O que vestir em casamentos na praia: noivos e convidados

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » O que vestir em casamentos na praia: noivos e convidados

Realizar um casamento na praia é o sonho de muitos casais. A brisa litorânea, o sol e as ondas do mar ajudam a compor o cenário ideal para quem gosta do ambiente mais natural. Porém, para fazer parte desse ambiente, as pessoas se perguntam: qual o look para casamentos na praia?

Devido ao fato de a cerimônia ser realizada nesse tipo de ambiente, é preciso que vários detalhes sejam observados, como documentos, roupas, decoração e previsão do tempo.


Sabemos que é muita coisa, mas não precisa preocupar-se, pois daremos todas as dicas importantes para você organizar esse casamento! Continue lendo nosso texto e confira o que deve ser feito!

Busque a autorização necessária para casamentos na praia

Quem dera se tivéssemos um pedacinho da praia só para a gente, não é mesmo? Porém, esse lugar é um público e, por isso, é preciso solicitar permissão para utilizar esse ambiente.

O ideal é verificar com a prefeitura local o que é necessário, pois essas regras podem mudar de cidade para cidade!

Se for preciso algum tipo de alvará, é importante que ele seja solicitado entre um e seis meses de antecedência do evento. Fique atento a esse detalhe!

Por outro lado, se o evento for feito em alguma pousada pé na areia, aquela que fica de frente para o mar, é provável que eles já tenham a documentação em dia para a realização de alguma comemoração.

imagem-o-que-vestir-em-casamento-na-praia

Faça a pesquisa da previsão do tempo

Casar-se em um espaço que tem como pano de fundo a praia requer um dia bonito, com o céu azul e o sol para iluminar a comemoração.

Por isso, quando a praia se torna o cenário de sua cerimônia, é importante ficar atento ao clima na hora de escolher a data do casório. É importante fugir dos períodos do ano que chovem muito ou que estão muito quentes.

Em Florianópolis, os períodos mais quentes do ano são entre dezembro a março, e o clima mais ameno fica entre junho e agosto. Já os meses com os maiores índices de chuva são entre janeiro e março.

Quem não quer preocupar-se com a chuva, pode optar pelas pousadas que oferecem um espaço coberto para realizar o evento. Ainda há a opção de montar tendas no espaço.

Além disso, é importante pensar no horário da cerimônia. Para valorizar o espaço e fugir da alta temperatura, os casamentos na praia costumam ser feitos no final da tarde.

Outro fator importante é que ainda é possível aproveitar a iluminação desse período para fazer lindas fotos da cerimônia.

Como nesse horário é comum aparecer pernilongos, procure oferecer repelentes aos convidados ou colocar velas de citronela para mantê-los afastados.

Realize um roteiro para a cerimônia

Como o casamento é um evento muito especial, não queremos que nada saia errado no grande dia. Por isso, é importante fazer um roteiro para orientar a forma como tudo acontecerá nesse evento.

Por mais que cada casório tenha a cara dos noivos, o cortejo feito para a entrada na cerimônia possui uma ordem:

  • em primeiro lugar, entra o noivo acompanhado de sua mãe;
  • depois, o pai do noivo acompanha a mãe da noiva até o altar;
  • no terceiro momento, é a vez dos padrinhos;
  • antes da chegada da noiva, são as damas e os pajens que fazem a caminhada;
  • por último, a noiva entrada acompanhada do seu pai.

A ideia é que o noivo fique no altar recebendo os pais e os padrinhos até a chegada da noiva. Porém, algumas dessas ordens podem ser alteradas de acordo com o casal.

No caso das madrinhas, elas costumam entrar do lado esquerdo dos acompanhantes. Somente a noiva entra do lado direito.

Após o término da cerimônia e do tão esperando “sim”, há nova orientação a ser seguida para a saída:

  • os noivos fazem um cumprimento aos padrinhos;
  • os pais são os primeiros a deixar o altar;
  • depois, os padrinhos saem em fila para receber os noivos ao final da cerimônia;
  • por último, os noivos saem e são recepcionados por todos do lado de fora.

O ideal é que os noivos conversem e decidam com a responsável pelo cerimonial, pois é ela quem fará a organização das entradas.

Apresente algumas normas de etiqueta para casamentos na praia

Quando pensamos em fazer um casamento em uma cidade diferente e sabemos que a maior parte dos convidados terá que se deslocar para o local, o ideal é que os noivos façam algumas indicações dos serviços disponíveis.

Essas normas de etiqueta são dicas que os próprios noivos dão para os convidados para que eles não tenham nenhuma dor de cabeça para chegar à cerimônia.

Caso o evento seja feito em alguma pousada, os noivos podem indicar que todos se hospedem no mesmo lugar do evento.

Além disso, eles podem sugerir salões de beleza, pontos de táxi, restaurantes, mapas, trajes e, até mesmo, atrações turísticas para serem visitadas, caso eles tenham tempo.

Os convites são distribuídos cerca de 60 dias antes do casório. Por isso, essas indicações podem ser colocadas no convite ou no site do evento.

Indique o traje para o casamento na praia

Como esse tipo de casamento foge um pouco do convencional, o ideal é que os noivos indiquem o look ideal.

Pois, como podemos perceber durante todo esse texto, questões como clima e período do ano são avaliados para a realização desse evento e isso pode influenciar no vestido da noiva e dos convidados.

Um ponto importante para ser considerado é que, como esses casamentos são realizados durante a parte do dia e em épocas de períodos mais amenos, as roupas mais fluídas e com tecidos mais leves são bem-vindas.

Para as moças, o indicado é escolher tecidos como musselina, crepe, algodão, linho, seda e organza. Para o ambiente de dia, o ideal é usar roupas claras, com estampadas que nos lembram o ambiente da natureza.

Para os pés, se o casamento for feito na praia mesmo, evite saltos finos e aposte nos sapatos com salto mais grosso ou nas rasteirinha. Caso o casamento seja feito em um espaço fechado, use o que for mais confortável e combine com o ambiente descontraído.

Para os homens, é possível vestir camisas com tecidos mais molinhos e batas bem-fresquinhas. Os sapatos podem ser os mais confortáveis e não muito formais.

Pensar em todos os detalhes do casamento não é uma tarefa fácil. Seguindo todas essas dicas, é possível organizar-se da melhor forma para garantir que tudo dê certo.

O look para casamento na praia é a maior dúvida dos convidados. Por isso, dar dicas para eles é a melhor forma de garantir que todos aproveitem a comemoração da melhor forma.

Gostou das nossas dicas sobre casamentos na praia? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail todo tipo de novidade!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]