Lista de convidados para casamentos: como não errar?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Lista de convidados para casamentos: como não errar?

Organizar uma cerimônia de casamento é sempre um grande desafio — e a lista de convidados é uma das maiores preocupações dos noivos. Sempre surgem dúvidas de quem convidar, como ficar dentro do orçamento sem deixar ninguém importante de fora, entre outras.

Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para que você possa montar uma lista ideal e curtir esse momento especial ao lado de quem realmente importa! É só continuar a leitura deste artigo para conferi-las!


Defina o número de convidados

Seu orçamento terá grande peso nessa etapa, pois é pelo número de convidados que você definirá a quantidade de comida e bebida necessária para a cerimônia, o número de lembrancinhas, entre outros detalhes.

Além disso, também é fundamental levar em consideração o tamanho do espaço da festa. Assim, todos poderão ser acomodados confortavelmente para aproveitarem esse momento especial da vida de vocês.

Faça a lista em conjunto

Chame seu noivo ou sua noiva e defina quem não pode deixar de ser convidado — como família e amigos mais próximos. A partir daí, vocês podem escolher quem são os mais importantes usando um critério de hierarquia e separá-los por categorias.

Seguindo essa dica, bem como a anterior, será muito mais fácil acomodar as pessoas de acordo com a disposição e a capacidade de lotação do ambiente escolhido para a realização da cerimônia.

Estabeleça critérios de corte

Mesmo se precavendo, pode acontecer de ultrapassar o limite de convidados — cuidado ao abrir exceções, pois a lista pode extrapolar. A dica é seguir o critério de corte mais comum, que é o de proximidade dos noivos com as pessoas em questão. Em outras palavras, priorizar aquelas com quem vocês têm mais contato.

Colegas de trabalho também podem entrar para as limitações, principalmente se não há muito convívio fora do ambiente corporativo. Não se sinta na obrigação de convidar determinada pessoa e saiba ser firme e dizer não quando for necessário.

Avalie os convites para acompanhantes

Esse passo é muito importante, principalmente para aqueles convidados que não fazem parte de círculos mútuos de convivência. Permitir que eles levem um acompanhante é um gesto de gentileza para que não se sintam deslocados durante a festa.

A etiqueta diz que não é de bom tom que convidados levem terceiros sem a permissão expressa no convite. Porém, vale reforçar que somente aqueles que possuírem o convite poderão ter acesso à cerimônia.

Peça confirmação de presença

O RSVP (Répondez S’il Vous Plaît ou “responda, por favor”, em francês) é uma excelente maneira de ter uma noção de quantos convidados comparecerão à cerimônia. O ideal é que eles respondam até 10 dias antes da festa, pois, assim, é possível adicionar ou retirar algum item do buffet, por exemplo. Listas de convites e cartões online, como o Greenvelope, facilitam bastante esse processo.

Uma dica de ouro: caso algumas pessoas não confirmem a presença, é melhor não se aproveitar da oportunidade para convidar pessoas que ficaram de fora da lista, pois é uma atitude deselegante. Também pode haver aqueles que não confirmam, mas acabam indo, e a cerimônia fica com mais convidados que o estipulado.

Como se pode perceber, montar uma lista de convidados para seu casamento requer mais atenção e cuidados. Mas, ao seguir os passos simples descritos neste artigo, será bem mais fácil saber como convidar todas as pessoas que realmente importam, sem deixar ninguém de fora!

E então, curtiu nossas dicas? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de nosso conteúdo por lá também! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]