Drinks de casamento: veja as melhores bebidas para a festa!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Drinks de casamento: veja as melhores bebidas para a festa!

Assim como a comida e os aperitivos, os drinks de casamento também são parte essencial de uma festa. Pode apostar que o bar será um dos espaços mais disputados ao longo da comemoração. Dessa maneira, é importante pesquisar bastante e criar um planejamento para essa parte. 

Em meio a tantas opções, parece difícil decidir o que oferecer no bar, bem como decidir a quantidade certa de drinks de casamento. Mas o pontapé inicial é entender os passos a serem tomados em relação ao tema. 


Assim, listamos que além de definir a quantidade a ser oferecida, é necessário fazer a harmonização com os alimentos, para que o cardápio fique em sintonia. Como se já não bastasse tanta responsabilidade, ainda é necessário pensar em como os drinks serão servidos.

Mas vamos mostrar que essa missão não é tão difícil quanto parece! Inspire-se nas dicas deste texto e escolha os melhores cocktails de casamento para animar a noite dos seus convidados. Continue lendo e saiba como encaixar isso no cronograma de casamento.

Os melhores drinks de casamento

A cerveja é, sem sombra de dúvidas, o drink de casamento mais servido. Por ser altamente popular no Brasil, além de ter diversas opções, a bebida com certeza agradará os seus convidados. Outra vantagem da cerveja é que ela pode estar no cardápio de qualquer tipo de evento, seja no casamento na praia ou no campo.

Porém, você deve ficar atento a duas coisas: se a maioria dos seus convidados não gostam de cerveja, não vale a pena pedir uma quantidade alta. Além disso, é preciso tomar muito cuidado com a temperatura do drink, que deve estar bem gelado. Por fim, cuidado para não deixar a bebida congelar!

Caipirinha: o clássico que não pode faltar

Cachaça, limão, açúcar e gelo. Uma combinação tão simples que a torna genial. A caipirinha nasceu em São Paulo e, hoje, é uma das bebidas que mais carregam a identidade brasileira.

Além de deliciosa, a caipirinha é muito versátil. Se você não gostar de cachaça, pode optar por uma caipiroska (com vodka) ou até uma caipiríssima (com rum). Se você não gostar de limão, pode trocar a fruta e usar a criatividade!

A caipirinha é, inclusive, uma ótima pedida para casamentos na praia. Servida bem gelada, ela com certeza agradará os seus convidados. Invista nas mais variadas frutas como limão, morango, maracujá e kiwi. Tudo para combinar com o casamento tropical.

imagem-caipirinha-drink-casamento

Drinks para o casamento: aposte no vinho

Nascida na Península Ibérica, a sangria é muito presente nas festas espanholas e portuguesas. O drink clássico é feito com vinho tinto, suco de frutas, pedaços de frutas e açúcar. Porém, existem outras opções que podem ser servidas no seu casamento. É o caso da versão com vinho branco ou até mesmo com refrigerante (uma opção sem álcool para o cardápio).  

A sangria pode ser servida em jarras bem grandes para acomodar todas as frutas. Elas podem ser transparentes, para dar um charme a mais a sua mesa de bebidas. Por fim, o drink de casamento é mais indicado para épocas de calor, principalmente no verão. Mas claro que ele pode ser servido no inverno, caso seja uma bebida muito apreciada pelo casal ou pelos convidados.

Gin Tônica

Outra bebida incrível para servir em um casamento na praia, principalmente pelo seu frescor e a sua versatilidade. Com o gin, podemos criar diversos drinks de casamento com variadas cores, o que deixa a decoração ainda mais bonita. Mas não é só no casamento na praia que você pode servi-lo, fique tranquilo! Ele é ótimo e sempre está em alta.

Uma das variações mais bonitas e deliciosas é a de frutas vermelhas. Os ingredientes são super básicos: gin, saquinhos de chá de frutas vermelhas, água tônica e gelo! Pronto, um drink super em conta para você servir no seu casamento.

A Piña colada é um ótimo drink de casamento

A piña foi criada em Porto Rico e, desde então, tornou-se uma das bebidas mais famosas da região. Feita de rum branco, leite de coco, leite condensado e suco de abacaxi, ela traz o equilíbrio entre o doce e o azedo, agradando ao paladar de qualquer um.

Esse drink de casamento é ideal para aqueles convidados que não gostam tanto assim de álcool. Ou seja, escolhendo esses drinks da nossa lista, você com certeza vai agradar todos os seus convidados! Outra vantagem da piña colada é que ela funciona muito bem sem álcool, basta remover o rum!

Margarita: a querida dos drinks de casamento

Vinda diretamente do México, a margarita traz o calor da tequila em um cocktail. A clássica é feita com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja, mas também há quem goste de adicionar açúcar ou gelo. De qualquer uma das maneiras, a tequila e o sal garantem o sabor característico do drink de uma maneira única.

E se você pretende fazer um casamento na praia, vai uma dica: existe uma receita incrível de margarita de melancia! Basta macerar alguns pedaços da fruta e acrescentar na receita original. O drink fica perfeito para um dia de sol, além de apresentar uma cor super bonita para a decoração do casamento.

imagem de drink margarita para festa de casamento

Pink lemonade: para quem não vem pelo álcool

A pink lemonade — ou limonada rosa — é uma bebida feita com limão siciliano, água, groselha, açúcar e gelo. Refrescante e com sabor marcante, ela é ideal para ser servida em um casamento na praia.

Essa é uma bebida bastante comum nos Estados Unidos, mas não é tão conhecida aqui no Brasil. Servir esse drink no seu casamento pode ser uma surpresa e tanto para os seus convidados! Você pode decorar o drink de diversas maneiras: com canudos coloridos e com outras frutas no topo, como a cereja.

Moscow Mule: uma mistura de sabores

Esse drink tem ficado conhecido nas festas de casamento e também é conhecido como vodka buck. Ele é feito com vodka, suco de limão e com uma espuminha com sabor de gengibre que promete deixar tudo ainda mais refrescante. Ou seja, ele é perfeito tanto para casamentos na praia como os mais tradicionais.

Aproveite que este drink está na moda no Brasil e invista bastante na decoração, uma vez que ele é servido em “canequinhas”. Assim, você pode brincar com a criatividade e servir em diferentes recipientes para dar um charme a mais na decoração.

Como calcular a quantidade de bebidas no casamento?

Uma das maiores dificuldades dos casais é decidir a quantidade de bebida que oferecerão. Ela não é uma ciência exata, uma vez que varia de acordo com a quantidade de convidados. Além disso, é preciso levar em consideração se os convidados costumam beber muito ou não.

Como já falamos, é muito importante considerar o número de pessoas que estão confirmadas e qual o gosto da maioria. Como alguns fornecedores já estão habituados a fazer esse evento, eles realizam um cálculo aproximado por pessoa.

Assim, para saber mais ou menos a quantidade de bebida para o seu casamento, use essas medidas por pessoa:

  • água: 200 ml;
  • drinks: 200 ml;
  • refrigerante: 600 ml;
  • suco: 600 ml;
  • cerveja: 800 ml;
  • vinho, espumante e champagne: uma garrafa para três pessoas;
  • whisky ou vodka: uma garrafa para 10 pessoas.

Uma opção para quem ainda está inseguro com relação à quantidade de bebidas é fazer consignação. Nesse caso, o fornecedor oferece mais bebidas e cobra apenas pelo que foi consumido.

imagem-espumante-festa-casamento

Como servir os drinks de casamento?

Como os casamentos são eventos que têm a personalidade dos noivos, o ideal é fazer com que o gosto deles se estenda até a mesa de drinks.

A ideia deste tópico é personalizar as bebidas. Vocês podem dar nomes de acordo com o tema da festa. Se o casamento for feito na praia, os nomes das praias da cidade podem estar nas bebidas, ou elas podem ser servidas em taças estilizadas.

Além disso, você pode dar nome aos drinks de acordo com momentos importantes da trajetória do casal. Por exemplo: vocês se conheceram em um parque de diversão. Então uma das bebidas vai ser batizada com o nome do parque, em homenagem ao dia especial. 

A criatividade pode ir muito longe nessas horas! Se o casal gosta de games, pode batizar cada drink de casamento com o nome dos seus jogos preferidos. Nessa variação, também é possível colocar os nomes dos personagens de jogos, séries, filmes. Enfim, a ideia é aproveitar ao máximo a vibe do casal.

Outra ideia é colocar o drink da noiva e do noivo. Nesse caso, cada um escolhe o drink de que mais gosta para ser oferecido com uma indicação deles, dando mais um toque pessoal ao evento.

Harmonização dos drinks de casamento

As bebidas para a festa precisam combinar com o tipo de cardápio que será servido no seu casamento. Além disso, você pode escolher harmonizar com o tipo de evento.

Quando pensamos nessa questão, logo vem à cabeça a combinação do vinho com algum tipo de carne, mas a harmonização pode ser feita com qualquer bebida. Seguindo o mais tradicional, o vinho branco combina com peixe, e o tinto, com carne vermelha.

Mas você pode optar por adaptar à época do ano. Assim, no verão, os vinhos rosês e verdes combinarão com o evento. No inverno, dê preferência para bebidas mais quentes, como os licores.

Em caso de um casamento temático, faça com que os drinks se incorporem no cardápio. O casamento na praia combina com cocktails que refrescam, como a caipirinha, o Sex on the Beach e a Piña colada.

Com essa última dica, chegamos ao fim do nosso post! Por fim, saiba que optar pelos drinks de casamento mais tradicionais pode ser uma boa solução, porque a aprovação dos convidados é garantida. Por outro lado, usar a criatividade e ousar com cocktails diferentes, dando mais personalidade ao evento, pode surpreender.

Se você gostou das nossas dicas de drink de casamento, não perca a oportunidade de ler mais sobre ideias para um casamento na praia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco, somos especialistas em realizar casamentos em Jurerê Internacional. E se você precisar de dicas de hospedagens em Florianópolis, também podemos ajudar!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]