O melhor da vida à  beira mar de Jurerê

Passeios em Florianópolis: confira os melhores roteiros culturais!

Além da beleza natural e cenários paradisíacos, é possível encontrar diversas opções de passeios em Florianópolis. A capital catarinense é uma ótima opção para quem busca um roteiro recheado de história e muita cultura.

Os primeiros habitantes da Ilha da Magia foram os índios tupi-guarani e, no início do século XVI, os imigrantes açorianos chegaram à região. A herança dos colonizadores pode ser vista na arquitetura do centro histórico e no artesanato típico exposto nas feiras que acontecem pela cidade.

Neste artigo, separamos os melhores roteiros culturais para que você possa desfrutar o melhor que Florianópolis tem a oferecer. Continue a leitura para conferir!

Vilas Açorianas

Com as casinhas coloridas e geminadas, a arquitetura e os costumes deixados pelos imigrantes portugueses são preservados à beira-mar.

No bairro de Santo Antônio de Lisboa podemos encontrar o artesanato da Casa Açoriana, o casario e a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, palco da Festa do Divino.

Em Ribeirão da Ilha encontramos ótimos restaurantes locais, que têm como estrela de seus cardápios as ostras fresquinhas. Além disso, as casas da região são ainda mais preservadas.

Casa da Alfândega

Com suas instalações em um prédio neoclássico, erguido em 1875, a Casa abriga o Centro da Cultura Popular Catarinense, reunindo o trabalho de cerca de 400 artesãos de todos os cantos de Santa Catarina. Enquanto você visita o local, pode acompanhar as técnicas de trabalho empregadas na confecção das peças.

Fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Fortalezas espalhadas pela cidade

Dentre as principais fortalezas da cidade, destacamos:

Todas elas cobram uma taxa de entrada de R$ 8 e funcionam da seguinte maneira: alta temporada (janeiro a março), das 9h às 18h; baixa temporada (abril a dezembro), das 9h às 18h. Pode haver alguma alteração no horário de funcionamento, então vale checar o site das Fortalezas antes de visitá-las para mais informações.

Museu Histórico de Santa Catarina

Localizado no centro histórico de Florianópolis, o Palácio Cruz e Sousa, construído em 1785, funcionou como o centro administrativo da cidade até 1984. Possui ricos acervos arquitetônicos, arqueológicos, arquivísticos, bibliográficos e museológicos.

De terça a sexta, funciona das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Os ingressos custam R$ 5 e é possível agendar previamente uma visita com mediação. Aos domingos, a entrada é franca.

Lagoa da Conceição

Localizada no centro geográfico da Ilha da Magia, há diversas opções de hostels, restaurantes, núcleos de artesanato, bares e baladas — sendo uma excelente opção para aproveitar a vida noturna da cidade.

Também é local de práticas como windsurf e stand-up paddle.

Ilha do Campeche

Fica na costa leste de Florianópolis e é um passeio imperdível por ser a única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Isso porque possui mais de 100 petróglifos distribuídos em 10 sítios arqueológicos.

Além disso, tem um rico ecossistema cercado por costões e morros de Mata Atlântica. O acesso à ilha pode ser feito por meio de um barco que sai da praia da Armação (opção mais barata), da Barra da Lagoa ou da praia do Campeche.

E então, curtiu saber mais sobre os passeios em Florianópolis? Aproveite e compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também descubram os encantos da região, que vão além das praias paradisíacas!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Pousada dos Sonhos

Passeios em Florianópolis: confira os melhores roteiros culturais!

17:27

Publicado em: 07/02/2018  -  Arquivado em: Dicas de Lazer e Passeios


Ainda não há comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Translate »