Começaram os preparativos para a sua festa de casamento, não é? Que notícia maravilhosa! Depois de pensar no local, no tema da festa e na lista de convidados, agora é hora de saber como escolher o convite de casamento.
De certa forma, receber um convite é o primeiro momento de alegria do casamento, antes mesmo de tudo acontecer. Por isso, você deve pensar nessa peça como uma parte da cerimônia e que requer tanto cuidado na escolha quanto todo o resto.
A boa notícia é que receber um convite bonito e diferente é uma alegria para os convidados. Então, vamos descobrir como acertar na escolha?
Saiba o que você precisa escolher
Um convite é muito mais do que um simples comunicado: precisa ser algo bonito de se ver, como um objeto de decoração, um artesanato ou uma obra de arte. Ou seja, tem todo um trabalho artístico e de pesquisa envolvido.
Por isso, você precisa se preocupar com a diversidade de elementos que compõem o convite.
Na hora de pesquisar referências, consultar catálogos ou realizar sua encomenda, avalie os elementos visuais e também os materiais: tipo, gramatura, cor e textura do papel do convite e do envelope (se for o caso); formato e tamanho; tipo e tamanho da fonte ou caligrafia do texto (é importante que seja muito legível); acessórios como fitas, pedrarias, caixas etc.
Concilie o convite com a temática central do casamento
Da mesma forma como o tema da sua festa reflete o estilo e a personalidade dos noivos, o convite também deve estar alinhado com a temática.
Qualquer que seja o modelo ou tipo de convite, sempre há maneiras de deixá-lo com a sua cara, dar um toque especial, imprimir a personalidade do casal.
Não adianta seguir o estilo tradicional só por seguir, como se fosse obrigação. Pense: se você enviar um convite que tenha a ver com a festa, seus convidados já saberão o que esperar, terão um gostinho do que está por vir e ficarão ansiosos para o grande dia.
E não é isso o que você quer? Nada impede, entretanto, que você opte pelo tradicional, se considerar que condiz com os demais preparativos do casamento.
Busque inspiração
Mesmo quando temos uma ideia dos estilos e formatos que mais nos atraem, ainda assim será difícil escolher o que queremos sem pesquisar antes o que já está disponível no mercado.
Em outras palavras, é muito importante procurar referências de modelos na internet ou mesmo de outras pessoas que já passaram por essa experiência.
A diversidade é tão impressionante que, com certeza, você vai se surpreender. Depois de encontrar alguns exemplos que ache bonitos, você pode selecionar deles quais elementos quer em seu próprio convite.
A plataforma Pinterest é uma boa opção para você se inspirar.
Surpreenda
Na hora escolher o modelo de convite de casamento, não tenha medo de ousar.
Seja qual for o estilo ou tema da festa, do tradicional ao descolado, sempre há espaço para você fazer uma coisa única e especial, que tenha a sua cara. E isso também vale para o convite.
Você pode fazer uma surpresa colocando, por exemplo, algum elemento novo e inesperado no convite ou quebrando algum padrão.
Outra forma de causar uma boa impressão é escolher a linguagem correta para a mensagem, que pode ser formal ou divertida, dependendo da personalidade do casal e do estilo da cerimônia planejada.
Quer três sugestões certeiras? Tradicional, moderno e vintage. Casamento tem tudo a ver com tradição.. Então, esse é um estilo que nunca cai mal.
Agora, se sua ideia é fazer uma festa mais animada e dançante, os modelos modernos de convite são sempre uma opção divertida.
Já o estilo vintage mistura o charme do tradicional com a surpresa da novidade e mescla elementos românticos e modernos, assimilados do passado, do cinema, da pintura etc. É uma ótima opção para um casamento na praia!
Agora você sabe como escolher convite de casamento e, com certeza, vai impressionar os convidados, deixando todos ansiosos para o dia D. Se você gostou dessas dicas, que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais?