Saiba mais sobre o Destination Wedding e suas vantagens

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Saiba mais sobre o Destination Wedding e suas vantagens

Você está planejando seu casamento e busca por algo diferente? Idealiza um lugar paradisíaco como uma praia de areia branquinha, mar azul e um pôr do sol deslumbrante ao fundo? Se acha impossível realizar esse sonho por não morar no litoral, então, precisa saber mais sobre o destination wedding.

Campos e regiões serranas e montanhosas também podem ser explorados nessa modalidade. Este post vai mostrar que é viável organizar e realizar a festa e a cerimônia em outra cidade.


Continue a leitura e descubra o que é essa prática, como funciona, suas principais vantagens, diferenciais e, ainda, um passo a passo sobre como organizar. Acompanhe!

O que é o Destination Wedding?

A palavra destination wedding, de origem inglesa, refere-se à prática de se casar fora da cidade em que você reside — e isso pode incluir o exterior.

São três formatos que os casais que desejam casar “fora de casa” podem adotar:

  • cerimônia íntima — que acontece durante a lua de mel do casamento civil, apenas com o casal;
  • mini wedding — na qual o casal traz apenas a família e os amigos mais íntimos;
  • destination wedding completo — a cerimônia tradicional feita no local escolhido pelos noivos.

No Brasil, os destinos mais comuns são as cidades serranas, como Campos do Jordão, e as praias de norte a sul. As possibilidades são inúmeras: vinícolas, castelos, hotéis-fazenda, fazendas, pousadas, chácara ou sítios.

Isso significa que você pode escolher algum local que marcou o seu relacionamento ou aquele tão sonhado cenário paradisíaco.

O mais importante aqui é não ficar preso ao tradicionalismo, afinal, esse estilo de casamento abre diversas possibilidades.

imagem-destination-wedding-casamento-na-praia

Quais as vantagens e diferenciais dessa prática?

Uma das maiores vantagens é que, como vocês vão viajar, a comemoração começa já na partida! Além disso, a festa não precisa durar um dia só.

Ela pode se estender por um fim de semana ou até mais dias, se você preferir.

Caso decida por um local que ainda não conheça, uma boa dica é planejar um roteiro de viagem e explorar a região. Já pensou em aproveitar a oportunidade para a lua de mel também?

Vale lembrar que tudo pode ser aproveitado com calma, já que vocês não precisarão cumprir com os compromissos sociais pós-cerimônia, em que, geralmente, se faz um almoço para se despedir dos amigos e parentes que vieram de longe, antes de o casal partir para a lua de mel.

Falando em amigos e familiares, você também poderá curtir com as pessoas que ama em um cenário diferente e ter uma cerimônia mais descontraída. Certamente, ficará marcado para sempre na memória de todos.

Caso vocês optem por realizar uma cerimônia e uma festa, a melhor opção é fazer com que todas as comemorações sejam feitas no mesmo lugar. Se for essa a escolha do casal, um hotel ou pousada também deverão ser avaliados.

Outra vantagem é a decoração, afinal, os ambientes escolhidos para o destination wedding costumam ser repletos de belezas naturais.

Ao ter um casamento na praia, por exemplo, a natureza estará a seu favor e você não precisará se preocupar com tantos detalhes para decorar o local.

Por falar neles, no próximo tópico você vai ver quais são os principais pontos que devem ser levados em conta ao planejar a realização do seu sonho. Vamos lá?

 

imagem-destination-wedding-casamento-na-praia

O que é importante considerar durante o planejamento?

O destination wedding tem ganhado força e cada vez mais adeptos. Por isso, esse estilo de casamento tornou-se a expertise de empresas especializadas em planejar e organizar o evento fora do roteiro tradicional.

Todo o planejamento deve iniciar considerando o orçamento e os possíveis locais em que você deseja realizar a cerimônia. Por isso, faça uma lista com essas possibilidade e de tudo que vocês desejam na comemoração.

É necessário checar a estrutura dessas cidades bem como a contratação dos serviços para a realização do casamento: o salão, a decoração, o buffet, os fotógrafos, o wedding planner, entre outros.

Como você não mora na cidade, é preciso cuidado redobrado na hora de escolher os fornecedores.

Para isso, você pode contratar um cerimonial, pois esses profissionais já estão acostumados a realizar esse tipo de evento. Assim, eles poderão indicar quais são os melhores serviços para o seu orçamento.

Como organizar um destination wedding?

Para organizar um destination wedding inesquecível é preciso cuidado com os detalhes e com o planejamento do evento. Como essa pode ser uma tarefa desafiadora, preparamos este passo a passo para ajudar você. Confira!

Considere os gastos

Quando falamos em considerar gastos, incluímos os valores que os seus convidados terão que arcar para participar da celebração. Por isso, o destination wedding requer muito planejamento e contato com todos os fornecedores de serviço.

Essa é uma atitude que ajuda a ter os pés no chão na hora de definir o local. Afinal, nada mais chato do que preparar um destination wedding em que os amigos e a família não conseguirão participar, não é mesmo?

Caso o casamento seja feito na praia, avalie a possibilidade de escolher uma pousada que fique à beira mar. Assim, a cerimônia e a festa podem ser realizados no mesmo local em que os convidados ficarão hospedados.

Atente para a estrutura do local

Na hora de fechar o contrato, vá com calma! O casamento é uma data importante e muitas noivas se empolgam na hora de definir o lugar, mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem.

Primeiramente, verifique a estrutura do lugar.

Verifique se a cozinha está preparada para receber os seus fornecedores, se há possibilidade de montar uma estrutura em caso de chuva e nas questões de acessibilidade em caso de convidados idosos ou com mobilidade reduzida.

Outro ponto importante

a ser considerado é as vias de acesso até o local. É fácil chegar por meio de estradas? Os aeroportos são próximos? A rede hoteleira é satisfatória?

Faça uma viagem até o local

Com o plano orçamentário definido e a região escolhida estudada, chegou a hora de conferir de perto se o local é realmente uma boa opção.

Falando nisso, essa é mais uma vantagem de realizar um destination wedding no Brasil, já que fica mais fácil organizar uma viagem nacional.

Conheça o local da cerimônia, os possíveis fornecedores e verifique de perto toda a estrutura (como cozinha e banheiros).

Além disso, não deixe de marcar um encontro com o responsável pelo cerimonial. Assim, ele poderá explicar como tudo será feito no grande dia.

Converse com as pessoas, peça dicas e conselhos sobre a temperatura e volume de chuvas de cada estação. Faça a degustação do cardápio e visite o hotel em que os seus convidados ficarão hospedados.

Escolha a época certa

Quando o assunto é destination wedding, o cuidado com a escolha da data deve ser redobrado.

Períodos chuvosos e de calor ou frio excessivo devem ser descartados. A sazonalidade também deve ser considerada: o destino pode ser muito agitado na alta temporada, portanto, dê preferência ao período mais tranquilo.

Os horários também devem ser analisados com cautela para que o fotógrafo e o decorador consigam aproveitar a iluminação da melhor forma para eternizar todos os momentos.

A cerimônia também deve ter um tempo hábil para que os seus convidados consigam se organizar para a viagem. Por isso, faça uma pesquisa para agendar a comemoração na melhor época do ano.

Converse com especialistas

Como citamos ao longo do post, o mercado já conta com cerimonialistas com experiência no destination wedding.

Procure na sua cidade, região ou na localidade escolhida os profissionais que podem auxiliar na organização da sua festa. Como eles costumam realizar festas em vários lugares, eles não precisam, necessariamente, ser da sua cidade.

Alguns resorts e agências de viagens já contam com esse serviço, por isso, procure se informar. Essa é uma ajuda indispensável para que tudo saia conforme o esperado.

imagem-destination-wedding-casamento-na-praia

Como fazer um destination wedding na praia?

O cenário natural já compõe parte da decoração da comemoração. Normalmente, esse tipo de cerimônia é organizada ao ar livre e isso faz com que a atenção com o clima seja redobrado. Todos sabem que praia não combina com chuva!

Com relação à decoração, opte por plantas que resistam ao calor e por itens que sejam mais pesados — afinal, ventos fortes fazem parte do clima praiano.

Conchas e estrelas do mar também ajudam a compor um belo cenário. Já com relação as cores, opte por cores claras e vivas, que vão se destacar e combinar com arranjos florais.

Onde fazer o destination wedding?

Existem diversos destinos que podem ser escolhidos para fazer o casamento, especialmente as praias brasileiras.

Para ajudar você a escolher um lugar no Brasil para a sua comemoração, listamos os locais mais procurados e mais bonitos para uma cerimônia perfeita! São eles:

Todos esses lugares reúnem beleza e conforto para a realização do seu casamento na praia. Além disso, vocês ainda poderão conhecer as regiões antes de trocar as alianças. Vale à pena!

Se você colocar na ponta do lápis, vai ver que um destination wedding mais intimista pode sair mais em conta do que uma grande e tradicional festa de casamento.

Considere essa opção e tenha uma cerimônia inesquecível! Caso você queria realizar o casamento e a festa, opte por locais que poderão oferecer mais comodidade para ambos os eventos.

Casar com a pessoa amada e comemorar esse dia em um local paradisíaco é o sonho de muitas pessoas — e ele pode estar muito mais perto do que você imagina!

E você? Já está planejando o seu destination wedding e quer receber outras dicas sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas a novidades!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]