Pousada - Hotel em Jurerê de Frente para o Mar

Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

Na hora de se preparar para as férias, é muito bom sonhar com uma praia paradisíaca, não é verdade? Assim, Florianópolis é o destino perfeito para quem quer desfrutar de momentos relaxantes sentindo a brisa do mar.

As praias de Jurerê e Jurerê Internacional são ótimas escolhas, mas tem muita gente não sabe a diferença entre as duas, o que é totalmente compreensível. Vamos descobrir no que elas são diferentes? Confira!

Um pouco da história de Jurerê

Antes de explicar as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional, é fundamental compreender um pouco da história do bairro.

Na verdade, toda a área que hoje compreende os dois bairros era conhecida como Praia do Forte. Acontece que na década de 50, um pequenos grupo de empresários gaúchos e catarinenses vê um grande potencial da região e resolve comprar toda essa área.

Esse grupo começa um processo de loteamento e de desenvolvimento dessa área, começando por uma parte, que hoje é a praia de Jurerê. Por isso muita gente chama de Jurerê Tradicional ou Jurerê Velha.

Uma curiosidade: Como dito antes, toda a região era conhecida como Praia do forte. Após a compra dessa área, o grupo de empresários divide em lotes e começa a comercializá-los. Para isso, foi criada uma Imobiliária que se chamava Jurerê.

Como a maioria das pessoas eram de outras regiões da cidade e pagavam as parcelas dos lotes pessoalmente na Imobiliária Jurerê, os mesmos diziam que iriam para Jurerê (imobiliária) para acertar os pagamentos. Assim, o bairro muda de nome e passa a se chamar Praia de Jurerê.

imagem-antiga-praia-jurere

O que muita gente não sabe, é o que o renomado arquiteto Oscar Niemeyer fez o projeto de Jurerê. Isso porque, um integrante desse pequeno grupo de empresários tinha contato direto com o famoso arquiteto.

Se destacam, até os dias de hoje, as alamedas de Jurerê, que são áreas públicas de acesso à praia. Essas alamedas foram idealizadas e projetadas por Oscar Niemeyer, com a premissa de serem um acesso social à praia.

Até hoje as alamedas são a marca registrada dos dois bairros.

Já na década de 70, um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, a Habitasul, compra a área de Jurerê que ainda não tinha sido loteada e desenvolvida. 

A Habitasul então cria um projeto diferenciado para essa parte, faz o loteamento e cria um padrão para as construções além de outras coisas. A Habitasul então denomina essa área de Jurerê como “Jurerê Internacional”.

Portanto, a praia de Jurerê é uma só, o que acontece é que bairro foi dividido em duas partes, o mais antigo e tradicional (Jurerê) e o mais novo (Jurerê Internacional). Inclusive não há nem mesmo uma divisão física entre os dois bairros.

Como são as praias de Jurerê e Jurerê Internacional

As duas praias se localizam ao norte da Ilha de Florianópolis. A primeira é situada no bairro nobre do Jurerê e é uma praia bastante visitada, com águas tranquilas e mornas. É um balneário tradicional na região, com moradores antigos e muita comida típica.

Jurerê Internacional é um empreendimento imobiliário com uma estrutura que une residencial e resort. O loteamento tem uma urbanização planejada e conta com mercados, shoppings, restaurantes e muita vida noturna.

Jurerê x Jurerê Internacional

É difícil escolher entre dois paraísos tropicais, mas existem fatores que diferenciam um bairro do outro e que podem ajudar você a decidir qual delas prefere. Saiba mais!

Localização

Jurerê e Jurerê Internacional estão localizadas entre a Praia de Canasvieiras e a Praia do Forte. Antes de surgir o empreendimento de luxo, toda a região era conhecida apenas como Jurerê. Atualmente, a localização é tão próxima uma da outra que não há uma divisa natural entre as duas, mas logo dá para perceber que ambas são bem distintas.

imagem-praia-jurere-florianopolis

Público

Esse é um dos fatores que começam a diferenciar Jurerê e Jurerê Internacional. A primeira possui lindas casas de veraneio e é muito aproveitada pelos turistas pela tranquilidade e temperatura amena das águas. É ideal para relaxar com a família.

Já a segunda é para quem busca muita badalação. Jurerê Internacional é bastante conhecida pelas celebridades que vão curtir as festas no local em meio a shows nacionais e internacionais, casas noturnas com DJs famosos e restaurantes sofisticados.

Sofisticação e hospedagem

Jurerê Internacional tem algumas das casas mais luxuosas do Brasil e atrai brasileiros e turistas pelos restaurantes, beach clubs e outros estabelecimentos sofisticados que tornam a praia parecida com Miami Beach. Com tudo isso, a hospedagem tem um valor mais elevado: na alta temporada essa praia tem um dos metros quadrados mais caros do país.

Como um contraponto mais relaxante, a praia de Jurerê possui valores mais acessíveis para se hospedar. Se o seu objetivo não é esbanjar dinheiro ao lado de celebridades, essa praia oferece toda a beleza e tradição cultural do norte da ilha por um orçamento que dá para fazer a família toda se divertir.

Melhores temporadas

A alta estação, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, é lotada em Florianópolis. Para quem quer curtir as baladas de Jurerê Internacional, essa é a melhor época. No entanto, se você busca tranquilidade aproveite o calor do verão de fevereiro a março, um período mais calmo e mais barato.

Também não há problemas caso você queira curtir a Ilha da Magia nos períodos mais frios — como no outono (maio a junho) ou no inverno (junho a setembro). Uma programação mais romântica combina muito com esse clima e sempre há o que fazer.

E então, já deu vontade de viajar? Vale apenas lembrar que alugar um hotel ou pousada pertinho da praia deixa tudo mais fácil para que você possa desfrutar as belezas naturais. Quer saber mais sobre Florianópolis? Confira nosso guia cultural completo sobre Florianópolis!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Pousada dos Sonhos

Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

16:59

Publicado em: 22/01/2018  -  Arquivado em: Pousada dos Sonhos


2 comments

Lucy de Almeida Barros

01/02/2018em11:09

Gostei muito do artigo e adoro Jurerê! A Pousada dos Sonhos é encantadora e seus funcionários, sempre gentis e atenciosos!

pousada

02/02/2018em11:03

Muito obrigado pelo seu comentário, Lucy. Foi um prazer recebê-la, e esperamos ver você aqui novamente em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Translate »