3 dicas para negociação de cerimonial de casamento

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » 3 dicas para negociação de cerimonial de casamento

Planejar um casamento não é uma tarefa simples. Envolve muitos detalhes e, claro, um amplo orçamento. Por isso, delegar essa atividade a quem entende do assunto, como os cerimonialistas de casamento, acaba sendo a melhor alternativa para os noivos.

Porém, torna-se um problema quando os contratantes não dominam a arte da negociação, aceitando, sem analisar bem, o serviço prestado pelo cerimonial. Em uma situação como essa, saber negociar é indispensável para se obter sucesso na contratação de cerimonial de casamento.


Com o objetivo de ajudar você nessa tarefa, produzimos este artigo com três dicas para fazer uma boa negociação, obtendo uma boa relação custo-benefício. Vamos conferir?

1. Defina as responsabilidades do cerimonial

Geralmente, cabe ao cerimonialista o papel de coordenar todas as tarefas ou serviços que fazem parte do casamento. Entre eles, podemos destacar o serviço de buffet. Ainda que seja ele a pessoa responsável pela contratação de tal serviço — ou mesmo por oferecê-lo —, avalie se realmente vale a pena deixá-lo com essa incumbência.

Lembre-se de que cada serviço prestado é pago e consta em contrato, possibilitando que você conheça o valor — caso não conste, solicite à empresa que fornece o serviço, pois tudo deve estar às claras.

Você pode analisar o valor cobrado pelo buffet para disponibilizar um coordenador no local. Depois pode consultar o valor cobrado pelo cerimonial. Dessa forma, terá a noção do melhor custo-benefício de ambas as propostas.

Veja que você pode fazer isso para outros tipos de serviços essenciais para a realização do casamento, como os musicais, fotográficos e videográficos.

2. Avalie o preço da equipe de recepção

É comum fazer parte do pacote de cerimonial de casamento uma equipe para recepcionar os convidados no grande dia. O valor geralmente é embutido nesse pacote. Para saber exatamente o seu custo, não deixe de exigir um contrato com tudo muito bem especificado.

Se você observar que o valor cobrado pode estar acima do mercado, não pense duas vezes. Procure agências de recursos humanos e faça você mesmo uma pesquisa. A ideia é confrontar os valores cobrados pelas agências e pelo cerimonial de casamento. Caso você perceba discrepância de valores, negocie para que você leve o melhor preço e assim não tenha prejuízo.

Não se trata, entretanto, de contratar um serviço barato, mas de contar com uma parceria que ofereça ao mesmo tempo qualidade e preço justo.  

3. Negocie serviços extras

Como dissemos, cabe ao cerimonial de casamento coordenar as atividades. No entanto, nem sempre isso é preciso. Algumas tarefas já contam com a coordenação necessária para entregar o produto ou serviço completo, o que é o caso de montagens que são realizadas em celebrações matrimoniais, como palco, jogo de luz, distribuição de mesas e cadeiras, etc.  

Na maioria das vezes, a própria empresa que fornece o serviço cuida de enviar um profissional para acompanhar o desenvolvimento da montagem, dispensando assim os serviços do cerimonial de casamento.

Porém, caso você deseje que ainda assim ele acompanhe, negocie para que o valor possa ficar mais em conta, alegando isso, entendeu? Tudo é uma questão de informação, e ao saber disso, você tem o poder de barganhar.

Depois de ler este artigo, você percebeu que podemos, a partir de detalhes, negociar com a empresa que fornece cerimonial de casamento? Pois é. Podemos dizer que tudo ou quase tudo se resume à questão de dar a devida atenção a quem ou a que vamos contratar, como você pôde ver bem.

Agora que você conhece as dicas de negociação para contratar cerimonial de casamento, compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais. Seja um bom colega e leve até eles essas informações!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]