Decoração para casamento na praia: 5 dicas de especialistas

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Decoração para casamento na praia: 5 dicas de especialistas

Apesar das diversas opções de chácaras, sítios e espaços especializados para casamentos, o litoral tem se tornado um dos ambientes preferidos dos casais que querem eternizar o matrimônio em um cenário único. Se você escolheu fazer a sua cerimônia à beira-mar, saiba que é preciso levar em consideração detalhes muito importantes em sua decoração para casamento na praia, garantindo que o momento seja inesquecível.

Entre eles, escolher a melhor decoração de casamento na praia. Como é preciso pensar em vários pontos, um planejamento cuidadoso deve ser feito para que nada fique fora do tema.


Pensando nisso, separamos neste post 5 dicas incríveis para fazer um casamento na praia perfeito. Confira!

Decoração para casamento na praia
Casamento realizado na Pousada dos Sonhos

1. Faça um planejamento e defina o orçamento

Fazer uma cerimônia e uma festa de casamento são momentos especiais e que devem ser comemorados na companhia de amigos e familiares.

Cada evento tem a cara de cada casal e segue as preferências e sonhos dos noivos.

Antes de começar a contratar fornecedores, cerimonial, buffet ou decoração para o casamento na praia, o ideal é fazer um planejamento e ter uma previsão sobre o orçamento disponível.

É importante que o casal defina o quanto eles podem gastar com todo o evento, pois é a partir desse levantamento que vocês vão poder escolher os demais itens que seguem neste post.

Para ter certeza de que vocês vão conseguir se organizar e para ter apoio em todo o processo, é importante buscar por uma empresa com experiência nesse tipo de cerimônia.

Um casamento na praia é a realização de um sonho, mas precisa ser bem planejado.

Esse tipo de empresa poderá ajudar no planejamento de todos os detalhes, até mesmo no estilo ideal para a decoração de casamento na praia.

Com esses pontos iniciais definidos, a dica é criar e seguir um cronograma do principal caminho que deve ser seguido durante os meses até o dia da tão sonhada cerimônia.

Dessa forma, o planejamento não sai do controle e o casal conseguirá se prepara com muito mais tranquilidade.

2. Escolha a melhor época para casar na praia

Quando pensamos em uma praia, logo somos remetidos ao verão, sol, calor e férias, certo? Porém, para realizar um casamento na praia não podemos seguir a mesma lógica das férias de dezembro e janeiro.

Esse período também coincide com as férias escolares. As praias, naturalmente, ficam cheias de turistas, o que pode transformar a organização e realização da cerimônia em um grande desafio.

Além disso, é em dezembro e janeiro que ocorrem as chuvas em grande parte do Brasil.

Para não deixar de realizar seu sonho, você pode optar por realizar o casório nos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro. Normalmente, nesses meses não há a ocorrência de chuvas fortes e o clima tende a ficar mais ameno.

Este tópico talvez seja um dos mais importante na hora de planejar o casamento. Afinal, é a partir da época que será possível pensar na escolha do ambiente, opções de decoração para casamento na praia e horário para a cerimônia.

3. Defina um horário favorável

É muito comum ver casamentos acontecerem na praia já no fim da tarde. A escolha do horário se dá tanto pelo clima agradável quanto pela luz do pôr do sol — que, além de não incomodar os convidados, garante belíssimas fotos.

No entanto, nada impede que o casamento seja realizado mais cedo. Para isso, procure evitar horários em que o clima esteja muito quente — entre 10h e 14h —, especialmente no verão.

Quando a cerimônia é ao ar livre, também é importante já ter um plano alternativo. Afinal, a previsão do tempo é apenas um indicativo de qual será o clima naquele momento, por isso, esteja preparado para qualquer eventual mudança.

Se a previsão for um dia ensolarado, os noivos podem mimar seus convidados com chapéu ou óculos de sol, para todos ficarem à vontade durante a cerimônia.

Esses presentes combinam com o ambiente e trazem para a cerimônia um ar mais descontraído e sofisticado.

4. Escolha um local com boa estrutura

Ao escolher a praia mais bonita para ser o cenário da sua cerimônia e festa, leve em conta as duas possibilidades de se organizar um casamento no litoral. Eles devem ser pensados de acordo com a época do ano e o horário em que o evento será realizado.

A primeira é o casamento à beira-mar. Neste caso, além da estrutura para a cerimônia na areia da praia, será preciso também um ambiente para a comemoração que suporte todas as mesas, a pista de dança, o palco dos músicos ou da banda e o lounge.

A segunda é o casamento realizado em um local fechado de frente para o mar, como uma pousada.

A maior parte dos espaços especializados já dispõe de toda a estrutura necessária, tanto para a cerimônia quanto para a festa. No entanto, não deixe de avaliar se cada ambiente atende às suas expectativas.

Caso o casamento seja feito na praia, vocês podem contar com a utilização de tendas para a realização do evento. Isso permite mais liberdade na hora de planejar a festa e ainda garante que todos fiquem protegidos do sol ou da chuva.

Depois de pensar sobre o horário e o espaço, já é possível começar a planejar a cerimônia e a festa. No próximo tópico, você vai conhecer quais são as tendências.

imagem-decoração-casamento-praia-placa-love
Imagem de um casamento realizado na Pousada dos Sonhos.

5. Saiba como fazer uma decoração de casamento na praia

Cerimônias e festas de casamento praianas seguem, naturalmente, uma tendência de decoração mais rústica. Não é uma regra, mas trata-se de um estilo que combina muito bem com a proposta do local.

Partindo daí, o estilo e o gosto dos noivos vão definir os detalhes importantes, como a paleta de cores da decoração, tipos de flores e ornamentação.

Casais românticos, por exemplo, tendem a escolher detalhes em tons mais neutros. Já os festeiros optam pelos coloridos e mais vibrantes. O segredo é usar a criatividade!

Além disso, se o casamento é realizado em um paraíso litorâneo, melhor aproveitar a temática, não é mesmo?

Detalhes como conchas e estrelas do mar fazem toda a diferença em uma bela decoração de casamento na praia.

Para facilitar a visualização das especificidades de cada momento do matrimônio, vamos separar a decoração da cerimônia e da festa a seguir. O ideal é fazer ornamentos que representem a cerimônia e a celebração.

Decoração da cerimônia

Altar

O mar como cenário de fundo é o foco principal da cerimônia. Por isso, para quem vai casar com os pés na areia ou em um espaço fechado, o altar pede uma decoração leve e delicada.

Dito isso, aposte nas tendas simples como a chupá, feita de madeira e coberta com tecidos.

No centro no altar, uma mesinha rústica entre os noivos e o celebrante é o suficiente. Substituindo a tenda, o arco de flores é outra opção que combina muito bem com o ambiente praiano.

Na hora de escolher as flores, atente para quais espécies serão escolhidas. Prefira flores que tenham mais resistência à temperaturas mais quentes, para que não murchem com o passar das horas.

Além disso, lembre-se de que as flores tendem a ser sazonais. Sendo assim, é importante escolher as flores da época para não pagar mais caro nos arranjos.

A gardênia é uma ótima alternativa para compor a decoração de casamento na praia. Elas são resistentes a temperatura e o seu período é no final da primavera e início do verão.

A hortênsia é outra opção para cerimônias nesse estilo. Elas florescem em novembro, mas ficam até os meses de fevereiro e março.

Se vocês optarem por usar arranjos feitos de flores, certifiquem-se de que eles estarão bem fixos no chão. Como na praia costuma ventar bastante, é importante garantir que eles não vão tombar ao longo da cerimônia ou durante a festa.

Caminho ao altar

Dependendo de onde a cerimônia será realizada, existem dezenas de opções de decoração para casamento na praia. Separamos duas opções principais. Veja só!

Cerimônia na areia

Uma esteira de palha, folhas de coqueiros ou pétalas de flores podem ser usadas na criação de um lindo corredor sobre a areia.

Você também pode optar por não colocar nada no caminho, deixando apenas a decoração lateral (que pode ser feita de arranjos florais, tochas com fogo, velas e elementos do mar) demarcar o corredor.

Cerimônia em espaço fechado

Apesar do estilo rústico, é possível investir em uma decoração um pouco mais sofisticada em espaços de casamento de frente para o mar. Neste caso, os tapetes em tons pastel, verdes ou brancos caem muito bem.

Nas laterais, cachepôs e arranjos de flores mais ornamentados, combinados ou não com a iluminação de velas.

Mobiliário

Em cerimônias mais rápidas e íntimas, o uso de cadeiras pode ser dispensável, especialmente se for com os pés na areia.

É algo que cria um ar intimista e possibilita que os convidados circulem ao redor dos noivos. Mesmo assim, é recomendado colocar alguns banquinhos para os convidados terem a opção de sentar.

Ao escolher o mobiliário, opte pelos de estilo rústico, já que combinam com o ambiente praiano. Cadeiras e bancos de madeira, por exemplo, deixam o local bem harmonioso. Se tiver estofado, tons neutros ou pastel são os mais indicados.

imagem-casamento-praia-florianopolis-jurere
Imagem de decoração de uma casamento na Pousada dos Sonhos

Decoração para casamento na praia: a festa!

Mesa de doces

O principal item da festa merece muita atenção, afinal, a mesa de doces enche os olhos dos convidados e é o melhor cenário para as fotos posadas dos recém-casados.

Além disso, esse é um lugar ideal para colocar os itens que combinam com a temática da festa, por isso, invista na utilização da paleta de cores escolhida.

Monte uma mesa caprichada, com arranjos e flores da paleta de cores para a decoração de casamento na praia. Doces e forminhas com a temática praiana são um charme à parte!

Se a festa começar no início da noite, as velas vão dar um clima ainda mais romântico ao ambiente. Então, invista nelas além da iluminação elétrica.

A ideia dos doces também deve seguir a lógica das flores. Cuidado na hora de escolher frutas que podem azedar em temperaturas mais quentes e ao escolher as frutas da época, vocês podem economizar no orçamento.

Vocês podem inovar nas opções, como o abacaxi caramelizado, cerejas com coberturas, morango recheado com chocolate, picolés com frutas e tangerina com cobertura de chocolate.

Isso vai fazer com que seu casamento fique diferenciado e as frutas vão ajudar a refrescar os convidados.

Ambiente dos convidados

Combinando com a mesa principal de doces, o restante da decoração do ambiente da festa pode ser mais simples, com toalhas neutras, arranjos menores e flores delicadas.

O ideal é que os convidados fiquem confortáveis e tenham espaço para fazer as refeições.

Para seguir o estilo de praia, o mobiliário rústico com mesas e cadeiras de madeira é mais um acerto.

Abuse das velas nas mesas dos convidados e, na dos noivos, capriche ainda mais nos detalhes requintados.

Nessa decoração, vocês podem investir nos itens que remetem ao tema de praia, como potinhos com areia para fazer um peso nos arranjos, conchas, estrelas do mar, âncoras e as flores usadas na decoração.

Uma outra ideia é colocar vasinhos de plantas, como cactos e suculentas nas mesas. Os convidados podem levar essa decoração de presente, como lembrancinha.

Essas opções de decoração têm ótimo custo-benefício e agradam aos amigos e familiares presentes, pois dá um charme à mesa.

Aposte também em um lounge para os convidados decorado com a temática praiana. Além das conchas e estrelas do mar, aposte em objetos feitos de palha, folhas de coqueiro e até areia da praia no chão.

As opções de decoração de casamento na praia podem ser pensadas de diversas formas.

O próprio espaço permite criar os ambientes para que seus convidados consigam interagir e se divertir. Nessas situações, é importante ser criativo e aproveitar de todos os elementos para compor o espaço.

Com tantas dicas, você vai ver como é possível fazer um casamento na praia nada menos que inesquecível para os seus convidados.

Se você gostou do post e quer receber mais sugestões sobre decoração para casamento na praia, assine nossa newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]