Saiba tudo sobre o Ironman Brasil em Jurerê

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Saiba tudo sobre o Ironman Brasil em Jurerê

O Ironman Brasil em Jurerê acontece todos os anos no mês de maio. É a maior prova de triathlon do mundo, desafiando os atletas participantes a percorrerem uma distância de 3,8 quilômetros de natação, 180,25 quilômetros de bicicleta e 42,2 quilômetros de corrida, sem pausas. Você não leu errado não, a prova é tudo isso mesmo e ainda com num tempo limite de 17 horas!

Quando ocorre o Ironman Brasil em Jurerê?

Em 2024, a prova ocorrerá no dia 19 de maio, no bairro de Jurerê, em Florianópolis. A natação começa às 7 horas da manhã e os atletas precisam completar esta etapa até as 9h20. O ciclismo começa em seguida, tendo prazo de finalização até às 17h30. Por fim, temos a parte da corrida até à meia-noite. Todos os atletas que completarem o percurso dentro do limite de cada etapa da prova, se tornam um Iroman, que na tradução livre significa um “homem de ferro”!


ironman brasil em jurerê
Prova do Ironman Brasil em Jurerê é realizada há mais de 20 anos na capital catarinense.

Além desses, 50 participantes dentre o total de todo o Brasil ganharão uma colocação no campeonato mundial que acontece em Kailua-Kona, no Havaí, para os homens. Esse percurso é conhecido por ser o mais difícil de todos, incluindo nado em águas turbulentas e uma etapa de ciclismo pelo deserto!  

Já para as mulheres, a etapa mundial ocorre em Nice, na França. A prova do Ironman de Florianópolis é a única do Brasil que vale vaga para o campeonato mundial do Havaí, sendo de grande relevância para os atletas e para o país.

A etapa do Ironman Brasil de Florianópolis acontece desde 2001 em Jurerê, envolvendo a população da cidade que se reúne para assistir à prova e encorajar os atletas. Além disso, a cidade também recebe inúmeros turistas (inclusive internacionais) que vêm não apenas para participar, mas também apreciá-la.

Inscrições para o Ironman Brasil 2024

As inscrições para o Ironman Brasil em Jurerê estão abertas até o dia 19 de abril ou enquanto houver vagas! Você pode realizá-la diretamente pelo site da competição. No portal, também é possível conferir todas as regras e obrigatoriedades que os atletas devem cumprir.

O cronograma oficial do Ironman Brasil 2024 é:

  • De 15 a 18 de maio: Entrega dos Kits dos atletas;
  • 15 de maio: Congresso Técnico Obrigatório;
  • 17 de maio: Plantão de Dúvidas Técnico com os diretores da prova;
  • 18 de maio: Bike check-in (obrigatório);
  • 19 de maio: Prova;
  • 20 de maio: Premiação e festa oficial de encerramento do evento.

Onde se hospedar para o Ironman Brasil?

Não há opção melhor do que se hospedar no próprio bairro onde ocorre o Ironman Brasil. Logo, tanto Jurerê quanto Jurerê Internacional são ótimas pedidas para você considerar. Sendo assim, indicamos justamente a nossa Pousada dos Sonhos, que há anos hospeda diversos atletas e celebra este momento com atenção e uma programação especial para os atletas.

A Pousada dos Sonhos está localizada à beira-mar de Jurerê, muito próxima do local da largada e da chegada. Dessa forma, os atletas podem, inclusive, treinar no próprio local onde ocorrerão as etapas de natação, corrida e parte da bicicleta. Os pacotes de hospedagem para o Ironman contam com serviço de massagem, jantar especial de preparação para a prova, além do café da manhã no dia começar a tempo da prova. Além disso, há o serviço de translado, para chegar tranquilo no Ironman Brasil.

Confira um vídeo da Pousada dos Sonhos:

Por fim, a Pousada continuará oferecendo todos os seus serviços tradicionais para o conforto dos demais turistas e familiares que buscam apreciar o evento (ou apenas aproveitar um momento de descanso!), tais como serviço de praia, banheiras de hidromassagem em nosso deck e piscina aquecida.

Confira aqui nossos valores e condições especiais para reservas antecipadas.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]