Afinal, como é possível fazer um roteiro de viagem?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Afinal, como é possível fazer um roteiro de viagem?

Viajar por conta própria é uma opção que pode trazer mais economia e liberdade para visitar os pontos turísticos que você acha mais atraentes — mas é algo que requer bastante planejamento. Portanto, saber como fazer roteiro de viagem é essencial para que você curta seu passeio tranquilo.

É necessário tirar seus planos da imaginação e colocá-los no papel. Para tanto, analise todos os detalhes, pois uma viagem desorganizada pode se tornar um grande pesadelo.


Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para que você crie um roteiro ideal e tenha momentos inesquecíveis! Vamos lá?

Defina o objetivo de sua viagem

Antes de estabelecer os detalhes de seu roteiro, é importante pensar em qual tipo de viagem você vai fazer: um passeio em família? Algumas semanas no interior para relaxar? Ou, talvez, uma praia com uma boa estrutura e um cenário paradisíaco para esquecer o estresse do dia a dia?

A partir disso, será possível pensar nas atividades e nos pontos turísticos a serem visitados, bem como na quantidade de dinheiro suficiente para atender às suas necessidades e às de todos aqueles que estiverem com você.

Estipule seu orçamento do seu roteiro de viagem

Com seu objetivo e destino em mente, agora é hora de determinar quais recursos serão necessários para que você possa curtir sua viagem sem passar aperto. Por isso, leve em conta os seguintes pontos:

  • quanto tempo passará viajando;
  • a quantidade de pessoas que viajarão;
  • passagens de ida e volta;
  • hospedagem;
  • gastos com alimentação e transporte.

Não se esqueça de avaliar sua situação financeira para não acabar se endividando e garantir o conforto de todos. Uma boa opção é fazer uma estimativa de gastos diários por pessoa e, assim, evitar surpresas desagradáveis ou extrapolar seu orçamento.

Escolha a melhor época

Seja seu destino uma cidade ou uma praia, é preciso ficar atento a melhor época para visitá-lo. Além disso, observe as características climáticas da região para saber como arrumar sua mala ou quais pontos explorar.

O litoral é sempre melhor no verão, mas lembre-se de que a alta temporada costuma ser a mais cara e movimentada. Então, é melhor que todos estejam preparados para lidar com o volume de turistas circulando pela região.

Determine os passeios que serão feitos no seu roteiro de viagem

Com todos os pontos acima bem esclarecidos, você já pode planejar como serão seus dias. Pesquise pelas atrações turísticas mais famosas e defina quais são suas prioridades de acordo com o tempo que tem disponível para passear.

Nesse momento, é bastante comum percebermos que, provavelmente, não será possível conhecer tudo aquilo que o destino tem a oferecer — mas não se preocupe, pois isso faz parte de qualquer viagem. Daí a necessidade de se programar com antecedência e decidir quais lugares não podem deixar de ser visitados.

No entanto, lembre-se de que o roteiro é apenas um guia e não há a necessidade de ficar preso a ele; a ideia principal é saber mais sobre suas próprias condições e estipular o que é possível explorar no local escolhido. Esse planejamento também dá a possibilidade de se entregar ao imprevisível e ter uma experiência única.

Agora que você já sabe como fazer roteiro de viagem, só falta escolher seu meio de hospedagem. O ideal é optar por uma pousada que ofereça uma excelente estrutura e atendimento de alta qualidade, para tornar sua experiência um momento inesquecível! Portanto, entre em contato conosco para mais informações. Estamos esperando por você!


Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]