Casamento na praia simples: 10 dicas básicas de organização

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Casamento na praia simples: 10 dicas básicas de organização

planejando um casamento na praiaRealizar um casamento na praia simples e inesquecível, em um lugar paradisíaco, é o sonho de muitos noivos. Nesse contexto, organização e planejamento são fundamentais para que tudo ocorra na mais absoluta harmonia. Sendo assim, é hora de aprender a montar o seu cronograma de casamentos neste post!

Para ajudar os casais que pretendem realizar um evento memorável, preparamos um conteúdo especial, abordando dez dicas de como organizar um casamento na praia. Lápis e papel na mão e vamos às sugestões! Ao adotar tais práticas, o sucesso é garantido.


Como fazer um casamento na praia simples

O sonho de um casamento perfeito vai depender, com certeza, de suas escolhas, incluindo data e estação. Além do mais, é preciso levar em consideração a sua realidade financeira, certificando-se de criar um plano que esteja dentro do seu orçamento de casamento.

Tenha em mente que um planejamento consciente e bem orientado é o primeiro passo para o êxito de seu evento. Então, pare de postergar e comece agora mesmo a definir as diversas questões relacionadas ao evento. Faça com que o relógio seja seu aliado, e não um inimigo! Sendo assim, comece o seu cronograma de casamento escolhendo a data, a praia e se você irá alugar algum tipo de estrutura (como fechar um contrato com uma pousada com espaço para casamentos).

Depois dessas definições, como você optou por um casamento na praia simples, é importante focar no orçamento reduzido. Mas, para isso, é importante definir a quantidade de convidados; afinal, muitos serviços dependem dessa informação para calcularem o valor final. Logo, quanto mais convidados, mais caro será o aluguel de cadeiras, a decoração, o buffet e as bebidas, por exemplo.

Já que a ideia é ser um casamento na praia simples, o ideal é que sejam poucos convidados, transformando a cerimônia em um momento bem mais intimista. Se essa é a sua intenção, pode ter certeza que conseguirá economizar no seu casamento. Mas, nem sempre um casamento simples é barato, afinal você pode optar por buffets caros, decoração de empresas famosas, entre outros pontos. Então não confunda uma coisa com a outra!

Um casamento na praia simples não precisa ser sem graça

Sem sombra de dúvidas, você quer que o ambiente fique impecável e que arranque suspiros de todos os presentes, não é mesmo? Por isso, é importante pensar bem sobre a decoração de casamento, que vai tornar o momento ainda mais mágico. Para começar, saiba que, nesse estilo de casamento, menos é mais: a natureza se encarrega de proporcionar um ambiente digno de cenário de filme. Só de ter a imensidão do mar como plano de fundo é um privilégio e tanto.

O mais recomendado é apostar em uma decoração mais clean, dando preferência para cores claras e itens delicados, que transmitam uma sensação de paz e leveza. Tochas e/ou flores são uma boa pedida, por exemplo. Não existe uma regra, aqui — até porque a decoração tem que dialogar diretamente com a personalidade do casal. Mas tenha cuidado com os excessos, pois isso pode passar uma imagem de desorganização.

decoração casamento na praia simples

Decoração para casamento na praia

Se você pretende contratar uma empresa de decoração, busque aquelas especializadas em casamentos na praia. A experiência delas será determinante para montar um ambiente harmonizado, que conquiste noivos e convidados. Porém, se você não tem condições de contratar alguém, fique tranquilo (a)!

Você pode optar por comprar as flores por conta própria e decorar em recipientes de vidros decorados com faixas de cetim, por exemplo. Opte por cores claras nos apetrechos de decoração, como as faixas citadas. Uma boa aposta também é nas famosas luzinhas de natal de cor amarela, para enfeitar o ambiente ao cair da noite e trazer uma deliciosa sensação de aconchego. Evite luzinhas coloridas, pois aí sim será fácil fazer a associação com o natal e não com um casamento na praia simples.

Outro elemento interessante que você pode trazer no seu casamento na praia simples é a madeira. Caixotes, mesas improvisadas e outros itens podem fazer a diferença na hora de investir em uma decoração de casamento. Uma boa dica é buscar por referências em aplicativos como o Pinterest. Outro ponto interessante é que, diferente do vidro, a madeira não é tão perigosa na praia, já que alguns convidados podem acabar quebrando algum vidro da decoração durante as comemorações!

Cuidado na hora de determinar o local do seu casamento

Escolha o lugar que realmente encante seus olhos e que seja compatível com seus sonhos, e principalmente, que tenha um atendimento diferenciado e especializado para receber bem os seus convidados. Uma das opções, como citamos, é contar com um serviço especializado de uma pousada. Em Florianópolis, onde estamos localizados, oferecemos um serviço de casamento na praia completo para os nossos noivos.

Lembre-se: muitos convidados podem não conhecer a região onde a celebração será realizada. Concentrar a hospedagem e o evento no mesmo local será uma grande comodidade para eles. O lugar vai direcionar todo o evento, como: estilo de decoração, dicas aos convidados, roupas a vestir etc.

Mas, se você não pretende locar um espaço de alguma pousada ou restaurante na praia, está tudo bem também. Todavia, é muito importante que tome cuidado para que o seu casamento na praia seja em algum local reservado. Afinal, você não vai querer casar com um time de futebol jogando bola bem ao lado, certo? E lembre-se: a praia é pública, ou seja, você não vai poder expulsar ninguém dali.

Uma boa opção, dependendo do estilo do casamento, dos noivos e dos convidados, pode ser uma praia que precise de uma pequena trilha até chegar ao local. Claro que não pode ser uma trilha perigosa ou que exija esforço, mas sim algo pequeno, até para dar um charme a mais à cerimônia!

Dica para escolher o horário do seu casamento

Outro ponto importante é a questão do horário. Para desfrutar ao máximo do belo cenário que escolheram, realize o seu casamento durante o dia. Assim, após a cerimônia, será possível contemplar o entardecer e o visual de um lugar maravilhoso. Pense em como seus convidados se sentirão honrados em participar desse momento tão especial de vocês, marcado por um cenário indescritível. Pode apostar: são lembranças que ficarão para sempre!

Defina o buffet do seu casamento na praia simples

Tenha cuidado com o tipo de refeição que será servido na festa. Para não ter erro, opte por um menu mais leve, principalmente por conta do calor e do sol. Peixes, frutos do mar e finger foods são algumas das opções. Em contrapartida, evite pratos pesados, como massas, risotos e afins.

Já em relação às bebidas, que tal apostar em drinks de casamento tropicais e águas aromatizadas, que vão casar muito bem com a proposta do evento? Se estiver insegura sobre o cardápio, solicite a opinião do próprio buffet contratado, que vai oferecer sugestões exclusivas. Certas empresas já disponibilizam opções pré-definidas, por exemplo, o que pode facilitar em muito a sua vida!

Além disso, é preciso pensar também nos convidados que não ingerem álcool. Sendo assim, uma ótima opção é disponibilizar drinks não alcoólicos a base de frutas, como um pink lemonade de água, framboesas, limão e açúcar. Dessa forma, você agrada todos os convidados do seu casamento na praia simples!

Selecione bem os fornecedores do casamento

Para evitar dores de cabeça e decepções, a escolha de bons profissionais é fundamental — desde os fotógrafos até a banda ou DJ. Lembre-se que priorizar somente custos na contratação de fornecedores de casamento pode não ser um negócio vantajoso.

Após as contratações dos fornecedores indicados e da assessoria prestada em toda a elaboração do seu evento, confie nas suas escolhas e relaxe para desfrutar esse dia tão planejado e desejado por vocês.

Elabore e envie os convites

Agora que você já tem praticamente tudo organizado, deixe a criatividade falar mais altos e aposte em modelos exclusivos, que transmitam uma boa energia. Lembre-se de que tal item deve estar correlacionado à identidade visual da ocasião. Um casamento temático na praia, com conchas e outros elementos que remetem ao mar, pede um convite decorado com base nessa temática, não é mesmo?

Mas não é só isso. É preciso se atentar também à data de envio dos convites. Tenha em mente que quanto antes o item chegar às mãos dos convidados, melhor. Seu casamento pode envolver uma viagem para algumas pessoas, principalmente se for um destination wedding. Dessa forma, elas terão um tempo maior de se programar.

Escolha o vestido de noiva para casamento na praia simples!

Mesmo que muitos casais optem pela formalidade, é preciso levar em consideração o conforto das roupas e dos calçados, principalmente para os homens. Sendo o casamento durante dia, o terno fica muito desconfortável nas épocas mais quentes.

Para as mulheres a missão de escolher o vestido de noiva é ainda mais difícil. O vestido longo é sempre bem-vindo, tanto em eventos formais quanto casuais. As rasteirinhas são uma boa ideia, ainda mais quando o casamento for realizado na parte da manhã ou tarde. Para quem não quer abrir mão do salto, o ideal é levar uma rasteirinha confortável para curtir melhor a festa.

Tire um tempinho também para pensar na maquiagem do casamento. É imprescindível optar por produtos que contenham filtro solar. Se o tempo estiver quente, você precisará de um primer para evitar a oleosidade na pele. Pelo mesmo motivo, talvez as opções de maquiagem com acabamento mate sejam as melhores opções.

Agora é só seguir essas dicas para organizar casamento na praia, tendo assim um evento marcanteE depois… Bom, depois é só viverem felizes para sempre!

Gostou do conteúdo? Acrescentaria mais alguma dica à lista? Deixe o seu comentário, enriquecendo o post!

1 comentário em “Casamento na praia simples: 10 dicas básicas de organização”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]