Casamento na praia: como lidar com a burocracia?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Casamento na praia: como lidar com a burocracia?

A hora de casar é sempre muito aguardada, tanto pelo desejo de celebrar uma união quanto pela ansiedade gerada no planejamento. Entre as tendências de cerimônias mais requisitadas pelos noivos no último ano, o casamento na praia está em os destaques.

Apesar de ser uma ótima e bela opção, você precisa saber como lidar com as questões burocráticas desse tipo de evento. Obviamente, as exigências aqui são um pouco mais amplas do que se o matrimônio fosse realizado em um salão de festas.


Mas, convenhamos, ter o mar e o céu como testemunhas da sua união não será uma recompensa pequena para o seu esforço.

Para que esse dia aconteça de acordo com o que você sempre sonhou, trouxemos neste post algumas dicas para você fazer o seu casamento na praia sem complicações. Confira!

Não esqueça o alvará da prefeitura

Partindo da ideia de que você já escolheu em qual praia pretende casar, é hora de falar dos documentos. Como você já deve saber muito bem, as praias são locais públicos. Isso significa que você não pode simplesmente chegar com sua decoração e parar o local inteiro para uma cerimônia.

Para que nenhum agente municipal chegue e acabe com a festa, você precisa solicitar um alvará da prefeitura com, no mínimo, seis meses de antecedência, notificando o que vai acontecer e o tamanho do espaço que vai ocupar. Se a sua cerimônia for em uma pousada de praia, basta que o estabelecimento tenha permissão para usar aquele espaço.

Preste atenção na previsão do tempo

Se você já foi à praia no meio de uma chuva, mesmo que leve, já sabe como o vento por lá pode ser traiçoeiro. Imagine ter que lidar com isso com toda aquela decoração e as roupas refinadas! Nada agradável, não é?

Bem, para que não ocorra nenhum problema do tipo, o melhor é que você agende seu casamento na praia em épocas nas quais o tempo é mais amigável. Se for temporada de chuvas na praia que você escolheu, é melhor esperar mais um pouco para que os bem-casados não virem sopa.

Tenha consciência de que a distância também importa

Essa festa é para os noivos, mas, também, para os convidados. Se você escolher aquela praia isolada, de outro estado, longe de qualquer hospedagem e sem cobertura de internet, pode ter certeza de que a maior parte das pessoas não poderá comparecer o seu casamento.

Sendo assim, preocupe-se também com todas as questões que vão envolver a logística do evento.

Antes de solicitar o alvará, consulte seus convidados e veja o que eles pensam. Talvez eles até se lembrem de outros detalhes importantes, como a necessidade de considerar a disposição de um transporte para a decoração e o equipamento musical, bem como um espaço para abrigar os convidados durante a noite.

O casamento deve ser um dia de alegria e relaxamento, não de dor de cabeça e reclamações. Depois de conferir essas dicas, você já deve estar um pouco mais preparada para montar seu casamento na praia, certo?

Se você precisar de mais ajuda, entre em contato conosco! É só acessar nosso site e conhecer tudo o que temos de melhor para você!

1 comentário em “Casamento na praia: como lidar com a burocracia?”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]