Praia do Santinho: conheça as inscrições rupestres do Costão do Santinho

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Praia do Santinho: conheça as inscrições rupestres do Costão do Santinho

Você é do tipo de pessoa que visita um lugar não somente pela sua beleza, mas também pelas referências históricas, culturais e sociais que ele pode oferecer? Se você faz parte desse time de turistas, a Praia de Santinho é o destino certo para você.

Localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, o local não chama atenção somente pela sua paisagem paradisíaca, seu mar de águas azuis, sua areia branquinha, suas ilhotas e áreas verdes.


Na Praia do Santinho é possível enriquecer seu repertório cultural e histórico a partir da visita às inscrições rupestres do Costão do Santinho que se pode encontrar no lugar. Vamos conhecer um pouco mais desse museu a céu aberto? 

História das inscrições rupestres do Costão do Santinho

Além de ter um mar calmo, perfeito para quem está iniciando no surf, no costão da Praia de Santinho é possível aos visitantes apreciar e conhecer um pouco da história da cidade.

No lugar, podemos encontrar desenhos e pedras rupestres feitas, de acordo com os estudiosos, entre mil a quatro mil anos pelos povos antigos. Há associações que indicam que foram os povos sambaquis. Tratam-se de inscrições marcadas em lugares como rochas e pontos elevados, como paredões, penhascos e costões. Incrível, não é mesmo? 

Convém ressaltar que há divergências quanto reais autores das figuras rupestres. De um lado, temos cientistas que defendem que se trata de um legado deixado pelos chineses que, em contato com as tribos indígenas pré-coloniais, passaram a interferir no processo de confecção de equipamentos de pesca e cerâmica.

Do outro, temos filósofos que contestam tal versão, insistindo na impossibilidade de definir a autoria para as referidas referências históricas. Se foram os chineses, ou não, as inscrições são muito interessantes e permitem que a gente volte no tempo. Não deixe de conhecê-las, certo? 

Trilha para conhecer as figuras rupestres de Santinho

Se você deseja conhecer as inscrições rupestres com muita aventura e beleza para os seus olhos, é possível fazer trilhas, como a do Morro das Aranhas. O tempo de percurso é de uma hora e você vai caminhar por cerca de 2,2 km. Por apresentar grau de dificuldade médio, pode ser a atividade perfeita para você fazer em família.

Durante o trajeto você não vai apenas conhecer o Costão do Santinho e as suas inscrições rupestres, mas locais como mata fechada, praias e fontes d’água, entre outros atrativos.

Dessa forma, quando for fazer a trilha, não esqueça de levar água, colocar uma roupa leve e, se for de mochila, coloque o mínimo de bagagem possível para aproveitar cada minuto.

Outras atrações próximas à praia

Como você viu, é possível conhecer as inscrições rupestres do Costão do Santinho com muito estilo e aventura. Além dessa atividade, você pode fazer mergulhos na região, praticar surf, jogar frescobol à beira-mar, assim como também visitar parques ecológicos e conhecer a culinária local. Atrações não vão faltar para tornar a sua viagem rica e agradável.

E aí, gostou deste artigo? Esperamos que sim! Já que você está aqui, curta a nossa página no Facebook e receba artigos incríveis diretamente em sua timeline. Contamos com você!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]