Vestido para casamento na praia: veja como escolher o seu

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Vestido para casamento na praia: veja como escolher o seu

Encontrar o vestido para casamento na praia perfeito é uma das maiores dificuldades das noivas. Isso porque envolve muito planejamento, decisões difíceis, moda e muito mais. Portanto, você precisa estar muito atenta na hora de decidir o seu vestido de casamento na praia! Fique neste post para conferir super dicas para acertar no vestido de noiva para praia.

Dentre os vários detalhes que precisam ser levados em conta ao programar um casamento na praia, um deles é o que causa mais dúvida e até dor de cabeça: achar o vestido para casamento na praia que seja perfeito para a ocasião. Seja um vestido de casamento na praia longo ou curto, você precisa ter em mente o seu estilo pessoal, além do conforto e da beleza. 


Dessa maneira, a nossa primeira dica é: tenha em mente o seu gosto pessoal e não o dos outros. Muitas pessoas irão dar opinião sobre o seu vestido para casamento na praia e alguns podem discordar das suas decisões. Mas lembre-se: esse é o seu momento! Se você estiver bem com a escolha do seu vestido de noiva para praia, então tudo estará perfeito. Portanto, separe um tempo precioso no seu cronograma de casamento para lidar com as buscas e provas dos vestidos.

vestido de casamento na praia

Vestido para casamento na praia: dicas para escolher

Primeiramente, um dos pontos que você mais precisa ficar atenta é em relação às cores. Um casamento na praia pede tons mais claros, mas não é necessário ficar presa ao branco tradicional, por exemplo.

Você pode escolher cores como azul céu, rosa claro ou champagne, que trazem uma sensação de aconchego e calma e ainda são muito elegantes. Outros dois tons off-white e sofisticados são o chá e o nude. Todas essas cores são muito coringas para o seu vestido para casamento na praia, uma vez que não esquentam muito. Afinal, você não quer passar calor no seu casamento à beira-mar, não é mesmo?

Além disso, casamentos nesse estilo são feitos, geralmente, durante o dia até o final da tarde. Dessa forma, as cores claras se encaixam nesse período. Os tons mais claros são os mais escolhidos , pois combinam com a leveza do ambiente.

Quem quer fugir dos vestidos de noiva lisos pode escolher os estampados. Os modelos floridos, por exemplo, combinam muito com esse tipo de casamento.

Conheça as tendências e estilos de vestidos para casamento na praia

As tendências variam de acordo com a época e o interesse das pessoas. Todavia, quando vamos escolher um modelo de vestido para casamento na praia, precisamos identificar qual deles fica melhor em cada corpo. Assim, uma das formas de você garantir o sucesso na sua escolha é consultar estilistas para descobrir qual modelo vestiu melhor.

Vestido romântico

Os cenários que uma cerimônia na praia proporciona remetem muito ao romantismo, então, nada melhor do que optar por vestidos que tenham rendas delicadas ou bordados e pedrarias. Você ainda pode usar um top todo de renda e uma saia longa para fugir do tradicional, unindo simplicidade e conforto.

Vestido de noiva cropped

Uma das modas dos últimos anos que chegou ao vestido de noiva são os croppeds. Frescos, leves e delicados, são uma ótima opção para um casamento na praia. Você pode optar por modelos rendados, bordados ou até mesmo lisos. 

Retrô

Também conhecido como vintage, esse estilo de vestido para casamento na praia envolve uma escolha com muitas rendas, decotes nas costas e tule, deixando o visual delicado e leve — tudo com inspirações que vêm da década de 1920 e vão até a de 1970.

Vestido de casamento para praia curto

Apesar de os modelos longos serem os mais tradicionais, os vestidos curtos não deixam de ser sofisticados e charmosos, além de proporcionarem mais conforto para se locomover sem se preocupar em arrastá-lo ou sujá-lo.

Algumas noivas, inclusive, optam por usar um vestido longo para a cerimônia e retirar uma parte da cauda, a fim de curtir a festa com mais leveza. Essa é uma ótima maneira de aproveitar a versatilidade de um vestido de noiva sob medida, por exemplo. 

Vestido para casamento na praia sereia

Conhece o sereismo? Bem, resumidamente, é um conceito que envolve uma mudança de hábitos — como na alimentação — e tem elementos ligados ao mar, indo muito além da moda.

Nos vestidos de noiva desse estilo, encontramos um corte que marca todo o desenho do corpo, acompanhando sua silhueta até a metade da coxa ou joelho. Por fim, a barra se abre e cai como uma cauda de sereia. É ou não é um modelo perfeito para você usar em sua cerimônia na praia?

Escolha os tecidos mais adequados para o seu casamento na praia

Apesar de evocar um ambiente mais descontraído, casamentos são ocasiões que requerem um cuidado especial, portanto, prefira materiais mais nobres. Você pode optar por tecidos como a seda ou a musselina, que são bastante fluidos e leves, garantindo um caimento perfeito.

Além disso, essa leveza permite que as roupas se movimentem com os ventos litorâneos, dando um ar especial ao visual. Inclusive, esse movimento é perfeito para tirar fotos sensacionais. 

Para um casamento na praia perfeito, o ideal é escolher os tecidos que vão de acordo com o período do ano. Como normalmente essas cerimônias são feitas em épocas de calor, os tecidos mais leves são indicados. Contudo, à noite, como o clima costuma esfriar, leve um lenço para proteger um pouco do vento.

Dicas para um vestido de casamento na praia simples

O ambiente descontraído de um casamento na praia combina com diversas opções de acessórios. Para montar o look ideal, invista em itens que não são tão pequenos e apagados.

É importante ter atenção ao que for escolher para compor o seu vestido para casamento na praia. Devido ao fato do estilo ser mais descontraído não significa que qualquer tipo de ornamento vá se encaixar com o ambiente.

Escolha apetrechos metalizados, pedrarias e com brilho. Entretanto, tome cuidado para não exagerar na produção e desarmonizar. Para escolher o que usar, você pode pensar nas seguintes questões.

Acessórios de noiva

Outro ponto principal é: você não precisa combinar um conjunto de brincos, com pulseira, anéis e colar de apenas um elemento. O legal nas produções é combinar diversos estilos, Todavia, tome cuidado para não misturar coisas que não dão certo juntas. Portanto, faça um teste com o que você quer usar com a roupa para testar.

Uma dica para usar os apetrechos é pensar nas proporções com relação ao tamanho dos colares, brincos, pulseiras, penteado e roupa. Se você vai usar o cabelo solto, aposte em brincos maiores para se destacar. Se o vestido tiver o decote em V, escolha colares com pingentes, se o decote for reto, combine com chokers.

Identifique qual será o foco na sua produção e use o que for contribuir para isso. Se você quer destacar a região do pescoço, use brincos menores para não disputar a atenção de quem estiver olhando.

Além desses acessórios, outros itens podem ser incorporados, como as bolsas. Para compor o look, aposte nas clutch (bolsas de festa) de fibras naturais, como a de bambu, que dão um ar mais natural e que é adequado ao tema.

Como o local permite a combinação de vários acessórios, você também pode levar um chapéu, lenço e óculos escuros para usar. Isso leva mais descontração à sua produção e combina com o ambiente.

Escolha o sapato ideal para seu casamento na praia

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que usar em cerimônias nesse tipo de ambiente. Afinal, casar na praia abre diversas possibilidades para pensar nas opções do lugar onde será realizado o evento, que pode ser na praia, em uma pousada na praia, por exemplo.

Isso pode gerar muitas dúvidas nas mulheres, que têm diversas alternativas de calçados para escolher para esse evento. Mas lembre-se, não é porque o clima é descontraído que você deve escolher qualquer sapato para o casamento.

Para sanar as suas dúvidas, descubra em qual lugar será feito o casamento, busque fotos do espaço e escolha o sapato ideal. Comemorações feitas em pousadas ou tendas com piso, mesmo sendo próximas à praia, permitem a escolha de qualquer tipo de sapato de salto.

Quem não quer deixar de usar salto nessa ocasião mais descontraída, mas deseja fugir do salto fino deve optar pelos modelos anabela, pois eles proporcionam a maior estabilidade para andar em qualquer ambiente. Aposte nos sapatos de pedrarias e brilhantes, que dão um ar mais sofisticado à produção.

Erros mais comuns ao escolher o vestido para casamento na praia

Os casamentos na praia, apesar de se mostrarem muito descontraídos e com poucas regras, acabam gerando muitas dúvidas quanto à forma de se vestir. Por isso, algumas coisas devem ser evitadas. Confira quais são elas.

Maquiagem para casamento

Feitos ao ar livre, o evento está sujeito às mudanças climáticas. Por isso, opte por maquiagens que são à prova d’água. Elas evitam que a make se desfaça com a chuva ou com as lágrimas de emoção. Esses são alguns tópicos que devem ser observados para não errar na hora da produção do seu casamento na praia. Pensar neles permite que você fique mais confortável durante a cerimônia e aproveite cada momento.

Defina um dress code para o seu casamento na praia

É importante definir claramente o tipo de traje para seus convidados, pois muitos deles acabam se atrapalhando ao se vestirem para a ocasião.

Esse é o famoso dress code, o código de vestimenta que determina o que pode ser usado naquele ambiente, para os convidados, madrinhas e padrinhos. Como mencionamos, uma cerimônia em ambiente praiano traz um toque mais informal a tudo. Isso pode levar as pessoas a se vestirem de maneira inadequada.

No site ou até mesmo no convite de casamento, vocês podem indicar quais são as melhores ideias de vestidos e cores para serem usados no dia do casamento e mostrar como vai ser o ambiente, por exemplo o salão de festas.

Fale sobre o ambiente e o que mais combina, como o tipo de tecido das roupas, o sapato mais indicado e, até mesmo, se o convidado pode ir descalço. Assim os seus familiares e amigos não terão problema na hora de escolher a roupa dos convidados para o casamento.

Claro que todos vão usar o que for mais confortável e o que eles acharem que combina com o ambiente. Porém, essas dicas vão ajudar aqueles que estiverem em dúvida a encontrar o look ideal. Leve em conta todos os aspectos de sua festa de casamento e defina o dress code tanto para as mulheres como para os homens.

A escolha do visual das madrinhas também deve ser feita com cuidado para evitar que seus vestidos sejam de tons que mais parecem ser destinados à noiva. Então, curtiu nossas dicas sobre casamento na praia? Como já se sabe, a escolha do melhor vestido para casamento na praia é só um dos passos do planejamento. Se você quer saber mais sobre como organizar esse tipo de evento, assine a nossa newsletter e receba os artigos no seu e-mail.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]