Saiba por que os prazos são tão importantes na organização de casamento

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Saiba por que os prazos são tão importantes na organização de casamento

Qualquer que seja o tipo de evento, respeitar os prazos é essencial para garantir um trabalho fluído e bem-sucedido. Na organização de casamento, isso não é diferente — especialmente porque é um momento único!

Para garantir que tudo corra bem, é essencial fazer um checklist com todos os prazos referentes ao casamento, para que você tenha um melhor controle do planejamento e, especialmente, da gestão de tempo.


Se você não sabe o que incluir nessa lista, não se preocupe! Neste post, destacamos os principais pontos que devem ser considerados para o planejamento e para a realização do matrimônio. Confira quais são eles e monte o seu roteiro de prazos de forma eficiente!

Reserva do local de cerimônia

Um dos primeiros passos para a organização de casamento é garantir a reserva do local onde se deseja realizá-lo. Ao fazer isso de forma planejada, você evita pagar valores além daqueles que estavam previstos em seu orçamento.

Além disso, agir dessa forma possibilita que a cerimônia aconteça dentro do cronograma previsto. Isso é muito importante, especialmente quando colocamos em cena a questão climática.

Se você quer casar na praia, por exemplo, não despreze essa informação: caso não siga estritamente o que está em seu checklist, poderá ser obrigada a fazer uma reserva em épocas nada colaborativas, como no inverno.

Decoração

A decoração é parte essencial na organização de casamento e deve receber, por parte dos realizadores, atenção especial. Além de deixar o ambiente com o estilo dos noivos, a decoração garante beleza à ocasião, tornando-a memorável. No entanto, para alcançar um resultado inesquecível, é indispensável cumprir os prazos planejados.

Imagine a seguinte situação: o seu casamento está previsto para ser realizado no dia 30 de maio, ao pôr do sol. No entanto, a decoração do ambiente só foi iniciada após o meio dia. Caso qualquer coisa saia do planejamento, será muito difícil consertar em poucas horas.

Pensando nisso, a decoração deve ser iniciada com muitas horas de antecedência para que se possa averiguar se tudo realmente está como deveria, garantindo tranquilidade e conforto aos noivos.

Preparação dos padrinhos

Muitos noivos não levam a preparação dos padrinhos em consideração e, por conta disso, as coisas não saem como o planejado. Vale mencionar, então, que é muito importante preparar os padrinhos para que eles se comportem de maneira adequada durante a cerimônia.

Uma preparação dessas não pode ser feita em questão de horas, não é mesmo? É preciso lembrar disso na hora de montar o checklist e obedecer à data e ao prazo estabelecidos para que a cerimônia aconteça com a seriedade que merece.

Elaboração de lista de convidados e entrega dos convites

Trata-se de uma ação elementar. Afinal, é a partir da criação da lista de convidados que o casamento ganhará a forma necessária. Como exemplo, podemos citar a questão da escolha do local da celebração: é preciso alugar um ambiente que seja compatível com o número de pessoas presentes.

Embora a lista de convidados seja um dos aspectos essenciais do checklist, não menos importante é a entrega dos convites: para que os convidados os recebam a tempo de se planejarem — especialmente aqueles que não moram na cidade em que a cerimônia ocorrerá —, é preciso ficar atenta aos prazos.

Contratação de buffet

A contratação de buffet é outro elemento que você não pode desprezar quando o assunto é prazo. Já imaginou a sua celebração toda decorada, porém sem o buffet, porque o fornecedor atrasou a entrega?

Isso, além de gerar desconforto, mostra total falta de organização. O mesmo vale para outros tipos de contratações, como a do fotógrafo, cinegrafista, cerimonialista, banda etc.

Como esses são serviços entregues e prestados no momento imediatamente anterior — ou durante — à realização da cerimônia, é importante ligar com antecedência para os fornecedores, reforçando os prazos e horários estabelecidos.

E aí, já elaborou o seu checklist? Esperamos que este artigo possa ajudá-la a fazer isso. E, já que você está aqui, aproveite para continuar aprendendo sobre o assunto e leia mais sobre organização de casamento no nosso blog. Não perca as dicas!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]