Saiba quantos padrinhos de casamento você pode convidar

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Saiba quantos padrinhos de casamento você pode convidar

A missão de escolher quais e quantos padrinhos de casamento convidar para a cerimônia pode ser difícil para os noivos. Afinal, alguns pontos devem ser levados em consideração, como proximidade, afeto, importância e presença. Sendo assim, decidimos criar um guia completo para você entender tudo sobre a importância dos padrinhos (e madrinhas) na hora do casório!

Primeiramente, vamos tirar todas as dúvidas em relação a quantos padrinhos de casamento você pode convidar, além de como formalizar esse convite. Depois, queremos contar para você a importância dessas pessoas no seu casório e um passo a passo de como tomar as decisões corretas. Vamos lá?


Quantos padrinhos de casamento convidar?

Diferente do que pensam, não existe uma regra de quantos padrinhos de casamento convidar. Você pode simplesmente convidar um padrinho e uma madrinha, bem como escolher 5 padrinhos e 5 madrinhas. Essa é uma decisão pessoal, que cabe exclusivamente aos noivos. 

Alguns pontos importantes para serem levados em consideração na hora de decidir quantos padrinhos de casamento convidar:

  1. A proximidade com essas pessoas: os padrinhos são pessoas muito próximas, que estão sempre ali para ajudar o casal. Não convide apenas por educação;
  2. Leve em consideração o espaço do altar no local da cerimônia. Não convide 7 padrinhos e 7 madrinhas em um lugar que cabe apenas 10 pessoas. Ou você correrá o risco de deixar todos estressados e ainda ter uma cerimônia não harmônica.

Mas fique atento: isso serve para cerimônias de casamento e não para o casamento civil em si. Nessa modalidade, é obrigatória a presença de duas testemunhas para que a união seja validada. Além das testemunhas, é permitido que você convide dois padrinhos para este dia especial. Os noivos também podem optar por colocar os padrinhos como testemunhas.

Portanto, no casamento religioso não existe um limite de padrinhos e madrinhas. Porém, vale sempre ter bom senso e pensar em todas essas pessoas com carinho, para não errar na decisão.

Como funciona a escolha dos padrinhos de casamento?

Antigamente, a escolha dos padrinhos de casamento passava também pelo crivo dos sogros e sogras. Eram eles que decidiam a importância de padrinhos e madrinhas. Hoje em dia, essa já não é mais uma prática usual, sendo responsabilidade dos noivos tomar a decisão.

quantos padrinhos de casamento convidar
Madrinhas de casamento na praia. Foto por: @comoverfotografia

Sendo assim, separamos um passo a passo de como escolher os padrinhos e madrinhas do seu casamento:

  1. Pense nos amigos que mais estiveram presentes na sua vida como um todo. Aquela pessoa que sempre lhe aconselhou e se mostrou disponível nos dias difíceis. 

  2. Depois, leve em consideração os amigos e amigas mais próximos do casal, aqueles que sempre foram responsáveis por dar conselhos e ajudar. 

  3. É preciso que padrinhos e madrinhas sejam pessoas confiáveis, então nada de escolher uma pessoa que você ainda não construiu uma boa relação.

  4. Não tome a sua decisão com base na opinião de outras pessoas. O seu padrinho e a sua madrinha com certeza serão pessoas as quais você tem muito afeto.

  5. Não sinta culpa por não ter chamado aquele (a) amigo (a) próximo (a). Afinal, não tem como você chamar todas as pessoas que gosta para serem padrinhos e madrinhas, certo?

Como convidar os padrinhos de casamento?

Quanto tempo antes se convida os padrinhos de casamento?

Não existe um tempo correto para convidar padrinhos e madrinhas. Mas é importante ter bom senso: envie com pelo menos 6 meses de antecedência para que eles possam se organizar. Você também pode enviar junto com o convite alguns presentes para os padrinhos.

Pode separar casal para ser padrinho de casamento?

Sim, não existe nenhum impedimento para isso, ainda mais se forem apenas namorados. É comum isso ocorrer quando é um relacionamento ainda recente. Mas é educado explicar para o casal a decisão, afinal, eles se sentirão confortáveis em saber que não é nada pessoal. 

Precisa de padrinho no casamento civil?

Para o casamento civil, é necessário ter pelo menos duas pessoas que serão as testemunhas. Além disso, podem participar mais duas pessoas, dependendo do cartório. Você pode considerar as suas testemunhas como padrinhos e madrinhas.

Regras para ser padrinho no casamento civil?

A única exigência nesse caso é que padrinhos e madrinhas tenham mais de 18 anos. Além disso, não é necessário que as duas testemunhas sejam um casal, podendo ser qualquer pessoa que tenha algum vínculo com os noivos.

Pode entrar padrinho e madrinha sozinhos?

Muitas pessoas têm dúvidas quando não há um par para entrar com o padrinho ou a madrinha. A verdade é que isso não precisa ser um problema para a sua cerimônia!

Por exemplo, você pode optar pelos seus padrinhos ou madrinhas entrarem separados e não em casais como o habitual. Assim, os padrinhos entram primeiro em um grupo e depois as madrinhas.

madrinhas de casamento
Madrinhas de casamento. Créditos: Zanaposh.

Uma alternativa é perguntar também aos padrinhos ou madrinhas se eles se importam de entrar sozinhos. Alguns de seus amigos não terão problemas nisso e até se aproveitarão da situação. É o caso de padrinhos e madrinhas que entram com plaquinhas divertidas, como “Procura-se um par”. É claro que isso vai depender do tom do seu casamento, mas se for algo mais leve e divertido, pode super combinar. 

Por fim, para os mais tradicionais, existe a opção de colocar as madrinhas como damas de honras adultas (ou demoiselle). Essa é uma figura ainda pouco conhecida nos casamentos brasileiros, mas já é tradicional em casamentos estadunidenses, por exemplo. A demoiselle é uma espécie de conselheira da noiva, sendo uma amiga bem próxima (ou até mesmo a melhor amiga). Em casamentos no exterior, ela pode até mesmo usar um vestido de madrinha parecido com o da noiva e portar um buquê. Sendo assim, é uma ótima substituição para quem tem uma madrinha solteira que não deseja entrar sozinha!

E é com essa nossa última dica que finalizamos o post sobre quantos padrinhos de casamento convidar. Esperamos ter tirado todas as dúvidas, mas você pode nos deixar um comentário que prontamente iremos lhe ajudar. Além disso, confira nossos outros posts e nossas redes sociais para continuar atualizado! 

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]