3 motivos para conhecer Ribeirão da Ilha

Home » Blog » 3 motivos para conhecer Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é um bairro localizado na região sul de Florianópolis, a aproximadamente 20 Km do centro da cidade.

Foi oficializado distrito em 1809 e é uma região pitoresca e bucólica de origem açoriana, com uma forte tradição de seus primeiros moradores. Com pequenas praias belíssimas e uma costa estreita, o local é conhecido por sua história e cultura gastronômica.


Se a breve descrição desse lugar sensacional ainda não o convenceu a visitar Ribeirão da Ilha, não se preocupe! Apontamos 3 motivos que farão você se apaixonar pelo destino. Confira!

1. Cultura local

Entre os bairros mais antigos de Santa Catarina, Ribeirão da Ilha mantém uma cultura rica em detalhes e construções originais de quando começou a ser povoado, lá em 1748.

Por isso, é possível reconhecer o estilo açoriano presente em diversas casas e construções coloridas.

A Igreja Nossa Senhora da Lapa, construída entre 1763 e 1806, foi visitada por Dom Pedro II em 1845. O Imperador fez uma doação de 400 mil réis para ajudar nos últimos reparos da construção que hoje é uma das mais visitadas.

Na região existem diversas praias, mas o distrito é mais conhecido por sua história e restaurantes.

2. Tradição da ostra

A principal fonte de sustento do Ribeirão da Ilha vem da maricultura. É possível ver as fazendas de ostras que se tornaram tradição no distrito.

A região tem excelentes condições de mar para a criação desse molusco, considerado um dos melhores do litoral brasileiro.

As ostras cultivadas na região são responsáveis por abastecer tanto o mercado brasileiro quanto o internacional.

Não faltam opções para quem deseja apreciar o saboroso molusco, já que o distrito abriga diversos restaurantes especializados em frutos do mar, com os mais variados preços.

3. Centro colonial

Como comentado, um dos pontos mais conhecidos e visitados de Ribeirão da Ilha é a Igreja Nossa Senhora da Lapa. Ela fica situada em uma pracinha central do distrito e levou cerca de 30 anos para ficar pronta.

Por conta de sua arquitetura centenária, foi tombada como patrimônio municipal em 1975.


Outro ponto muito conhecido é o Ecomuseu do Ribeirão, que representa a estrutura açoriana datada de 1974. O museu mantém as características da propriedade rural com uma casa, engenho de farinha de mandioca e espaço para plantação.

No centro colonial é possível conhecer mais a história da região e comprar artesanatos feitos por moradores locais.

Conversar com os habitantes mais antigos, ouvir as lendas e ver as velhas rendeiras de bilros trabalhando com suas mãos habilidosas são mais algumas das atividades incríveis para fazer em Ribeirão da Ilha. Afinal, uma região tão antiga deve ter os mais curiosos detalhes e folclore.

Como pôde perceber, Ribeirão da Ilha é uma região rica em cultura e gastronomia. Um dos locais belos e incríveis que você não deve deixar de conhecer em um passeio por Florianópolis e região.

Agora que tem 3 motivos para conhecer Ribeirão da Ilha você já pode começar a planejar sua viagem para a capital catarinense. Aproveite e comente o que achou do nosso post, apontando o que mais te atraiu no distrito.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]