Passeios em Florianópolis: confira os melhores roteiros culturais!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Passeios em Florianópolis: confira os melhores roteiros culturais!

Além das belezas naturais, das famosas baladas e de cenários paradisíacos, é possível encontrar diversas alternativas de passeios em Florianópolis.

A capital catarinense é uma ótima opção para quem busca um roteiro recheado de história e de muita cultura.


Os primeiros habitantes da Ilha da Magia foram os índios tupi-guarani e, no início do século XVI, os imigrantes açorianos chegaram à região.

A herança dos colonizadores pode ser vista na arquitetura do centro histórico e no artesanato típico exposto nas feiras que acontecem pela cidade — isso sem falar de sua incrível culinária local.

Neste artigo, separamos os melhores passeios culturais para que você possa desfrutar ao máximo os roteiros de Florianópolis.

Continue a leitura para conferir!

imagem-cidade-florianopolis-sc

Vilas Açorianas

Essas antigas vilas formam uma pequena e charmosa cidade à beira-mar.

Localizadas entre o Centro e as praias do Norte, elas ainda preservam a arquitetura original e traços culturais marcantes, repletos de tradições e costumes deixados pelos imigrantes portugueses.

Suas casinhas coloridas e geminadas que abrigam duas ou mais famílias são um dos principais destaques, assim como o calçamento de pedras em algumas vias e a herança religiosa.

No bairro de Santo Antônio de Lisboa, podemos encontrar o artesanato da Casa Açoriana e o casario e a igreja barroca de Nossa Senhora das Necessidades, palco da Festa do Divino.

De lá, ainda é possível ter uma incrível vista panorâmica da Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais da cidade.

Já no Ribeirão da Ilha, encontramos ótimos restaurantes locais, que têm as ostras fresquinhas como estrelas de seus cardápios.

Além disso, as casas da região são ainda mais bem preservadas. Para conhecer toda a riqueza cultural da área, reserve pelo menos uma tarde para o passeio.


Casa da Alfândega

Com suas instalações em um prédio neoclássico, erguido em 1875, a Casa da Alfândega abriga o Centro da Cultura Popular Catarinense, reunindo o trabalho de cerca de 400 artesãos de todos os cantos de Santa Catarina.

Localizada no Centro de Florianópolis, o local expõe diversas peças dos mais variados estilos artísticos — de acordo com as diversificadas etnias que compõem a população de Santa Catarina.

Uma das principais atrações da galeria é manter alguns artesãos demonstrando suas técnicas “ao vivo”, isto é, enquanto realiza a visita, o turista tem a oportunidade de conhecer de perto a produção e a elaboração das peças.

Esse centro de referência cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

A entrada é franca.

Fortalezas espalhadas pela cidade

Imagem-Forte-Sao-Jose-da-Ponta-Grossa -Praia-do-Forte-FlorianopolisPara quem curte roteiros culturais e passeios históricos, um dos principais é fazer uma visita às fortalezas da cidade, afinal, a ilha tem o maior conjunto de fortes do Brasil.

Construídas pelos portugueses no século XVIII, as fortalezas são importantes legados de guerra, pois serviam de proteção para impedir as invasões dos espanhóis que disputavam as terras do sul do continente com Portugal.

Dentre as principais fortalezas da cidade, podemos destacar São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, que formavam o triângulo defensivo da Barra Norte de Santa Catarina.

A maioria das visitações é realizada por barcos e escunas que partem do trapiche no Centro.

Todas as fortalezas cobram uma taxa de entrada de R$ 8 e funcionam da seguinte maneira:

  • alta temporada (de 25 de dezembro até o primeiro domingo após o Carnaval), das 9h às 18h30 — com exceção da Fortaleza de São José da Ponta Grossa que funciona das 9h às 12h e das 13h às 19h;
  • baixa temporada (da primeira segunda-feira após o Carnaval até 24 de dezembro), das 9h às 17h — com exceção da Fortaleza de São José da Ponta Grossa que funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Pode haver alguma alteração no horário de funcionamento, então vale checar o site das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina antes de visitá-las para mais informações.

Museu Histórico de Santa Catarina

Localizado no Centro Histórico de Florianópolis, o Palácio Cruz e Sousa, construído em 1785, funcionou como o centro administrativo da cidade até 1984.

Apresenta ricos acervos arquitetônicos, arqueológicos, arquivísticos, bibliográficos e museológicos.

Durante mais de um século, o local passou por diversas reformas e modificações.

Mas foi em sua última grande obra (realizada entre os anos de 1894 e 1898), que o local adquiriu suas características imponentes preservadas até hoje.

O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Os ingressos custam R$ 5, e é possível agendar previamente uma visita com mediação. Aos domingos, a entrada é franca.

Lagoa da Conceição

Localizada no centro geográfico da Ilha da Magia, a Lagoa da Conceição concentra uma enorme quantidades de restaurantes, hostels, núcleos de artesanato, bares e baladas — sendo uma excelente opção para aproveitar a vida noturna da cidade.

Além disso, o local é ideal para a prática de esportes como windsurf e stand-up paddle.

Entre as opções de passeio do lugar, uma dica é pegar um barco e ir até a Costa da Lagoa, outro cartão-postal da cidade.

Costa da Lagoa

Que Florianópolis tem praia, todo mundo sabe. Porém, você sabia que a ilha também abriga cachoeiras?

Pois é, e o melhor de tudo é que o acesso a uma delas não é difícil.

A Costa da Lagoa é uma comunidade localizada às margens da Lagoa da Conceição, e é possível chegar até lá por trilha ou via marítima.

Além da cachoeira de água gelada, outro atrativo é a variedade de restaurantes e lojinhas de artesanato.

Como a região vive do turismo e da pesca, grande parte dos pratos consumidos é à base de peixes e frutos do mar.

Tombada como Área de Preservação Cultural, a Costa da Lagoa é um dos mais agradáveis passeios em Florianópolis.

Ilha do Campeche

Localizada na costa leste de Florianópolis, a Ilha do Campeche é um passeio imperdível por ser a única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

Isso porque ela conta com mais de 100 petróglifos distribuídos em 10 sítios arqueológicos.

Além disso, tem um rico ecossistema cercado por costões e morros de Mata Atlântica.

O acesso à ilha pode ser feito por meio de barco saindo da praia da Armação (opção mais barata), da Barra da Lagoa ou da praia do Campeche.

Para aproveitar todos os atrativos do lugar, procure reservar um dia inteiro para conhecer a ilha — sem dúvidas, você vai se encantar com sua praia de águas cristalinas, areias finas e um visual de tirar o fôlego.

Mercado Público

imagem-mercado-publico-florianopolis-scLocalizado no centro histórico, o Mercado Público é um dos passeios mais interessantes a se fazer em Floripa, afinal, o lugar mescla a história da região com os seus sabores únicos e irresistíveis.

No prédio, é possível encontrar desde boxes de pesca, restaurantes e comércios de venda de peixes e frutos do mar.

O Box 32,é um dos locais mais famosos do Mercado e que tem o pastel de camarão mais popular e delicioso da ilha.

Além de aproveitar a culinária local, os turistas podem comprar lembrancinhas, temperos, especiarias e ingredientes nativos e ainda curtir uma boa música ao vivo.

O Mercado Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 17h. A entrada é gratuita.

Como você pode ver, a Ilha da Magia tem muito mais atrativos turísticos do que praias, baladas e belezas naturais.

Por isso, em sua próxima viagem à cidade, não deixe de realizar alguns desses incríveis passeios em Florianópolis.

Então, curtiu saber mais sobre os passeios em Florianópolis? Aproveite e compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também descubram os encantos da região.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]