Ostras em Florianópolis, uma iguaria cheia de história

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Ostras em Florianópolis, uma iguaria cheia de história

Saborear ostras é uma tradição na Ilha de Santa Catarina de longa data. A descoberta de restos de conchas em sambaquis comprova que muito antes da era de Cristo já se consumia este molusco por aqui.

Além de agradar o paladar do homem branco, os índios carijós também foram grandes apreciadores desta iguaria.


Existem testemunhos de padres jesuítas que comprovam que os índios consumiam uma quantidade considerável de peixes e moluscos em sua alimentação diária. Muitos foram aqueles que certificaram que ostra é coisa de ilhéu.

Este hábito saudável atravessou séculos e continua presente nos habitantes, e cada vez mais presente nos visitantes de Florianópolis.

Chegar ao atual estágio de produção não foi fácil. A pequena produção de ostras nativas não atendia a demanda em escala para comercializar o produto.

Somente com a chegada ao Brasil em meados de 1970 da ostra do Pacifico que a ostreicultura começou a ter uma importância comercial.

Esse tipo de ostra, que também é conhecido como ostra japonesa, foi introduzido em Santa Catarina pela UFSC com o intuito de propiciar uma alternativa à pesca artesanal. Logo, a produção de ostras ajudou na continuidade de uma das mais antigas profissões de Florianópolis, a do pescador.

Hoje a cadeia produtiva da ostra se profissionalizou, gerando emprego, renda e negócios para muitos. Contanto com uma logística apurada, é possível degustar o produto fresco em restaurantes de todo o Brasil.

Caso você tenha ficado com vontade de degustar este maravilhoso molusco e conhecer um pouco mais sobre seu cultivo, a Tekoá Brasil – Turismo Sustentável (www.tekoabrasil.com[email protected]) oferece uma ‘Vivência com maricultoras no Ribeirão da Ilha’. Ou então, visite um dos muitos restaurantes na cidade que oferecem ostras gratinadas, ao bafo ou natural.

Procure no norte da ilha a praia de Santo Antônio de Lisboa ou do Sambaqui. No próprio restaurante da Pousada dos Sonhos é possível saborear ostras gratinadas com uma vista deslumbrante do mar de Jurerê.

Caso seu passeio passe pelo sul da Ilha de Santa Catarina, a praia do Ribeirão da Ilha é o lugar ideal para agradar o paladar com uma vista deslumbrante da baia em restaurantes como o Ostradamus, o Umas e Ostras ou o Rancho Açoriano.

Agora é só escolher seu roteiro e se deliciar com a cultura e os sabores da Ilha de Florianópolis.

Post by Tekoa Brasil


Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]