Quem busca sair um pouco da agitação da cidade encontra experiências especiais em Florianópolis.
A Praia do Forte, por exemplo, guarda maravilhas que tornarão sua visita digna de retorno. Uma delas é a Fortaleza São José da Ponta Grossa, tombada pelo IPHAN em 1938.
Neste artigo, falaremos sobre o aspecto histórico que torna o local tão especial. Além disso, você conhecerá melhor a Fortaleza São José da Ponta Grossa. Acompanhe.
A história
Devido à sua posição estratégica no alto do morro da Ponta Grossa, a região recebeu a fortaleza que fazia parte de um triângulo de fogo e defesa — composto pelas Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratone — criado pelo brigadeiro José da Silva Paes.
José da Silva Paes, que também era engenheiro militar e governador da Capitania de Santa Catarina, iniciou a construção da Fortaleza São José da Ponta Grossa em 1740, finalizando-a em 1744.
O projeto visava proteger a região, principalmente de invasões espanholas que podiam impedir a consolidação do domínio português no século XVIII.
A construção
A arquitetura da Fortaleza São José da Ponta Grossa segue o conceito típico de outras construções brasileiras erguidas com a mesma finalidade no século XVIII, ou seja, o renascentismo.
Além disso, a construção tem como base a alvenaria de pedras feita com argamassa de cal de conchas de moluscos e areia.
Em 1977, a restauração teve o papel de recuperar emergencialmente alguns pontos da muralha, danificados pela depredação e o abandono do local, que ocorreu após a invasão espanhola em 1777.
Desde 1987, a fortaleza é considerada sítio arqueológico e protegida por lei. Porém, só por volta de 1991 é que os trabalhos de restauração foram realizados por completo.
A visita
Incluir a Fortaleza São José da Ponta Grossa no seu roteiro criará um momento especial, pois você encontrará de forma única uma parte da história do Brasil e entenderá o funcionamento de um lugar como esse.
Lá, poderá visitar a Bateria de São Caetano, o Quartel da Tropa, a Casa do Comandante, o Paiol de Pólvora, a Capela de São José, a fonte de água que abastece a região e a Praia do Forte.
Sem contar com a vista incrível, digna de fotos maravilhosas para guardar na memória.
O caminho até a Fortaleza São José da Ponta Grossa
A fortaleza está localizada na Praia do Forte, a cerca de 25 km do centro de Florianópolis. É possível chegar a ela por terra. Para isso, basta utilizar a Rodovia SC-401 e, no quilômetro 13, passar por Jurerê Internacional para chegar até a praia.
Por mar, é só descer no Trapiche da Praia de Jurerê, porque fica a apenas 3 km da fortaleza. Você pode usar as escunas que saem do centro de Florianópolis, da Ponte Hercílio Luz ou do Trapiche da Beira-mar Norte. Além disso, no norte, há opções de transporte na Praia de Canasvieiras e Sambaqui.
Agora você já pode incluir o passeio na Fortaleza São José da Ponta Grossa no seu roteiro para vivenciar a história e a natureza de Florianópolis.
Não se esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam vivenciar essa experiência.