Florianópolis além das praias: Muita história e cultura na Ilha da Magia

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Florianópolis além das praias: Muita história e cultura na Ilha da Magia

Florianópolis é renomada por suas praias paradisíacas, mas por trás desse visual deslumbrante, a cidade tem muitos pontos turísticos com uma rica história e cultura para oferecer!

Naturalmente, o primeiro monumento que chama atenção ao chegar na ilha é a ponte Hercílio Luz, a maior ponte suspensa do Brasil.


Inaugurada no dia 13 de Maio de 1926, ela foi interditada em 1982 por medidas de segurança, tornando-se então um magnífico cartão postal, tanto de dia com sua grande imponência, quanto à noite com suas belas luzes.

Partimos então para a praça XV de Novembro, o berço da cidade. Foi ali que, no ano de 1662, fundou-se a Vila Nossa Senhora do Desterro, que mais tarde viria a se chamar Florianópolis.

A praça tem inúmeras árvores de grande porte, das quais se destaca a Figueira Centenária.

Também na praça está localizada a Catedral Metropolitana, fundada no ano de 1675. Com o crescente número de fiéis, houve a necessidade de uma igreja maior, e portanto, em 1748, começou a reforma que foi completada 25 anos mais tarde, tornando-se um grande símbolo histórico.

Igualmente, ao redor da praça e por toda a cidade há muitas construções antigas. Dentre os bairros que se mantêm mais próximos das suas raízes históricas com arquitetura açoriana, destaca-se Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ribeirão da

Ilha.

Voltando um pouco mais no tempo, a capital também guarda segredos de uma época anterior à colonização.

A Ilha do Campeche, na costa leste, abriga uma grande quantidade de inscrições rupestres em inúmeros sítios arqueológicos. A ilha também conta com muitas trilhas na mata atlântica preservada, sendo que cada incursão tem um custo simbólico para ajudar na preservação do local.

E claro que não poderíamos deixar de lado a praia de Jurerê, onde a Pousada dos Sonhos está localizada! Historicamente, seu crescimento começou pela praia do Forte, tendo se desenvolvido com os soldados e suas famílias que por ali se assentaram.

Até então era chamada de Ponta Grossa, e tinha a pesca como sua atividade principal.

O Forte São José da Ponta Grossa é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais da história da Ilha, afinal foi tombada como patrimônio histórico e artístico nacional e agora funciona como um museu.

A vista é bem bacana, e o melhor de tudo é que fica bem próximo a Jurerê!


E por falar nisso, Jurerê Internacional também atrai muitos turistas com suas belas mansões e ambiente planejado.

Essa parte do bairro tem um charme todo especial pelo seu cuidado com a estética e sustentabilidade. Tamanha é essa dedicação que em 2009 Jurerê Internacional recebeu o selo Bandeira Azul, uma certificação dada às praias onde o ambiente é respeitado, e até então era a única praia da América Latina a receber tal reconhecimento.

E isso é apenas uma pequena porção do que Florianópolis e Jurerê têm a oferecer. A Ilha da Magia com certeza ainda resguarda muitos mistérios que te esperam para serem desvendados: se hospede conosco e venha fazer parte dessa magia você também!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]