Conheça o projeto Tamar em Florianópolis e veja por que visitá-lo!

Home » Blog » Conheça o projeto Tamar em Florianópolis e veja por que visitá-lo!

Presente em vários estados brasileiros, o projeto Tamar já está consolidado como a principal Organização Não Governamental (ONG) em defesa das tartarugas marinhas.

Graças aos esforços dos profissionais, a espécie não foi extinta no país e, hoje, até mesmo os pescadores estão conscientizados.


O projeto Tamar em Florianópolis foi precursor desse movimento e é um excelente local para visitação.

Com o objetivo de instigar a sua curiosidade, vamos mostrar neste post um pouco da história e também alguns motivos que certamente vão convencer você a inserir o passeio em seu roteiro de viagem. Confira!

Conheça a história do projeto Tamar em Florianópolis

Foi no início da década de 80 que surgiu a ONG que leva em seu nome as primeiras sílabas das palavras tartaruga marinha.

Na época, a espécie estava ameaçada de extinção por conta da matança indiscriminada, principalmente nos processos de pesca.

Cientes da necessidade da preservação, alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande se uniram e começaram a se dedicar à preservação marinha.

Com o apoio e investimento do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, hoje Ibama, o projeto saiu do papel e se mantém graças ao empenho de seus integrantes, contribuições governamentais, da iniciativa privada e também do auxílio da sociedade civil.

A iniciativa é reconhecida internacionalmente e ainda é modelo para outras ações de conservação da vida marinha, Atualmente, o projeto Tamar conta com 26 sedes ao longo do litoral brasileiro, protegendo mais de 1.100 Km de praias.

Mesmo com os esforços e a conscientização dos pescadores e da população em geral, ainda existem cinco espécies ameaçadas de extinção, das quais quatro desovam no litoral: cabeçuda, de pente, oliva e de couro.

Já a tartaruga verde está menos exposta pelo fato de desovar em ilhas, local onde a ação predatória é menor.

Atualmente, os profissionais do projeto atuam com pesquisas, interações com a pesca, inclusão social, educação ambiental, entre outros.

imagem-projeto-tamar-florianopolis

Veja como funcionam os passeios em Floripa

O projeto Tamar em Florianópolis fica na praia Barra da Lagoa, situada a 25km do centro da capital catarinense.

É no lado leste da ilha, podendo ser acessado por meio da rodovia SC-406.


No local, há atrações para pessoas de todas as idades, principalmente para as crianças, que adoram ver de perto as tartarugas marinhas.

Existe ainda o museu do Tamar, que auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental.

Em Floripa, o projeto tem cinco tanques de observação com tartarugas de quatro das cinco espécies que desovam no litoral brasileiro, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e também uma loja com produtos da ONG.

As visitas podem ser guiadas, todos os dias, tanto no período da manhã quanto à tarde, com profissionais explicando cada detalhe das instalações assim como os trabalhos realizados.

A entrada custa R$16, com meia para idosos, estudantes e crianças até 12 anos. Os pequeninos de até 1,20 m de altura não pagam.

Visitando o projeto Tamar em Florianópolis, você e a sua família desfrutarão de um passeio muito agradável, recheado de informações e conscientização ambiental. Vale a pena a experiência!

Bônus: aproveite para visitar o Projeto Lontra

Com iniciativa similar ao Projeto Tamar, o Projeto Lontra tem como objetivo preservar, estudar e conscientizar a população acerca das lontras que vivem na Ilha da Magia. Localizado na Lagoa do Peri, no sul da Ilha, é um passeio ótimo para as crianças. Além disso, você ainda pode esticar e conhecer praias da região, como o Pântano do Sul e a Armação.

E aí, vai inserir o Projeto Tamar ou o Projeto Lontra em seu roteiro? Então veja agora o que saber antes de viajar para Florianópolis!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]