Roupa para casamento na praia: veja como escolher a sua

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Roupa para casamento na praia: veja como escolher a sua

Receber um convite para um casamento na praia é ótimo, mas sempre surge aquela dúvida: e agora, qual roupa para casamento na praia devo usar? Pensando no nervosismo dos convidados, decidimos juntar várias dicas e orientações para não haver erros na hora de escolher o look. Então, fique ligado neste post e arrase na sua escolha!

Primeiramente, a melhor dica é que você se organize para ter tempo de experimentar modelos diferentes e então escolher qual roupa usar como convidada de casamento. Esse movimento vai depender um pouco dos noivos, uma vez que você só poderá se organizar quando tiver a data e o convite oficial. Mas, levando em consideração um cronograma de casamento comum, é provável que você tenha alguns meses para se programar.


Sendo assim, tenha em mente que você deve levar em consideração o seu aporte financeiro para investir em uma roupa para convidada de casamento, além de pensar no ambiente, na estação do ano, no clima e na temática da festa. Então, vamos as dicas?!

roupa para casamento na praia
Casamento na praia em Florianópolis.

Como decidir a sua roupa para casamento na praia

Devido ao fato da cerimônia ser realizada em um ambiente aberto, é preciso que vários detalhes sejam observados, como documentos, roupas, decoração e previsão do tempo. Ou seja, não é uma decisão fácil ou supérflua, é preciso realmente ter certo planejamento. Dessa maneira, veja nossas principais dicas de como se vestir no casamento na praia.

Confira as indicações do que vestir no casamento na praia com os noivos

Primeiramente, você deve conferir com os noivos se existe uma indicação de trajes para a cerimônia. Durante o cronograma de casamento, é comum o casal criar um documento ou até mesmo enviar com o convite algumas indicações. Existem noivas, por exemplo, que “proíbem” o uso de determinada cor, por conta da decoração ou de possíveis “conflitos” com os vestidos das madrinhas ou até mesmo o da noiva. Enfim, existem diversos tipos de orientações e é muito interessante que você esteja ciente.

Além disso, caso você seja próxima do noivo ou da noiva, é sempre importante tirar dúvidas e até pedir ajuda na hora de escolher a sua roupa para casamento na praia. Assim, você não corre o risco de errar ou ficar super desconfortável durante a cerimônia.

E, uma vez que o casamento na praia costuma ser mais despojado do que o tradicional, o vestido da noiva também pode seguir essa tendência. Ou seja, é possível que ele não seja branco. Isso significa que você pode acabar escolhendo um modelo com a mesma cor da noiva e acabar gerando um mal estar. Portanto, isso só mostra a necessidade de entrar em contato com os noivos e averiguar direitinho as regras de vestimenta.

No mais, você pode conversar com os outros convidados para escolher qual roupa usar como convidada de casamento. Dessa maneira, também é possível evitar que você e algumas de suas amigas fiquem com vestimentas totalmente parecidas, algo que pode acabar lhe incomodando.

roupa para casamento na praia
Vestido para casamento na praia – Fonte da Foto: Instagram Easy Dressed

Veja a previsão do tempo para decidir o que vestir no casamento na praia

Depois que você conferir quais roupas são permitidas ou não no casamento na praia, é hora de pesquisar sobre a previsão do tempo. É claro que não dá para cravar 100% como o clima estará no dia, mas é possível sim fazer uma média.

Por exemplo, se a cerimônia for no outono em uma praia do sul ou sudeste, é provável que a temperatura esteja mais amena do que em uma praia do nordeste, não é mesmo? Então vale a pena buscar sites especializados em meteorologia e olhar as médias mensais na hora de escolher as roupas para convidada de casamento. Dessa maneira, você não corre o risco de ficar com muito calor ou pior: passar muito frio!

Em caso de dias frios, a roupa para casamento na praia feminina pode ser um vestido de mangas longas ou optar por um casaco de cor mais sóbria para combinar com um vestido mais romântico. Alguns tecidos acabam sendo coringas nos casamentos na praia no frio, como é o caso do veludo e da camurça, que acabam aquecendo um pouco mais. Por fim, evite tecidos como a seda e o cetim, pois trazem um toque gelado à pele e podem acabar causando ainda mais frio – e às vezes até sair voando!

Já em relação à roupa para casamento na praia masculina, vale uma camisa com um tecido mais grosso e de mangas longas. Além disso, uma mudança bem simples pode salvar o seu dia: apenas troque a bermuda por uma calça de cor clara. Fácil, não?

Roupa para casamento na praia feminino: confie no seu estilo

Agora, vamos supor que o casamento na praia será em um dia quente. E é aqui que mora a maior dúvida dos convidados: como se vestir para casamento na praia à tarde ou de manhã. Assim, vamos dividir nossas indicações entre homens e mulheres para ficar mais fácil. Mas fique à vontade para vestir-se da maneira que lhe for confortável!

Muitas mulheres têm dúvidas sobre qual vestido usar no casamento na praia. Primeiramente, você não precisa obrigatoriamente usar um vestido longo, até porque isso pode lhe trazer calor e incomodar enquanto você caminha na areia. Portanto, os vestidos curtos costumam ser bem coringas para os casamentos na praia.

Geralmente, as mulheres optam por vestidos estampados, com uma pegada mais romântica e tropical. Eles acabam combinando com a energia do casamento e trazem aquela sensação de alegria e bem-estar. Para as que não gostam tanto das estampas, podem sim optar por um vestido mais sóbrio. 

roupas para convidados casamento
Foto por @luizmeurer

Os únicos modelos que trazemos ressalvas são aqueles com muito brilho e pérolas. Esses costumam ser mais usados em festas à noite ou em ambientes fechados. Dessa forma, acabam não combinando tanto com a ideia de um casamento na praia. 

Por fim, não são apenas os vestidos que arrasam nestas cerimônias. É possível optar por macacões de tecido leve, tanto estampados quanto lisos. Eles ficam lindos e trazem um ar mais moderno ao seu look. Mas, no final das contas, lembre-se: o que vale é o seu conforto!

Sapato para casamento: qual escolher como convidada?

Não é só o vestido ou o macacão que acabam causando confusão e até mesmo ansiedade nos convidados do casamento. Os sapatos também trazem essa sensação, às vezes até mais do que a roupa principal. A boa notícia é que, atualmente, você pode usar qualquer sapato para casamento, ainda mais se for uma cerimônia mais casual e liberal. Acima de tudo, o que a moda diz a respeito dos casamentos é: conforto! Sinta-se bem, confortável e usando um sapato que faça parte do seu estilo e condizente com a sua personalidade.

sapato para casamento
Foto por Canvas Ateliê Fotográfico

Caso o casamento seja na areia mesmo, o mais interessante é que você fique descalça! No máximo, quem sabe levar um chinelo ou até mesmo usar aqueles dados pelos noivos durante a festa como lembrancinha de casamento. Em contrapartida, se o casamento for em uma pousada, você pode optar por sapatos com saltos que sejam confortáveis. Pequenas anabelas, por exemplo, são ótimas opções pois combinam bastante com o clima praiano. Além disso, você pode optar por rasteirinhas ou um salto alto grosso.

Roupa para casamento na praia masculino: aposte no simples e confortável

Em relação às roupas para casamento na praia masculina, temos algumas boas indicações! Para não correr nenhum risco de errar na escolha, é possível apostar nas cores claras. Além de serem clássicas e super bem arrumadas, elas são mais frescas do que os tecidos com cores escuras. Ou seja, o estilo é garantido e ainda não passa sufoco com o calor.

Assim como falamos lá em cima, o importante é ter atenção ao traje do casamento. Se for uma cerimônia mais despojada e leve, é possível optar por uma bermuda, também de cor clara. Mas, na maioria dos casos, os homens costumam optar pelas calças de linho, por exemplo. Esse tecido é ótimo para cerimônias no calor, por ser bem leve.

Dependendo do estilo da pessoa, também pode-se usar um suspensório, que traz um charme a mais ao look. Por fim, pode apostar também em chapéus e óculos de sol. O importante, novamente, é respeitar o estilo pessoal na hora de escolher a roupa para casamento como convidado.

Sapato masculino para casamento

Assim como falamos das mulheres, o sapato masculino para casamento também segue a mesma linha de raciocínio para a escolha. Se o casamento for na praia, é bom optar por ficar descalço ou utilizar um chinelo de cor neutra.

Já se for um casamento na praia em uma pousada, aí as escolhas ficam mais amplas para os homens. As opções podem variar entre sandálias, sapatênis ou mocassins, a depender do gosto pessoal e do conforto de cada um!

Essas foram as nossas dicas sobre o que vestir no casamento na praia! Se você quer saber mais sobre vestido de noiva ou detalhes de um casamento, confira nossas postagens no blog. Além disso, aproveite para conhecer mais sobre a praia de Jurerê, um local perfeito para você marcar um casamento na praia!

Gostou das nossas dicas sobre casamentos na praia? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail todo tipo de novidade!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]