Para melhorar ainda mais a sua experiência, lembre-se das nossas dicas na hora de montar seu roteiro de viagem!
Por fim, se você ficou interessado em passear pela capital de Santa Catarina, entre em contato conosco e conheça uma ótima opção de hospedagem local!