8 dicas para planejar férias com a família

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » 8 dicas para planejar férias com a família

Boas lembranças ficam marcadas na memória. Entre as melhores recordações que guardamos na vida, muitas aconteceram durante períodos de descanso e diversão.

Seja em janeiro, julho ou em qualquer época do ano, as férias com a família são oportunidades de fugir da rotina, desconectar do mundo digital e, principalmente, estreitar os laços.


O sucesso dessa temporada em família depende, basicamente, de planejamento e envolvimento de todos. Por isso, preparamos oito dicas úteis para tornar inesquecíveis suas próximas férias. Confira!

1. Escolha o destino certo para a sua família

Onde passar as férias é fundamental. Assim, a escolha do destino deve ser em comum acordo com toda a família. Então, reúna a turminha para conversar sobre possíveis destinos de viagem.

Avaliem as atrações locais do possível destino, vejam o que vocês poderiam fazer juntos e façam uma lista com todas as opções. Há muitos locais que oferecem diversos tipos de entretenimento para toda a família e lugares assim enchem os olhos! Faça frio ou calor, a diversão é garantida, não é mesmo?

Uma boa alternativa são as pousadas em praias, lagos ou campos, que geralmente possuem atividades para a criançada durante o dia, além de sistema de alimentação all inclusive e programação noturna. Ou seja, descanso e entretenimento para todas as idades e preferências!

Outro destino certeiro para as férias com a família são as regiões que tenham parques de diversões. Passeios em cidades históricas, com toda sua cultura, arquitetura e restaurantes peculiares também registram memórias inesquecíveis.

Já os aventureiros podem apostar em trilhas nas montanhas como oportunidade de maior contato com a natureza.

2. Faça um checklist

O checklist é uma excelente ferramenta de gestão e de controle e por que não usá-lo a favor do planejamento de sua viagem? Assim, se possível, crie um checklist com todas as ações que você precisa realizar para que a sua viagem em família ocorra como tem que acontecer: feliz e sem contratempos!

No registro, inclua itens como: reserva de hotel, compra de passagens, conversão de moeda, se for o caso, definição de roteiro turístico, avaliação de documentação dos membros da família, organização de malas e o que mais você julgar necessário.

3. Defina o orçamento e planeje os gastos

Faça um planejamento do valor que será investido nas férias. Pesquise e anote todos os possíveis custos com transportes — passagens aéreas e/ou rodoviárias, aluguel de carro, gasolina, táxis — hospedagem, alimentação, atrações, passeios e compras.

Organizando os gastos você terá uma boa noção de quanto ficará a viagem e se ela é compatível com a sua realidade financeira. Caso haja algum tipo de incompatibilidade, você poderá reajustar o planejamento para que a sua viagem aconteça dentro de suas expectativas.

4. Prepare um roteiro atraente

Com destino e orçamento definidos, é hora de organizar o roteiro da viagem: defina a data, a quantidade de dias e a programação de atividades.

Para começar bem a viagem, incentive a participação de toda a família neste momento. Quanto mais envolvidos estiverem nos preparativos, melhor será a experiência das férias como um todo!


Negocie e inclua as vontades de cada um no roteiro. Porém, tenha cuidado para não sobrecarregar os dias com muitas atividades e esquecer de curtir o momento em família.

Todavia, tenha em mente que imprevistos acontecem. Por isso, o roteiro precisa ser flexível para qualquer mudança de planos de última hora.

Mas isso não significa que você não deve elaborá-lo, certo? O ideal é que você e sua família estudem bem sobre o destino e procure os principais pontos interessantes que podem ser visitados, como museus, parques, praias, lagoas, fortalezas, igrejas antigas, praças históricas, entre outros lugares desejados.

5. Considere os pacotes turísticos

Optar por pacotes turísticos é uma boa alternativa para quem quer viajar sem preocupações.

Agências de viagem oferecem pacotes completos, incluindo passagens, hospedagem e passeios programados para inúmeros destinos. A sua única preocupação será em seguir as orientações dos guias. No mais, é só relaxar.

Ou seja, vale a pena consultar agências e fazer um comparativo de todas as vantagens e desvantagens em curtir as férias com a família com e sem esse suporte.

6. Veja se você mesmo pode organizar a viagem

No entanto, devemos esclarecer que, às vezes, planejar uma viagem por conta própria pode sair mais em conta. Isso porque é você quem passa a pesquisar passagens, hospedagens e definir o roteiro, podendo, assim, tomar as decisões conforme o orçamento disponível e a escolha dos membros da família.

O que você pode fazer para garantir preços vantajosos é acompanhar as passagens com certa antecedência. Assim, você terá uma grande probabilidade de consegui-las por um baixo valor. Os especialistas recomendam que a pesquisa de passagens seja feita com, no mínimo, três meses de antecipação da viagem.

Uma dica de ouro é cadastrar seu e-mail nos sites que oferecem passagens e definir o local para onde você deseja ir, além também das datas, pois assim você pode receber em sua caixa eletrônica todas as ofertas sobre o destino no período estabelecido.

Já se tratando da hospedagem, não existe outra solução a não ser entrar em contato diretamente com o local que você deseja ficar para negociar. Muitas vezes os hotéis e estabelecimentos congêneres fazem ofertas tentadoras, possibilitando grande economia.

Uma boa dica é se hospedar em pousadas familiares. Algumas oferecem serviços com a mesma qualidade e eficiência de hotéis de luxo a preços bem atrativos.

Os recursos economizados podem ser utilizados para tornar a sua viagem em família ainda mais incrível.

7. Cogite alugar um carro no local de destino

Nem sempre é recomendado o uso de transporte público em viagens em família, principalmente quando se tem filhos pequenos. Uma simples distração pode fazer com que eles se percam dos pais. Assim, o ideal é alugar um carro no local de destino.

Além de tornar a sua estadia no local confortável, em termos de deslocamento, garante segurança, tanto para você como para a sua família.

Indo além, alugar um carro permite maior liberdade na viagem com a família, ou seja, maior capacidade de mobilização. Afinal, com um carro podemos visitar vários pontos turísticos em diversos locais da cidade, como shoppings, restaurantes, parques de diversão, lagoas, praias, centros históricos, parques ecológicos e outros lugares que desejar.

8. Arrume as malas

Prepare com antecedência a lista de itens para levar nas bagagens. Coloque roupas, calçados e acessórios que combinem com o destino e a estação do ano.

Se possível, faça uma mala confortável para cada pessoa. Leve apenas o essencial: isso facilitará nos deslocamentos e na organização dos pertences durante a viagem.

Não se esqueça do kit de primeiros socorros e fique atento também à documentação de cada um.

Em viagens nacionais tenha sempre em mãos a Carteira de Identidade das crianças. Já para viagens internacionais é necessário que todos possuam passaportes válidos e, a depender do país escolhido, visto e/ou Certificado Internacional de Vacina.

E então, gostou de nossas dicas para planejar viagem de férias com a família? Esperamos que sim. Agora, acesse nosso outro conteúdo e conheça as sete praias mais bonitas da região sul do Brasil!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]