Onde ficar em Florianópolis? Veja as 5 melhores regiões

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Onde ficar em Florianópolis? Veja as 5 melhores regiões

Quando o assunto é procurar um destino incrível para passar as férias, é difícil não se lembrar de Floripa.

Isso porque a capital catarinense apresenta uma excelente gastronomia, belas paisagens, parques naturais e cenários de tirar o fôlego.


No entanto, como a cidade apresenta atrativos turísticos imperdíveis, fica até difícil definir onde ficar em Florianópolis, não é mesmo?

Quase sempre, quando estamos organizando uma viagem, ficamos nos perguntando qual é o melhor local para se hospedar — afinal, queremos ficar na região que mais tenha relação com os objetivos do nosso passeio, até mesmo por motivos logísticos.

Esse é o seu caso? Você está planejando viajar para a Ilha da Magia, mas não sabe muito bem onde ficar em Florianópolis? Então este conteúdo foi feito para você!

Confira, a seguir, as melhores regiões da cidade e as suas principais atrações!

imagem-praia-de-jurere-florianopolis-sc

1. Região Norte

Por ser a mais frequentada da cidade na alta temporada, a Região Norte é a preferida dos turistas — e com razão, já que o local oferece uma excelente infraestrutura e diversas atrações, como trilhaspasseio de escuna e por dunas e, claro, muitas praias com mares calmos e cristalinos como a famosa e bela Praia de Jurerê.

Por outro lado, essa região também apresenta orlas mais agitadas. Dentre elas, três se destacam: SantinhoPraia Brava e Ingleses.

São lugares que oferecem excelentes ondas, portanto, atraem inúmeros surfistas e praticantes de esportes.

Principais atrativos

Para aqueles que curtem uma boa vida noturna, saiba que na Região Norte está Jurerê Internacional, bairro que reúne bares e casas noturnas para todos os tipos de gostos, além da praia mais famosa da cidade.

Esse é um destino muito procurado pelas celebridades.

Já para quem prefere passeios mais diferenciados, a comunidade de Santo Antônio de Lisboa e os fortes construídos pelos portugueses no século XVIII são ótimas alternativas para os visitantes — realizar um passeio de escuna e explorar os mistérios das fortalezas pode ser um programa bem interessante.

Melhores restaurantes

O norte de Florianópolis também se destaca pela culinária.


É possível encontrar restaurantes típicos que oferecem diversos tipos de pratos, como moluscos frescos.

Entre as opções gastronômicas disponíveis, não deixe de conferir o cardápio do Recanto do Sol e as delícias preparadas pelos chefs do incrível Jay Bistrô.

Alameda dos Sabores também é uma excelente opção, pois possui um ótima gastronomia e fica à beira mar de Jurerê – possui uma vista incrível.

imagem-praia-brava-norte-florianopolis

2. Região Central

Se você gosta de história, a Região Central é a melhor escolha na hora de decidir onde ficar em Florianópolis.

Nela, você terá acesso ao berço político, comercial e cultural da cidade. É, portanto, o núcleo mais antigo da região.

Além disso, o viajante encontrará prédios que abrigam as sedes dos poderes públicos, bancos, escolas, mercado, centro de convenções e bares.

Outro destaque da área central é a Passarela do Samba Nego Quirido — além de ser o principal endereço carnavalesco da região, o local é um importante espaço para eventos.

Principais atrativos

A Região Central também tem suas belezas e conta com uma das principais avenidas de Florianópolis, a Beira Mar Norte, conhecida na região como a mais bonita da cidade.

A via é utilizada como espaço de lazer, diversão e contemplação pelos moradores e turistas.

Apesar da diversidade do comércio e da popularidade da avenida, o território central abriga alguns dos principais atrativos históricos da ilha, como o Mercado Público, a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza e, claro, a famosa Ponte Hercílio Luz, um dos maiores cartões-postais da cidade.

ponte-hercilio-luz-florianopolis-sc

Melhores restaurantes

Destaca-se, ainda, a gastronomia da região, que é bastante diversificada e atende a todos os tipos de gostos. Isso favorece o visitante que gosta de experimentar de tudo um pouco: comida regional, pizzas, hambúrgueres e outras opções saborosas.

Se você deseja apreciar uma autêntica culinária portuguesa, o restaurante Taberna Ibérica não pode ficar de fora de seu roteiro gastronômico.

Já para quem está em lua de mel e busca um lugar intimista para um jantar romântico, o bistrô Grand Cru é irresistível.

3. Região Leste

A Região Leste é uma das mais belas da cidade. Isso porque reúne em um só lugar atrativos naturais, como morros, praias, dunas e um dos locais mais famosos de Floripa: a Lagoa da Conceição, que chama atenção não só pela sua beleza, mas sobretudo pela diversidade cultural.

É um local que congrega perfeitamente a vivência entre turistas e moradores.

Nessa região também se encontram duas das praias mais conhecidas da capital catarinense: a Praia Mole e a Praia da Joaquina (que já recebeu uma etapa do circuito mundial de surf).

Principais atrativos

Entre seus principais atrativos, os bairros de São João do Rio Vermelho e da Barra da Lagoa são destinos imperdíveis para quem deseja observar mais de perto os traços marcantes da cultura açoriana.

Para os que gostam de curtir a vida com adrenalina, essa é uma excelente dica de onde ficar em Florianópolis, pois a região oferece diversas opções de esportes, como tirolesa, trilhas, surf, kitesurf, skate, mergulho, rapel, arvorismo etc.

Melhores restaurantes

Quem é apaixonado por peixes e frutos do mar vai adorar as opções gastronômicas da Região Leste.

Bar e Restaurante Vereda Tropical é uma excelente alternativa para quem busca ter uma deliciosa refeição em um ambiente agradável.

Já para quem prefere a cozinha italiana, o Mar Massas oferece um verdadeiro banquete ítalo.

piscinas-naturais-barra-da-lagora-florianopolis

4. Região Sul

A Região Sul, além de oferecer muitas opções de lazer, possibilita que você conheça uma Florianópolis colonial.

O lugar reúne elementos que reportam à época do Brasil colônia, sobretudo em sua arquitetura.

O território também chama a atenção dos visitantes pelas inúmeras trilhas cercadas pela exuberante Mata Atlântica e por suas praias de areias brancas, águas cristalinas e ondas medianas, ideais para a prática do surf.

Principais atrativos

Se podemos destacar um dos principais atrativos da cidade, o seu nome é Ilha do Campeche.

O local é conhecido pelas suas águas calmas e transparentes, perfeitas para mergulhos. Em suma, é ideal para quem deseja muita tranquilidade.

Não deixe de conhecer a paradisíaca Praia de Naufragados e seu espetacular farol do século XIX — além do cenário de tirar o fôlego, o destino proporciona uma vista panorâmica das ruínas da Fortaleza de Araçatuba.

Melhores restaurantes

Essa é outra região que se destaca pela culinária.

No sul da ilha, é possível encontrar uma gastronomia que se concentra em pratos feitos com ostras e mariscos, como os restaurantes Pedacinho do Céu e Rancho Açoriano.

Mas não se preocupe, caso esse tipo de refeição não seja do seu gosto culinário, saiba que há restaurantes que oferecem outras refeições saborosas, como macarronada, pizza e hambúrguer. Não deixe de conhecer a Pizzaria Santa Redonda e o Batú Burger N’ Beer.

imagem-ilha-do-campeche-sul-ilha

5. Jurerê e Jurerê Internacional

Localizados na Região Norte da cidade, os bairros de Jurerê e Jurerê Internacional merecem um destaque à parte.

Isso porque ambas as localidades apresentam atrativos imperdíveis e belezas naturais que mais se assemelham a verdadeiras obras de arte.

Jurerê

Também chamada de Jurerê Tradicional, a primeira praia é uma das mais visitadas de Floripa.

Suas águas mornas, tranquilas e com uma hipnotizante totalidade verde atraem turistas de todos os cantos do mundo.

Uma das melhores opções de hospedagem da capital catarinense, Jurerê abriga hotéis, casas de temporada e charmosas pousadas pé na areia — as preferidas de casais em lua de mel ou em comemorações especiais, tanto por suas acomodações aconchegantes quanto por seus serviços diferenciados.

Jurerê Internacional

Já a vizinha Jurerê Internacional reúne os melhores condomínios, mansões e casas de praias de Florianópolis.

Cuidadosamente planejado, o sofisticado bairro apresenta diversas áreas de uso urbano que incluem desde bares e restaurantes de gastronomia requintada até centros comerciais repletos de lojas de grifes e vitrines atrativas.

praia-de-jurere-florianopolis

Além de seus cenários incríveis, da vida noturna agitada e de seus badalados restaurantes, a capital catarinense abriga encantos e atrativos em cada região da ilha.

Por isso, não deixe de incluir cada destino em seu roteiro e tenha uma viagem memorável pela capital catarinense.

Pois bem, agora que você conhece um pouco das principais regiões, já sabe onde ficar em Florianópolis?

A cidade é linda, agradável e, como você pôde notar, cada cantinho tem as suas atrações. Sem dúvidas, todo viajante volta para casa com aquele gostinho de quero mais.

Quer conhecer o melhor lugar para ficar em Florianópolis? Então, entre em contato com a Pousada dos Sonhos e vivencie uma experiência inesquecível na Ilha da Magia.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]