Votos de casamento: como e o que escrever

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Votos de casamento: como e o que escrever

Os votos de casamento são palavras e promessas trocadas entre os noivos durante a cerimônia de casamento. Sendo assim, são uma das partes mais emocionantes do casório, levando convidados e noivos às lágrimas. 

O objetivo dos votos de casamento é transmitir todo o sentimento e amor que existe entre o casal. Portanto, para escrevê-los é necessário calma, paciência e inspiração. É por isso que criamos este post, para ajudá-lo na hora de elaborar os votos de casamento mais sinceros e românticos!


imagem escrevendo os votos de casamento

Como fazer os votos de casamento

Traduzir sentimentos em palavras é um processo complicado, principalmente se você não está adaptado a escrever textos sentimentais. É uma tarefa que exige esforço para alguns e, por conta disso, há quem adie até o último momento. Ou, pior: copie votos de casamento prontos da internet! 

Já vamos deixar claro que essa é uma das piores opções para os seus votos de casamento. Afinal, o texto torna-se completamente clichê e não reflete o seu amor pela pessoa amada. Leve em consideração: é melhor escrever um voto de casamento pequeno, mas sincero, do que um texto copiado do Google, certo?

Nesse sentido, a nossa primeira dica para elaborar os votos de casamento é planejar com calma. Durante o seu cronograma de casamento é importante que separar um tempo para pensar no que deseja escrever. Escrever os votos de casamento às pressas pode fazer com que você se arrependa depois! Não deixe para a renovação dos votos o que você deveria ter expressado na cerimônia!

Portanto, pense com calma nas histórias que marcaram o casal e nos motivos que fizeram você querer se casar com a pessoa ao seu lado. Esses motivos por si só já são fortes o suficiente para construir votos de casamento emocionantes! Começar falando sobre o momento em que se conheceram, se foi sem querer ou sobre quem se apaixonou primeiro já é um ótimo início de texto!

O que você pode escrever nos votos de casamento

  1. Comece falando como vocês se conheceram e demonstre que esse foi um momento de virada na sua vida;
  2. Conte alguma história engraçada sobre o início do relacionamento;
  3. Realce sentimentos que você vivencia ao lado da sua pessoa amada;
  4. Pense em como você amadureceu estando ao lado do seu par;
  5. Dedique algo importante da sua vida para o seu noivo ou noiva.

Por fim, assista alguns exemplos de votos de casamento para se inspirar!

O que falar na hora dos votos de casamento

Uma das maiores dúvidas que surge na cabeça dos noivos é o que falar na hora dos votos de casamento. Além de se declarar para a pessoa amada, é importante reforças os planos que vocês têm para o futuro. Ou seja, diga por que você deseja estar ao lado da pessoa. Fale das coisas mais cotidianas às mais distantes, o importante é expressar como se sente.

Não se preocupe em parecer um pouco fora da realidade, os votos de casamento servem para você dizer ao mundo quais são suas expectativas para essa nova fase. Ter planos é lindo, independente do tamanho deles! Sendo assim, se um dos maiores planos do casal é construir um quintal na casa nova, perfeito. Se é viajar o mundo, ótimo. Tanto faz o tamanho da realização, o importante é estar junto da pessoa amada em um casamento perfeito.

imagem após os votos de casamento

Fuja dos clichês

Autenticidade é tudo nesse momento! Pensar em como fazer os votos de casamento é refletir sobre a maneira de falar do seu amor, e isso é algo tão subjetivo. Dessa maneira, não existe uma fórmula para os votos de casamento perfeitos. A pessoa ao seu lado merece ouvir frases ditas especialmente para ela. Como dissemos: nada de votos de casamento prontos! Use-os, no máximo, para se inspirar.

Ainda que você deseje que o momento seja mais clássico, é possível ser tradicional sem ser clichê. Basta saber usar as palavras certas e escrevê-las com muito carinho.

Seja breve e caprichoso(a)

Prender a atenção das pessoas é uma tarefa muito difícil. Quanto mais longo for o seu discurso, maior é a tendência de os convidados perderem o interesse. Pense muito ao escolher as palavras certas, portanto seja breve e conciso. Sabemos que nessas horas dá vontade de se perder nas palavras e acabar viajando, mas é preciso pensar nos convidados também, não é mesmo?

Para isso, tenha capricho na seleção das histórias e das coisas que você dirá. Por exemplo, não é necessário descrever em detalhes qual foi o sabor do sorvete que vocês tomaram no primeiro encontro. Tome cuidado com esse quesito. Contudo, você também não precisa sair correndo e começar a falar e sequer respirar. Não corra com o seu discurso. Por fim, aproveite o momento especial.

Votos de casamento tradicional: inspire-se em textos de poetas e escritores

Para ajudar a expressar os sentimentos em palavras, é válido se inspirar em textos de grandes poetas e escritores. Isso ajuda a organizar as emoções e a encontrar as palavras certas para comover o seu amado. Nesse sentido, trechos de músicas, filmes, séries e poesias que fazem parte da história do casal também são interessantes para compor as passagens dos seus votos. Mas, acima de tudo, é importante manter a originalidade, pensando na trajetória dos noivos.

Por isso, não copie textos prontos e faça as citações adequadamente. Coloque a sua essência, o seu estilo e os seus verdadeiros sentimentos na hora de elaborar os votos de casamento.

Votos de casamento para o noivo

Muitas vezes, os noivos têm mais dificuldades de escrever sobre os seus sentimentos. Infelizmente, homens em nossa sociedade ainda não sabem como lidar com os seus sentimentos e isso acaba dificultando na hora de escrever os votos de casamento. Pensando nisso, decidimos dar algumas dicas especiais para os votos de casamento para o noivo.

Uma boa forma de começar os votos de casamento é listar as qualidades do seu par. Ou seja, identifique as características que você admira na sua parceira (ou parceiro) e os motivos que fizeram você se apaixonar por ela. Descreva o quanto a pessoa que você escolheu para compartilhar os momentos pelo resto da sua vida a ajuda a ser melhor todos os dias e mostre como ela a faz feliz.

Também é interessante citar alguns defeitos e manias do seu companheiro nos votos de casamento. Claro que isso precisa ser ressaltado de forma descontraída, demonstrando que você a ama e o aceita do jeitinho que ela é.

imagem de casal recém casados

Votos de casamento da noiva

Assim como os votos de casamento do noivo, os da noiva podem começar listando as características especiais do par. Na verdade, não existe nenhuma diferença entre os votos de casamento da noiva e do noivo. O que vai diferenciar é o estilo de texto de cada um e os momentos que serão destacados.

Um dos problemas que mais acontecem na hora dos votos de casamento é o nervosismo. Sendo assim, é bom estar bem preparado, com as ideias organizadas e as palavras na ponta da língua. Apesar disso, tentar sair do automático e ser autêntico é bem importante! Fale do seu jeito, coloque a sua personalidade nas palavras, faça brincadeiras e use apelidos carinhosos.

Ser sincero e original torna o momento ainda mais emocionante e único. Assim, tanto os convidados como o noivo ficarão atentos às suas palavras e não conseguirão conter a emoção.

Deixe a emoção surgir

Em um momento tão genuíno e especial, não contenha as suas emoções. Deixe que os sentimentos apareçam por meio de palavras, gestos, tom de voz e fisionomia. Afinal, a maior beleza dos votos de casamento está na sinceridade das emoções.

Permita que o coração guie o casal, não esconda o quanto está feliz e apaixonada. Não é hora de ter vergonha. Pelo contrário, esse é o momento de celebrar e demonstrar o amor que você sente pelo seu companheiro! Não se preocupe com julgamentos. Em um momento tão especial, os convidados não terão tempo para isso, pois estarão ocupados demais admirando o sentimento tão bonito dos noivos.

Votos de casamento: é preciso praticar!

Falar em público requer treino como muitas outras atividades. Sendo assim, é muito importante que os noivos treinem antes dos votos de casamento. Seja na frente de um espelho ou falando os seus votos para um amigo ou familiar. Imagine só: o clima estará perfeito, um casamento no pôr do sol ou em uma tradicional e bela igreja. O momento será único, portanto, pratique muito para não cometer erros! Certifique-se de ter várias cópias do texto para evitar esquecimentos. Se você estiver treinado, as chances de ficar nervoso no momento são menores.

Casamento na praia é uma ótima escolha

Para quem deseja sair do tradicional, o casamento na praia é uma ótima opção para os noivos. Além disso, conta com um grande diferencial: o mar e o céu como testemunhas! O cenário natural por si só já é maravilhoso, mas imagine tudo isso com a decoração dos seus sonhos? Considerar essa possibilidade para esse momento tão especial é muito importante.

Apesar de exigir muito planejamento, é possível escolher um local para casamento confortável, aconchegante, que ofereça praticidade e serviços de qualidade. O ambiente influencia, e muito, o clima e as emoções do grande dia. Por isso, pode tornar os votos de casamento ainda mais especiais e inesquecíveis.

Confira a seguir, mais algumas das vantagens de casar na praia!

imagem de casal fazendo votos de casamento na praia

Cerimônia mais descontraída

Um casamento na praia acaba sendo uma cerimônia mais descontraída. Ao ar livre e com um cenário de belezas naturais, o evento permite trajes mais leves e produções mais simples.

A maioria das igrejas é séria, sofisticada e cheia de regras. Por isso, demandam grandes produções, maquiagens para casamento carregadas e trajes pesados. Sem contar que algumas delas têm muitas restrições, que podem interferir no horário desejado para a cerimônia e na decoração escolhida pelo casal, por exemplo.

Já o casamento na praia dá uma certa liberdade aos noivos, que podem fazer a cerimônia do jeitinho que sempre sonharam. Há uma gama de possibilidades que permite trazer mais personalidade ao grande dia.

Luz natural favorável

O cenário de uma praia não é nada menos que um mar deslumbrante, um céu azul e um pôr do sol maravilhoso. Só essas belezas da natureza já deixam o ambiente magnífico para uma cerimônia. O simples, muitas vezes, é mais. Um lugar com tanta beleza e uma luz natural favorável é perfeito para celebrar o amor.

Essas maravilhas também transmitem paz, tranquilidade e outros bons sentimentos aos noivos e convidados. Isso contribui significativamente para que a declaração dos votos de casamento seja ainda mais emocionante.

Fotos incríveis para casamento na praia

Se o sonho do casal é ter registros incríveis desse dia mais que especial, realizar o casamento na praia já é meio caminho andado. Afinal, com tantas maravilhas da natureza e uma luz livre de sombras e obstáculos, fica fácil tirar fotos sensacionais.

Com esse cenário descontraído e espetacular, dá para arriscar diversas poses divertidas e criativas. Isso também permite que os noivos façam os registros com mais originalidade e personalidade.

De qualquer forma, é importante contar com uma equipe de fotografia para casamento especializada. Ela conseguirá registrar os melhores momentos pelos ângulos mais favoráveis, além de aproveitar ao máximo a iluminação e as belezas naturais.

Diversidade na decoração

Apesar de a praia ser um cenário muito lindo para realizar um casamento, a decoração não é dispensável. A vantagem é que, escolhendo esse lugar, há infinitas possibilidades para deixá-lo do jeitinho que os noivos sempre sonharam. Sendo assim, a decoração do casamento na praia pode ser de vários estilos: rústica, simples, romântica, elaborada, colorida ou com muitas flores. O importante é que o local fique cheio de personalidade e consiga transmitir a essência do casal.

Seguindo essas dicas, você descobrirá como fazer os votos de casamento e verá que essa pode ser uma tarefa mais simples do que pensava. Assim, diante de tantos benefícios, é importante que o casal considere a possibilidade de casar na praia.

Casamento na praia em Florianópolis

E temos uma ótima notícia para você: é possível sim conciliar conforto, beleza e comodidade em um só lugar! Com um cenário maravilhoso, a Pousada dos Sonhos oferece serviços de qualidade e torna esse momento ainda mais único, especial e romântico. O local oferece hospedagens com desconto para os hóspedes e preços ótimos para você se casar em Jurerê.

Aproveite para solicitar um orçamento de casamento e conferir as datas disponíveis para o seu momento especial. É com essa nossa última dica que encerramos o post sobre votos de casamento! Gostou do nosso post? Quer saber como realizar os seus votos de casamento na praia com planejamento e praticidade? Entre em contato conosco e confira as nossas opções! Será um prazer ajudar!

1 comentário em “Votos de casamento: como e o que escrever”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]